Blogger lança Dynamic Views: Templates dinâmicos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

blogger-view-logoMantendo o ritmo de novidades e atualizações, o Blogger anunciou novidades para quem quer ter um layout moderno e com recursos avançados. São os templates de Visualizações Dinâmicas ou, com o nome oficial, “Dynamic Views”. Praticamente foram liberados 7 modelos e muitas promessas de avançados recursos e códigos para tornar o seu blog ainda melhor. veja como ativar e usar em seu blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

A turma do Blogger, que vem anunciando dezenas de novidades desde o início de 2011, já havia feito testes com esses templates dinâmicos, mas que ficaram interrompidos com o surgimento da nova interface do painel de controle dos usuários.

Mas parece que muita coisa melhorou e mudou, inclusive com mais tecnologia de códigos e já com algumas possibilidades de customização. Está praticamente disponível para todos e você pode inclusive selecionar os modelos como o template principal do seu blog.

Aqui um vídeo para você ver como tudo funciona e cada um dos 7 modelos de Visualização Dinâmica em ação:

Há três formas de passar a usar este novo formato de layout em seu blog, sendo que duas são complementares e ativam o recurso como o seu template principal e outra que torna essa visualização opcional, caso você queria dar como opção aos seus visitantes.

Antes de mudar qualquer coisa em seu blog, lembre-se de fazer backup do template atual de seu blog para não perder nada importante, inclusive os códigos dos gadgets e outros recursos.

Veja o menu “Modelo” do painel do seu blog. É lá que estão as duas primeiras possibilidade e os recursos para fazer algumas customizações nos modelos “Dynamic Views”:

Menu Modelo do Blogger para usar Dynamic Views

Note que, junto aos Templates Designer de modelo do Blogger apareceram esses 7 tipos para você escolher como template do seu Blog.

Se você clicar no botão “Personalizar” que está logo abaixo do print de seu blog atual (Agora no Blog), também será possível selecionar esses modelos e até fazer algumas modificações:

Selecionar Designer de Modelo para Dynamic Views no Blogger

Inclusive é possível adicionar um plano de fundo diferente que só aparecerá praticamente na área de título do Blog, acima do menu horizontal, ou adicionar alguns trechos de CSS para modificações, caso você entenda um pouco de código.

Quando o template principal de seu blog for algum dos de Visualização Dinâmica, o botão para editar HTML para de funcionar e não é possível mexer no código fonte do layout. Isso significará perder o rastreamento de visitas pelo Analytics e customizações pessoais.

Para não precisar mudar o layout atual de seu blog, mas poder desfrutar dos novos recursos do Dynamic Views, você pode oferecer aos seus visitantes e possibilidade de clicar num link que os levará ao novo formato. Basta indicar o endereço do seu blog como:

http://NomeDoBlog.blogspot.com/view

Funciona também para quem tem domínio próprio, bastando adicionar no final do endereço “/view“.

E então, o que você achou da novidade? Vai usar em seu Blog?

Fonte oficial: Blogger Buzz – Dynamic Views: seven new ways to share your blog with the world

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

22 Comentários

  1. Olá Marcos,

    Há muito tempo que espero estas novidades, sempre acompanhando aqui pelo teu blog… vou experimentar em meus blogs (4) e se ficarem legais, vou adotar..

    Abraço

    Responder

  2. Olá Marcos! Eu estava lendo a notícia agora no Blogger Buzz e testando os templates; eles ficaram bons, mas eu acho que para os blogs que usam AdSense não vai dar muito certo!! Vou fazer uns testes para ver se vale a pena usá-los,se forem leves que nem uma pluma e funcionarem bem com o AdSense até dá para usá-los!

    Forte Abraço.

    Responder

        • Olá, sou novo no ramo, e tenho acompanhado o Ferramentas Blog, sempre dando dicas muito pertinentes. Você acha que em breve teremos mais opções de personalização das DYnamics View..pois como foi relatado, os gadgets sumiram, e também no meu caso, as páginas estáticas ficaram desorganizadas, sumindo também o formulário de contato, etc. Um abraço

          Responder

  3. Bem… o blogger este ano, anda mesmo a tentar superar-se. Acho muito bem.

    Um outro assunto, não sei se já leste por aí, mas ultimamente só ouço queixas de que andam vários blogs infectados com virus. Já ouviste falar deste último «ataque»?

    Sei que anteriormente já escreveste sobre este assunto. Mas fica a sugestão para um novo post.

