Blogueiro tem que responder todo comentário que recebe?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Eu não respondo todo comentário que chega aqui no Blog e posso garantir que é bobagem fazer esse esforço só para parecer legal com seu público. Os comentários que os artigos do seu blog recebem são parte integral do conteúdo e é parte integral do trabalho de todo blogueiro criar conteúdo de qualidade. Responder só por responder é contraproducente.

Sei que esse é um assunto controverso e há opiniões divergentes sobre como devemos administrar os comentários que os visitantes deixam em nossos posts. O Blog é composto do conteúdo que publicamos, somado à toda interação que conseguirmos nos comentários. Quero contribuir com esse assunto neste vídeo e no artigo que segue abaixo.

Depois, deixa o seu comentário.

Devemos responder todos os comentários no Blog?

Nem todo comentário precisa de resposta.
Muita gente chega no blog é só diz coisas como “obrigado”, “adorei” ou “parabéns”. Coisas monossilábicas e até fora de contexto. Dependendo eu nem mesmo aprovo comentários assim. Por isso tenho um conjunto de “regras” para aprovação dos comentários que chegam aqui no Blog: Política para comentários.

Esse tipo de comentário no Blog não agrega em nada, apenas servindo para o ego do blogueiro, mas é inútil para o conteúdo em questão. Tenho que pensar naqueles que deixam comentários relevantes, que agregam valor ao assunto publicado.

Aproveite e leia: Seu Blog precisa de regras para comentários?
Ou esse aqui: Por que ninguém comenta seu Blog?

Só respondo comentários que demandam respostas.
Por isso mesmo dedico meu tempo a aprovar e responder aquelas pessoas que deixam comentários pertinentes ao tema, que realmente querem interagir.

Desse modo estou premiando os bons visitantes que dedicaram tempo e esforço para participar de alguma forma. Fica evidente nos meus artigos que privilegio o público que tem algo a dizer. Gosto dessas pessoas e tenho que valorizá-las.

Moderar comentários do Blog

Agora imagine se eu aprovasse qualquer comentário, só para ter número, respondendo inutilmente coisas como “Parabéns pelo blog” – “Obrigado!”? Esse comentário tem o mesmo valor de uma outra pessoa que leu todo o artigo, rolou a página e escreveu 200 palavras engajadas com o tema, adicionando mais relevância?

Pode parecer rigoroso, mas você precisa pensar que todo comentário vai se tornar parte do conteúdo que está na sua página, inclusive cooperando para a indexação no Google.

E o que fazer com comentários críticos?

Se são relevantes e realmente úteis ao debate, serão prontamente aprovados, publicados e respondidos, se necessário.

Outros que forem apenas ofensivos, são deletados e ignorados solenemente. Cada caso é analisado. Há críticas e comentários muito úteis e feitos com propósito para enriquecer o conteúdo. Mesmo se contrários à minha opinião, têm seu devido valor e não posso ignorar.

Isso aqui também pode ajudar: Como ter seu Blog e seu trabalho respeitados.

Balão de quadrinho Wow Comentário

Mesmo bons comentários podem ficar sem resposta.
Também precisamos levar em conta que nem tudo exige resposta. Há casos em que o comentários é pertinente, mas fechado em si mesmo, agregando valor ao conteúdo, mas a pessoa não perguntou nada e/ou não há o que acrescentar sobre o que foi dito.

Algumas vezes posso acabar respondendo com um agradecimento, para deixar claro que gostei daquela opinião e continuar encorajando as participações daquele visitante.

Estimule os comentários relevantes.
É comum que você não recebe muitos comentários no Blog por falta de uma chamada para ação (Call to Action), que motive o leitor, que deixe interessante a participação. Levante questões e pergunte a opinião do público, convidando-os a comentar.

Você pode fazer isso diretamente ou mesmo indiretamente quando não fecha o assunto por completo.

Por isso, quero saber de você que chegou até aqui:
– O que você faz para atrair mais comentário no Blog?
– Como você responde e interage com seu público nos comentários deixados no Blog?

Tecla comentários

E os comentários nas Redes Sociais?

Já para as interações nas redes sociais meu comportamento é diferente. Nesses casos, especialmente Facebook e Youtube, tento responder todo e qualquer comentário, até porque lá não há moderação tão intensa, já que os comentários são sempre aprovados automaticamente.

Um simples “Obrigado”, tento responder.
Faço isso levando em conta que nas redes sociais essa é a forma com as pessoas interagem. É como deixar um “like”. Claro que prefiro os comentários mais completos e relevantes, mas isso é menos comum.

Nas redes sociais o objetivo é garantir a fidelidade e a constante interação, por mais simples que seja.

Até os Haters são bem-vindos. Já tratei sobre isso neste vídeo: O poder dos Haters no Youtube.
Mas isso não significa que vou deixar passar ofensas. Isso é deletado e o perfil é bloqueado.

O mais importante é você entender a dinâmica de interação que seu Blog tem com o público e qual será sua estratégia para responder os comentários deixados, qual o melhor método de moderação e como motivar as pessoas a continuarem comentando.

Não existe uma resposta definitiva ou um padrão de comportamento que funcione para todos os blogs como uma regra. Com o tempo você vai descobrir o que funciona melhor. Essa é a forma que eu uso aqui.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.