Blogger será transformado em “Google Blog”?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Ao que tudo indica a Google está prestes a mudar o nome e formato do Blogger, como faz com todos os seus produtos. A mudança já está entre nós e o futuro do Blogger BlogSpot será “Google Blog”. O que era rumor parece estar se confirmando.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Levantei essa questão em 2011 por conta do empenho da Google em alavancar sua rede social (Blogger mudará de nome). Muitos produtos foram absorvidos pelo Google+ e isso ficou mais evidente agora com o fim do PicasaWeb. E de fato o PicasaWeb foi encerrado e virou Google Photos (Moving on from Picasa, 12/fev/2016).

Falta o Blogger virar Google Blog

A notícia mais recente é que todos os Blogs oficiais de produtos da Google estão mudando de URL. Todos eram terminados com “.blogspot.com”, já que estão hospedados na plataforma Blogger. Mas agora todos estão mudando para “.googleblog.com”, como se pode ver na imagem abaixo:

googleblog-com-domain

Agora se você fizer o teste de acessar o endereço http://googleblog.com, será direcionado automaticamente para o painel do Blogger. Este é um forte indicativo de que o endereço http://www.blogger.com e o domínio “blogspot.com” estão com os dias contados.

Olhando com mais atenção, o blog do Blogger (que é o último da lista na imagem acima), também mudou de endereço. Se o Blogger não fosse mudar de domínio e de nome, por que mudar o endereço do Blog que trata sobre o produto?

Todo esse rumor ganhou força no dia 08 de março/2016 com a publicação no Blog do Google Webmaster Central. Este foi o primeiro blog a mudar de URL, seguido de outros e mais ainda virão. Com a mudança, podemos esperar que a Google transforme definitivamente o Blogger/BlogSpot.

blogger-tela-pc

Pode não ser algo rápido, mas penso que acontecerá. Os blogs que não têm domínio próprio (URL personalizada) e ainda usam o subdomínio do Blogger (com final “.blogspot.com“), eventualmente passarão a usar o final “.googleblog.com“.

Só espero que com isso, mais e mais melhorias aconteçam, pois este é um excelente produtos e a Google precisa se dedicar mais para desenvolvê-lo e torná-lo mais competitivo frente ao WordPress.ORG.

O que você acha: acredita que essa mudança acontecerá no Blogger? Comente.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

15 Comentários

  1. Opa Marcos, tudo bem?

    Então, será que essa mudança significa que o Blogger receberá atualizações? Eu quero muito sonhar com plugins, mas sei que isso é um sonho alto demais.

    Seria ótimo se o Google melhorasse o Blogger, sabe, novas funções que facilitam a vida do blogueiro seriam muito bem-vindas por mim e por diversos outros blogueiros.

    Responder

  2. Não entendi a notícia do mesmo modo que Marcos, pois no blog de desenvolvedores o post, para mim, só diz que os blogs oficiais é que vão ganhar o novo domínio.

    Caso a hipótese de Marcos se confirme, eu, sinceramente, acho uma besteira. O Blogger e o domínio blogspot são tradicionais, perfazendo uma marca de muita força. Não vejo sentido numa mudança geral. E melhoras podem ser feitas sem esse tipo de coisa.

    O Wp.com e a plataforma portuguesa SAPO vêm melhorando bastante e colocando novos recursos e forma de interação para os blogueiros, de modo que o Google devia correr atrás de coisas mais essenciais que uma mudança de endereço.

    Responder

  3. O grande erro da google, é seu ego horrível de querer seu nome em tudo,a marca *blogger* é forte, a obrigação deles é “insertar” mais recursos na plataforma.

    Responder

  4. Espero que com a mudança de nome venham melhorias e recursos melhores que os atuais pois sempre gostei dessa plataforma e não penso em migrar para nenhuma outra.
    Só acho que Blogger soa melhor do que Google Blog mas de qualquer forma a gente acaba se acostumando.

    Responder

  5. O Blogger é ótimo, sempre gostei. Espero que atualizem a função de enviar videos com mais de 100 mb, e adicionem algumas novas funções que nos permitam ter mais liberdade assim como no wordpress.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.