A Blogosfera tem Lei e suas regras valem pra todos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Hacker-1 O assunto desse artigo é sério e exige que todos os blogueiros, de todos os níveis tenham atenção e leiam. Alguns podem ter a falsa impressão de que a internet é uma terra sem lei, onde é possível passar-se desapercebido e até anônimo, esconder-se e não enfrentar responsabilidades sobre seus atos. Esse é um erro grave e pode custar caro para aqueles que agem criminosamente na internet Entenda que a internet e a blogosfera tem suas leis jurídicas, mas também leis e regras sociais de convívio e ignorar isso pode ser um erro grave.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Leia esse artigo até o fim. Sua atuação na Blogosfera está em jogo.

Explicando o motivo desse artigo.

Aconteceu ontem (20/11/2009) um roubo de domínio. Algum “espertalhão” conseguiu roubar o redirecionamento da nova URL (endereço de página) do blog da Juliana Sardinha, do Dicas Blogger. Ela comprou o domínio e o registrou normalmente, mas na hora de fazer o redirecionamento, por uma falha de segurança do Blogger, o safado meliante adiantou-se a ela e configurou antes, fazendo com o novo domínio apontasse para um outro lugar, tirando o controle do domínio das mãos da Juliana e inviabilizando seu uso. Veja a imagem do redirecionamento:

DB-fail Leia a explicação dos fatos no Dicas Blogger.

Aos que não sabem, mas também aso que sabem, vou reforçar uma coisa: Quem é a Juliana Sardinha do Dicas Blogger?

Atualmente é a blogueira mais respeitada da blogosfera em língua portuguesa. Considerada por todos nós que somos do mesmo nicho que o dela (metabloggers – blogs de ajudas e dicas para blogs) como a “chefe” e a referência de seriedade e credibilidade. Mas também não importa o nível ou o tipo de blog, quem a acompanha no Twitter percebe logo que ela tem a reverência de todos os blogueiros. Sem contar que o Dicas Blogger está entre os 10 melhores blogs do Brasil (veja o Rank).

Isso significa que ela, a Juliana Sardinha, consegue mobilizar e ter o apoio, sobre qualquer assunto, de toda a blogosfera, fazendo-se ouvir em todos os níveis. Essa sua capacidade de mobilização só mostra a credibilidade e o respeito que ela conquistou em 2 anos de blog e trabalho sério nesse lugar que é a internet e que é tão difícil se destacar. Só pra ilustrar, no momento do ocorrido, foram mobilizados no Twitter dezenas de Blogueiros, inclusive o Carlos Cardoso, e até a empresa UOL Host (onde está registrado o domínio) que é uma das maiores do Brasil.

A regras e Leis da Blogosfera.

Que fique claro: a Internet tem lei e não é possível passar impune em crimes cometidos na internet. Roubar o redirecionamento de um domínio pode parecer um ato inocente e infantil de algum adolescente mal amado, mas é CRIME, é roubo e paga-se com todo o rigor da lei. Sabe qual é o tipo de atitude que se toma em casos desse tipo? Não é reclamando com o Blogger apenas e solicitando mais segurança no sistema. É indo à polícia, ir à delegacia e abrir um processo contra o safado e é o que a Juliana já está fazendo:

tweet-julianaDB-roubo

Esse tipo de ação que aquele moleque safado tomou é crime pagável no mundo real. Isso dá cadeia e vai responder processo na justiça, mesmo que a Juliana consiga resolver tudo com o Blogger e ter o redirecionamento de volta. Esse safado vai ser desmascarado e saberemos logo quem ele é e então enfrentará uma outra lei e uma outra justiça: a justiça dos Blogueiros.

É fácil deduzir que esse sujeito é um blogueiro também, pois entende os mecanismos de uso do Blogger em um nível acima da média, já que sabia exatamente como e quando agir. Ele é usuário do Twitter e de outras redes sociais e quando for encontrado vai sofrer as penalizações que nós blogueiros somos capazes. Teremos a nossa “inquisição” virtual.

As mesmas regras de convívio social valem para a internet e o mínimo que queremos é seriedade da parte de quem cria blogs. Não é legal plagiar e opiar conteúdo alheio, nem agir com vandalismo e desrespeito com os outros aqui. Somos um grupo, uma rede de pessoas e o convívio é indispensável para se conseguir chegar em algum lugar. Há as leis jurídicas que regem a sociedade e todas se aplicam à internet da mesma forma. Mas há também as leis e regras (morais e éticas) implícitas, que mesmo não estando escritas, valem da mesma forma e têm punições severas implícitas da mesma forma.