    Felizmente não recebi nenhuma mensagem de que o meu blog tem problemas, mas espero que não chegue a ser contamindao.

    Beijo e obrigada pelas dicas sempre úteis.

    Responder

  4. Olá,

    Já fui lá testar esse novo recurso. Achei muito interessante.
    O que se aplicaria melhor ao meu blog é o estilo sidebar, mas resolvi não alterar ainda porque ainda está muito limitado. Nem as cores eu consegui alterar. Só o fundo da tela.
    Fiquei com a mesma dúvida sobre o adsense e os widgets que os outros usuários comentaram, apesar de alguns modelos apresentarem espaço para o adsense, não estão posicionados nos locais estratégicos.
    Mas acho que nos próximos dias já poderemos ter essas respostas e aí sim, usar o dynamic views sem medo.

    Abraço.

    Responder

  5. eu tenho o meu blog a 2 anos mas ainda não apareceu essa opção para mim no meu blog principal porem nos blogs alternativos apareceram essas opções. existe alguma explicação?

    Responder

  6. Óla Marcos, antes de mais nada quero dizer que sou fã do seu trabalho aqui no blog e sempre utilizo sua experiênca no meu blog.
    Meu caro, se possivel gostaria que você publicasse um artigo explicando com maiores detalhes como vai funcionar os novos templates Dynamicos lançados agora pelo blogger, tem muita gente reclamando e perdendo todo trabalho que tiveram para deixar seus blogs com um bom visual. Sinceramente não estou vendo nenhuma vantagem nos novos templates e acho que não vai emplacar.

    Um grande abraço

    Responder

  7. Oi Marcos, legal saber que existe uma opção só para os visitantes que desejem visualizar do jeito novo.
    Tinha achado o novo recurso bom (limpo e bonito), mas acho meu blog tão bonitinho (eu sei, eu sei que beleza não é tudo, você nos já contou isso) que fico com pena de mudar. Se tomar coragem, vou testar a opção.
    Ah! Uma pergunta: Quando gosto de um artigo, dou Control C e colo em um documento que guardo na minha pasta “para Testar”, tem um jeito mais fácil de guardar um post específico (além dos favoritos?)ou tem que ser assim mesmo? Abraços, Pat

    Responder

  8. Olá Marcos,primeiramente parabéns pelo excelente site, sempre estou por aqui. Estou utilizando o dynamic views há mais de uma semana e vi dois resultados interessantes. Os page views do meu blog estavam girando em torno de 500 page views dia, logo após a utilização do dynamic pulou para 5000 page views dia. Quanto ao adsense também foi super interessante, sempre ganhei pouco, em torno de 5 dólares mês. Agora pulou para 10 dólares por semana. Por enquanto está interessante manter o dynamic. Vejo que precisa melhorar, vez que não tem como ter seguidores, não tem como enviar a postagem para o facebook entre outros pequenos detalhes. Espero que o blogspot melhore estes pontos.

    Responder

  9. Gostei muito desse template no começo, mesmo ele anulando muitas personalizações. Decidi por aderi-lo. Fiz todos os backups. Mas depois de ativá-lo no meu site, o template Dynamic View NÃO SAI MAIS. Já tentei de tudo que me veio à mente. Nunca mais invento de testar essas “mudanças significativas” do Blogger. Espero poder consertar isso, se não, adeus Blogspot… =/

    Parabéns pelo site e pela ótima postagem explicativa.
    Abraço

    Responder

  10. bem, todos estao falando bem do novo visual do blog, mas hoje constatei um problema, que nao sei resolver, com as estatísticas do blog.
    ja tive comprovado pelas estatisticas cerca de 245 visualização, mas nao esta constanto nas postagens nenhuma visualizaçao, e quando divulgo costuma ter um grande acesso, comprovado pelo contador de usuario on line, e na pagina de estatisca de postagem do dia , nao ha se quer 1 registro de qualquer pagina do dia, ou da hora, e entra on no blog e vejo cerca de ate 16 pessoas ao mesmo tempo on, foi o caso de hoje cedo.
    nao sei o que houve, mas meu blog desde que o google fez mudanças esta com esse trasntorno que espero alguem possa resolve-lo fica chato e dificil trabalhar com um blog iniciante, recente e agora sem dados….

    Responder

  11. Pingback: NOVIDADE: Visualização Dinâmica do Blogger agora tem Menu de Gadgets | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: Como trocar e configurar Templates no Novo Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.