Colocar anúncios AdSense no meio dos artigos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Recentemente implantamos aqui no [ Ferramentas Blog ] alguns anúncios – bloco de links – dentro dos artigos principais do blog. Então alguns mandaram e-mail solicitando saber como fazer o mesmo em seus blogs para monetizarem de forma eficiente seus conteúdos. É muito simples usar e instalar os códigos nos artigos e não tem mistério algum.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar alguns detalhes importantes sobre ganhar dinheiro com blogs. Você pode ter acesso a todas as dicas para blog, dos melhores profissionais da web no assinto e implantar os melhores recursos, mas isso não vai garantir que seu blog lhe renda alguma coisa ou gere ganhos. Blogs eficientes para ganhar dinheiro são aqueles preocupados com o que é mais importante: Conteúdo atualizado, de qualidade e relevante para os leitores visitantes.

Já escrevemos sobre isso aqui: não existe blog sem conteúdo! E é impossível ganhar dinheiro com poucos visitas. Seus visitantes só virão até seu blog se encontrarem o que estão precisando e isso só vai render cliques nos seus anúncios (no caso do AdSense, por exemplo, que paga por cliques) se permanecerem dentro do seu blog por tempo suficiente para verem as publicidades e só depois de lerem seus artigos.
Leia mais aqui:

E, quando falamos em colocar anúncios dentro dos artigos, seja junto ao texto ou abaixo do título ou no roda-pé, essa é apenas uma das formas de distribuir os banners e links, mas não quer dizer que seja a melhor forma para gerar mais ganhos para o seu tipo de blog. Cada Layout tem um estilo e um formato que funciona melhor na hora de distribuir a publicidade e você precisará “estudar” as melhores possibilidades para o seu caso.
Leia mais sobre layout nesse artigo:

Colocar anúncios no meio dos textos.
Já tratamos aqui de como colocar os anúncios dentro dos artigos, seja abaixo do título e/ou no roda-pé do texto:

Mas esse tipo é preciso mexer no código fonte do seu blog e os banners aparecerão em todos os artigos da mesma forma, ou seja, é algo automático e padronizado.

Então descobri uma forma mais simples, onde posso escolher quais artigos terão ou não anúncios AdSense e o melhor posicionamento dentro do texto para cada caso. Isso me dá liberdade para determinar até quais artigos terão ou não anúncios.
Se você procurar pelos artigos aqui do [ Ferramentas Blog ], verá que nem todos têm blocos de links no meio do texto. Estamos colocando esse tipo de anúncio apenas no conteúdo mais visitado e isso é feito um por um, dentro de cada artigo individualmente.

Como fazer.

É preciso estar usando o Blogger in Draft para digitar o seu artigo ou para modificar os já publicados – http://draft.blogger.com  – pois aí estão nativas alguma funções do Painel do Blogger que são apenas versões beta e mais completas que o painel padrão. Funciona como o outro e é da Blogger mesmo, você entra com o seu login e senha normalmente, e verá que tem apenas algumas funções a mais, mas que fazem toda a diferença no hora de editar seus artigos e partes de seu blog:

  • Rascunho do Blogger “in Draft” – TUb Ferramentas Introdução
  • Blogger in Draft e novas ferramentas

Sabendo disso, crie um artigo normalmente ou entre em algum que já está publicado para ser reeditado.
Pegue o código HTML que o Adsense fornece quando você cria um novo anúncio, seja banners de qualquer formato ou lista de links, e cole dentro do texto, como se fosse parte do seu artigo, normalmente.

Atenção: É preciso estar no modo “Editar HTML” do editor de textos.

artigos01

Depois é só clicar em “Publicar Postagem” normalmente e ver o resultado. Pode ser inserido o código em qualquer parte do artigo. Recomendo que você faça testes antes para ter certeza de que o formato escolhido vai funcionar perfeitamente no seu layout e se você entendeu como fazer o serviço.

Como já disse, é possível colocar os anúncios em qualquer artigo, novos e os já publicados, bastando reeditá-los e entrar no modo HTML.

Outra coisa que recomendamos é criar Critérios AdSense para cada bloco de anúncios usado em seu blog. Isso facilita na hora de identificar quais estão lhe rendendo mais cliques e quais posições não funcionam tão bem:

E leia mais sobre o AdSense em nosso marcador para aprender e aprofundar melhor sobre este serviço que monetiza a maioria dos sites e blogs espalhados pelo mundo.

Leitura complementar – artigo tutorial publicado pela Juliana Sardinha no Dicas Blogger:

.

13 Comentários

  1. Olá,

    Já pensei fazer isto, mas não sabia como.
    Diz-me uma coisa : mesmo neste caso há limite para o número de anúncios ?
    Como sabes só se pode publicar um determinado número de anúncios, assim suponho que não é possível colocar anúncios em todos os artigos ?
    Ou é possível porque cada artigo é visto como uma página independente ?
    E o que achará a Google desta estratégia ?
    Se possível envia-me um e-mail com o link para o teu comentário. Obrigado.

    Bom fim-de-semana,

    José

    Responder

  2. José,

    É possível colocar em todos os artigos. O que conta é a quantidade de anúncios que aparecem por página aberta.

    O AdSense permite isso desde que não confunda o leitor com o conteúdo do texto.

    Responder

  3. Eu já fiz isso e não recomendo,a taxa de cliques invalidos aumenta muito,porque o úsuario pensa que é artigo da postagem e clica.Recomendo se for colocar neste tipo coloque uma borda e uma cor diferente para saber que é um anúncio.

    Responder

  4. Caramba, Marcos, eu fuçando em outros lugares e tinha tudo aqui… Vou fazer meus testes de layout para depois implementar no blog. Muito obrigado!
    P.s.: sobre o que o amigo falou acima, se a pessoa clica no anúncio pensando que é outro artigo, estou sendo desonesto com ele? Se eu deixar explícito que é propaganda, imagino que não haverá vantagem alguma em colocar a propaganda. Ou, se houver, será pequena.

    Responder

  5. @Bauru,

    Realmente pode confundir o leitor.
    Mas já questionei isso à equipe do AdSense numa Webinar, e o que disseram é que o bloco de anúncios nào pode se confundir com títulos, nem ser colocado abaixo deles.
    Dentro do texto não há problemas já que sempre ficará um espaço entre as linhas, suficiente para diferenciar uma coisa da outra.

    Mas acredito também que aquelas pessoas q confundem anúncios com texto, são justamente o público que clica e não é o seu leitor alvo.

    Responder

  6. So uma duvida, Marcos. Quando faço a alteração de HTML pelo blogger, sempre altera a formatação do post e da o maior trabalho pra corrigir… Essa edição de HTML tem como ser feita pelo Windows Live Writter? Ja fucei bastante o programa e não consegui.

    Responder

  7. Marcos, não esntendi a seguinte parte: “Pegue o código HTML que o Adsense fornece quando você cria um novo anúncio, seja banners de qualquer formato ou lista de links, e cole dentro do texto, como se fosse parte do seu artigo, normalmente”. Como faço pra pegar esse código HTML do anúncio?

    Responder

  8. È realmente proibido pelo adsense colocar anúncios abaixo do titulo dos artigos? Pois é o que mais se vê nos blogs. Já vi relato de algumas pessoas dizendo que já houve banimento de contas do adsense por esse motivo. Alguém sabe se isso realmente procede?

    Responder

    • Osmar,
      Não tem problema colocar banner debaixo do título, desde que não se confunda com o conteúdo nem tampe informações, bem como não ocupe muito espaço a ponto da pessoa ter que rolar a página para ver o conteúdo.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.