Cuide sempre de seus relacionamentos na internet como se o fossem no mundo real. Mesmo que você nunca encontre essas pessoas de verdade, há encontros na internet. Elas estão nos mesmos lugares que você e são elas que lêem seus artigos, visitam seu blog e levam seu trabalho a sério. Com essas pessoas que construímos credibilidade e trabalho em conjunto. Só um exemplo é o projeto que estou desenvolvendo com o Caio Lausi e o Sergio Estrella: nunca os vi, só os conheço na internet e temos um blog juntos (GuiaGoogleWave.com), trabalhamos em equipe. Isso é credibilidade e seriedade.

Outros Blogs que já publicaram sobre o ocorrido:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

17 Comentários

  1. Muito bem Marcos,e que esse pilantrinha tenha o que merece,pois o que ele fez foi uma tremenda piada de mau-gosto com a Juliana que nunca fez mal a ninguém na blogosfera para ter uma "punição" aplicada de uma forma tão injusta,ontem ela estava super feliz e ao mesmo tempo ansiosa pelo redirecionamento para o domínio recém-adquirido e no fim teve que deixar a nova idéia de lado.

    Boa sorte pra ela e que o culpado tenha a punição cabível,e finalmente o DicasBlogger seja .com.br

    Responder

  2. Marcos, muito obrigada pelo apoio. Gostaria de informar que, no final, acabei não indo na delegacia, pois neste caso caberia um processo direto,sem necessidade de BO, segundo orientações que recebi de 3 advogados, sendo um deles especialista em Direito Digital.
    Abraços

    Responder

  3. Na minha opnião isso é inveja. Com certeza a pessoa que fez isso tem inveja da Juliana Sardinha e quer "ferrar" ela.
    E o pior de tudo e que o meliante vai gastar dinheiro para pagar um domínio só por causa de inveja.

    Responder

  4. Eu acompanhei em silêncio os comentários no twitter ontem sobre o acontecido, não por não ter o que falar, mas por achar que não poderia acrescentar muito. Sendo assim, hj após o almoço em família fui conversar com um tio advogado sobre o caso. Pelo que entendi do que ele me explicou, só o fato do nome do blog levar a marca que pertence a Juliana é o suficiente para tirá-lo do ar, isso mesmo que fosse uma página real, ativa, algo que a pessoa pretendesse de fato usar. Essa brincadeira (e a mensagem) de muito mal gosto e infantil só deixará a coisa mais fácil de ser resolvida em uma ação judicial, mas é claro que não anula o espanto e indignação que causa em qualquer um, mesmo que não pertença ao nicho de metabloggers (como eu).

    É deprimente ver que não se pode sequer compartilhar planos e idéias com os leitores que se pensa serem amigos, ou no mínimo admiradores, afinal por qual motivo alguém seguiria uma pessoa no twitter? Digo twitter pq está evidente que essa pessoa teve a idéia para o "plano maligno" ao ver os comentários da Juliana sobre a troca de domínio por lá, e provavelmente foi a mesma que criou contas com os nicks que a Ju estava pensando em usar alguns dias atrás.

    Tenho certeza que tudo vai se resolver, ainda mais com o tamanho apoio que a Juliana tem, só espero que isso não a desanime com o trabalho que desenvolve tão bem. Vi a resposta dela a um comentário em que diz talvez se aposentar por não poder ser espontânea nas redes sociais. Bom, eu digo que isso é fazer justamente o que o(a) infantil quer. A Juliana precisa usar esse acontecido para ver que esse tipo de pessoa NÃO é a maioria, que há muitos que a admiram, mesmo que silenciosamente, e que torcem sempre pelo contínuo crescimento e que em momentos assim se manifestam.

    Parabéns pelo post e pela preocupação com a sua "chefa", Marcos! rsrs Creio que a Juliana vai ler os comentários desse post, por isso comentarei só aqui para não repetir palavras lá no Dicas Blogger.

    Responder

  5. Só dá para dizer uma coisa: que absurdo!
    Até aqui existe gente mesquinha e corrupta!
    Que nojo desse tipo de pilantra…
    Espero que a Juliana consiga resolver logo o caso…

    Responder

  6. eu fiz meu blog faz pouco tempo. Mas sempre acompanho o dicas blog e sei que a juliana é para min um pelé da blogosfera.
    Juh você tem que faze alguma coisa, corra atrás dos seus direitos.

    OBS: Se precisa de algo pode conta comigo!

    Responder

  7. Perfeitas as palavras, que situação chata essa com a gloriosa Juliana, mas o sucesso dela (como também do Ferramentas Blog) independe da URL e é isso que a faz um ícone da blogosfera nacional.

