Colocar data em artigos de Templates do Blogger sem data

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

calendario-data-blogger Algumas pessoas entram em contato corriqueiramente para tentar resolver um problema comum em modelos de templates encontrados gratuitamente: Templates sem data visível para os artigos. É possível resolver esse problema, de forma relativamente fácil. Se o seu modelo de template não tem data para os artigos, veja como resolver esse problema aqui.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Aqui no [ Ferramentas Blog ] optamos por não colocar data nos artigos, pois o que publicamos aqui não precisa de uma indicação temporal, pois não tem “prazo de validade”. Mas para alguns blogs, como sobre notícias, eventos e moda ou tecnologia, a data em que o artigo foi publicado é fundamental para mostrar ao leitor a atualidade do que foi indicado.

Mas alguns templates encontrados na internet acabam vindo sem a data no artigos. Primeiro é preciso verificar se está ativada a função de data para o layout.

Ativar função de Data.

1. Entre no painel do Blogger e vá no menu “Layout” para ver os elementos de página. Este é o local em que se configura os elementos principais, os pedaços do seu blog, como os gadgets.

2. Nesta janela, encontre o elemento que determina o local das postagens, chamado “Postagens no blog” e clique em “Editar” (Edit).

Menu Layout do Blogger para editar gadget Postagens

3. Ao clicar será aberta uma janela com todo o tipo de configuração das parte que aparecem junto ao corpo do artigo, então marque a primeira opção que também tem o formato da data que você deseja que apareça em seu blog.

Com essa opção marcada e salva, verifique se a data aparece nos artigos de seu blog. Caso não tenha aparecido, então será preciso adicionar um pequeno trecho de código HTML em seu código fonte para ativar essa função definitivamente.

Recomendações prévias.

Sempre recomendamos que se procure antes o criador do template que você usa e seu site de origem, onde você fez o download para verificar o tutorial de instalação do modelo que você escolheu, pois muitas vezes constam orientações de como proceder com modificações e pode ser que lá tenha como configurar a data para o seu caso específico. Se não tiver, tente entrar em contato com o criar e pedir ajuda.

Mesmo assim, você mesmo pode fazer as modificações que vamos mostrar aqui, que são básicas e práticas. E, como vamos mexer no código-fonte, outra coisa importante é fazer um backup de seu modelo atual para evitar erros:

Inserindo o código HTML da Data.

1. Abra o código fonte do seu blog (“Modelo” e clique no botão “Editar HTML”) e marque a caixa “Expandir modelos de widgets” para poder ver todas as linhas de código.

2. Procure pelas seguintes linhas (ou bem semelhantes):

</b:if>
<div class='post-header-line-1'/>

3. Imediatamente ANTES disso, colo o código da data sem modificar nada:

<!-- Inicio do codigo Data -->
<p class='postmeta'>
<span class='post-date'>
<data:post.dateHeader/>
</span>
<span class='post-timestamp'>
<b:if cond='data:top.showTimestamp'>
<data:top.timestampLabel/>
<b:if cond='data:post.url'>
<a class='timestamp-link' expr:href='data:post.url' rel='bookmark' title='permanent link'><abbr class='published' expr:title='data:post.timestampISO8601'><data:post.timestamp/></abbr></a>
</b:if>
</b:if>
</span>
</p>
<!-- Final do codigo Data -->

Os marcadores, indicados em negrito são importantes para você, caso queria, encontre mais facilmente o local onde está esse código e a que parte se refere sobre o seu modelo de layout.

Por fim, salve as alterações no modelo e veja o resultado em seu blog.

Caso queira fazer configurações no modelo da data, veja:

E veja também este outro artigo para que as datas apareçam em todos os artigos que foram publicados no mesmo dia e que complementa este tutorial:

Com um pouco de atenção e cuidado você consegue resolver e melhorar os detalhes de seu template.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

10 Comentários

  1. Enfim eu resolvi o problema doas datas nos meus posts.
    Obrigado pela ajuda!

    O que seria de mim sem esse blog? heheheheheh

    ABRAÇO

    Responder

  2. Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  3. o meu template nao tem o codigo que vc falou pra encontrar o mais proximo que achei foi h2.date-header{margin:1.5em 0 .5em}

    Responder

  4. oi voltando aqui pra dizer que deu certo, achei esse codigo no meu template, so que eu copiava aqui e colava la na caixinha de pesquisa e nao aparecia o tal codigo ai apaguei e apareceu o codigo inclusive com , to muito feliz, esse tutorial foi de grande ajuda, muito obrigado.

    Responder

  5. Marcos, muito obrigado por este tutorial…Me salvou o dia. Estava há mais de três horas procurando algo e não encontrava. Encontrei aqui e deu tudo certo. Grato!!! E parabéns pelo blog!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.