Como adicionar arquivos em Flash no seu blog – Blogger e WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um tipo de linguagem para conteúdo de sites e blogs bastante usada são arquivos em Flash (.SWF). Com esse tipo de recurso, se pode criar menus, animações, jogos e até estruturas de layout de um blog ou site. Mas esse não é um recurso muito fácil de fazer funcionar junto com os demais códigos do seu blog. Vou mostrar aqui como adicionar e rodar elementos em Falsh dentro de seu blog usando dois tipos diferentes de códigos HTML.

Para entender melhor do que se trata, vamos ilustrar o que se pode fazer. Adicionei abaixo um jogo desenvolvido em Flash (arquivo do tipo .SWF) pelo Claudio Sanches (@claudiosmweb), nosso editor aqui do Blog.

Clique na tela do jogo e mova o macaco para a esquerda e direita tentando pegar as bananas. Cada banana soma 1 ponto, mas o coco perde 1 ponto.

Certo, mas agora pare de jogar um pouco e vamos voltar ao objetivo do tutorial Se você se distraiu com o jogo e esqueceu o que estava fazendo aqui, estou ensinando como colocar arquivos de Flash (.SWF) pra funcionar no seu blog.

A primeira coisa a fazer é hospedar o arquivo do tipo SWF em algum host. Quem usa o Blogger ou o WordPress.com, que não tem uma hospedagem própria, isso pode ser um dificultador. Há serviços de hospedagem gratuitos.

O mais importante aqui é gerar uma URL, um endereço específico que aponte para onde o arquivo está.

Depois disso basta você copiar um dos códigos abaixo, modificar como indicado e colar onde quer que o arquivo Flash rode em seu blog. Lembre-se que, todo tipo de aplicação em Flash tem medidas de Largura e altura específicos para funcionar e isso precisa aparecer também no código.

Selecionei dois tipos de códigos para cada necessidade e para você testar o que funcionará melhor em seu blog. No primeiro exemplo do código é em HTML5.

<embed type="application/x-shockwave-flash" width="LARGURA" height="ALTURA" src="CAMINHO DO ARQUIVO" />

Só modifique o que está indicado. É preciso colocar uma largura e uma altura segundo a medida de pixels específica para o aplicativo. Onde está indicado “Caminho do Arquivo” é o endereço URL de onde está hospedado o arquivo SWF.

Outra opção mais comum é o HTML básico. As modificações são as mesmas, mas você ainda pode adicionar instruções para o visitante caso o Flash não rode.

<object height="ALTURA" width="LARGURA" data="LINK DO ARQUIVO SWF" type="application/x-shockwave-flash">
<param value="DE NOVO LINK DO ARQUIVO" name="movie" />
<param value="transparent" name="wmode" />
<param name="quality" value="high" />
<p>CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")</p>
</object>

Veja bem o que precisa ser modificado e mantenha o restante como está no código.

Esses códigos podem ser adicionados na barra lateral (sidebar) do seu Blog como um gadget/widget, dentro de posts ou mesmo diretamente no código fonte do Blog. Recomendamos ainda que você faça testes antes de aplicar em seu blog principal, pois aplicações em Flash costumam deixar o blog pesado, dificultando a navegação.

Pronto. Agora você pode voltar ao joguinho do Claudio. Divirta-se!

Atualização: O WordPress.com (versão gratuita) não suporta Flash em nenhuma parte de sua estrutura, conforme está no Suporte – Flash and Other Embeds.

.

27 Comentários

  1. Você poderia inckuir uma observação, se é possível ou não incluir um link (a href) assim como em imagens.

    Ou se só é possível dentro do próprio arquivo flash.

    Responder

    • Lucas,

      Na verdade não é possível incluir link (href) no código que inclui na página o arquivo em Flash.
      Porém é possível deixar o arquivo em Flash programado para quando ser clicado abrir alguma página, mas como você pode perceber, isso tem que ser feito enquanto você esta trabalhando no Adobe Flash montando o seu banner, vídeo, jogo ou seja lá o que for.

      Responder

  2. Marcos, muito legal o post.
    Mas infelizmente não funcionou no wordpress.com, o gratuito.
    No blog não aparece o arquivo, mas o link. Dá pra ver no meu, é o primeiro widget da barra lateral.
    Mas muito obrigada pelas dicas =)

    Responder

  3. Oi Marcos,

    Meu blog está hospedado no blogger, fiz tudo certinho, mas o negócio não carrega no IE 8 ou 9 nem a pau. Só no Firefox!

    Não sei mais o que fazer…

    O que será que pode ser? 🙁

    Responder

  4. Oi Marcos também sou formado em teologia, que legal, você também gosta do mundo web, eu amo isso, atualmente sou professor de química, minha segunda formação, mas gostaria de transformar todo o conhecimento que tenho em programação para entrar nisso.

    Responder

  5. Oi queria saber como faço para que o jogo ou o arquivo em flash não execute junto com o blog pois deixa a pagina muito carregada esta dica pode ser utilizada para outros membros do FB obg .

    Responder

  6. O meu só está funcionando no meu Google Chrome, se for em outros navegador do meu computador e de outros também, da a mensagem de vídeo não carregado

    Responder

  7. Marcos fiz tudo certinho mas adicionei o arquivo swf no google sites. Então quando estou logado no google ele abre o swf no blogger, mas quando dou log out ele só aparece o espaço em branco. O que será?

    Responder

  8. Demais seu artigo. Muitas dúvidas que tinha foram solucionadas. Uma delas, era saber se havia suporte para flash na versão gratuita do WordPress. Muito Bom.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.