    Responder

  8. Amigo seu artigo deveras interesante mais como podemos ajudala para reaver este domínio e termos devolta a alegria de ter o dicasblogger de nossa amiga Juliana com um domínio, e tem mais alguns domínios que tem relação com dicas blogger estam de alguma forma direcionados para o Blog de juliana não me pergunte como mais eu descubri assim que ela postou no DB sobre a infame ação deste meliante. Quando tomei a iniciativa e fui pesquisar em meu server no Locaweb onde tenho meu domínio. E na minha opinião como blogueiro que respeita tanto juliana pela sua importância na blogsfera mais as quastões legais também, e como em nosso país para se fazer justiça devemos nos mobilizar para reaver este dominio e causar um boicote ao infeliz.

    Tiago de Souza
    http://www.publicaragora.com

    Responder

  9. O mais importante aqui é educar a blogosfera e mostrar que não toleramos meliantes e malacos.

    Queremos gente que trabalhe sério e esteja aqui para somar e construir.

    Responder

  10. Esse sujeito tem que ser desmascarado e pagar pelo o que ele fez, não podemos deixar que isso aconteça com outras pessoas, a atitude da Juliana Sardinha foi altamente correta, temos que "Cortar o mal pela raiz"!

    Abraço à todos!

    Responder

  11. Fiquei boquiaberto com isso!

    Olho bastante o Dicas Blogger e gosto do lugar. Realmente, fico perplexo com a ideia de alguém roubar o domínio dela. Realmente, esse cara só poderia fazer por inveja do trabalho dela. Ou então, ele é muito criança para querer fazer isso e achar firmemente que conseguiria passar impune. Eu apoio de encontrar esse cara e dar a ele o que merece.

    Abraço a todos, e fico feliz que ela tenha recuperado o domínio!!!

    Responder

  12. Cara, fiquei estupefato. Absurdo isso, por que não estamos seguros, e ainda mais pela audácia e canalhice do moleque que fez isso, ou por inveja ou seja lá por que motivo fútil. E fez achando que a net é terra sem lei, mas não é assim. Apóio a atitude dela, e ainda bem que conseguiu recuperar o domínio, mas que não fique assim. Justiça!!!

    Responder

  13. Fernando, se eu não me engano, você é leitor do meu blog, certo? Não entendi o que você quis dizer com "Cara, eu juro que você jamais elogiaria a Juliana Sardinha". Eu e o Marcos, apesar de escrevermos sobre o mesmo tema, não somos concorrentes e sim amigos. Você poderia me explicar melhor? Outra coisa…por que essa "implicância" com o Marcos? Estamos aqui para ajudar os usuários do Blogger e não para brigar. Se quiser estou à disposição para conversarmos.

    Responder

  14. @Fernando,

    Eu não sei qual é a sua, mas acho que você está equiocado em sua atitude aqui na blogosfera.
    Nem preciso repetir o que a Juliana já disse acima. Mas vc quer a minha opinião sobre o Blog dela? – O DicasBlogger é o melhor metablog que existem em qualquer idioma na internet atualmente. Eu não sou ninguém para fazer qualquer crítica ao trabalho da Juliana Sardinha.

    E, sobre sua ameaça à mim no final de seu comentário, espero que sejam apenas palavras ao vento, pois isso pode arrumar problemas jurídicos sérios para você.

    Uma pena sua atitude.

    p.s.: Desculpem meu leitores, mas publiquei o comentário por se tratar de uma ameaça e por envlver outras pessoas.

    Responder

  15. @Fernando,

    infelizmente só posso crer que você não leu o referido artigo por inteiro. Se o tivesse lido teria visto que mostro todos os passos de como melhorar um blog ruim, inclusive citando artigos complementares.
    Dou uma outra visão para os blogueiros (mas depois vá lá e leia por completo, inclusive os artigos recomendados).

    Se você não reparou, o meu blog todo é justamente mostrando como você e outros podem melhorar um blog e chegar ao nível dos grandes. Se você se sentiu desencorajado, me desculpe, mas realmente é desencorajador quando se depara com trabalhos de alto nível e não se sabe o caminho q se deve tomar.

    Não olhe o meu blog apenas por artigos isoladamente. Cada conteúdo que publico aqui, por menor que seja, cito outros complementares e isto mostra que meu blog é uma obra completa, que precisa ser usado por inteiro. Quem vem aqui procurando apenas UMA coisa, vai acabar encontrando outras centenas.
    Então, não avalie nem critique meu blog apenas por um artigo q vc nem leu por inteiro.

    Responder

  16. Pingback: Dicas para Blogger: Como criar um Blog no Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.