Como adicionar “Nofollow” nos comentários do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um dos grandes inimigos da indexação dos blogs no Google é o conteúdo duplicado. Algumas vezes isso é culpa de uma estrutura errada no código fonte do Template, o que prejudica as técnicas de SEO, ficando ainda mais difícil aparecer nos resultados das buscas.O mais comum é que os links dos comentários se tornem conteúdo duplicado. Só que isso é fácil de resolver. Veja como adicionar o código “Nofollow” aos links de comentários do Blogger.

O Blogger tem melhorado a qualidade de seu código e recursos para uma indexação mais amigável ao Google. Quem acompanha nossos artigos já está sabendo de novidades e já aprendeu como configurar o Blogger corretamente.

Um simples código adicionado aos links de seu blog, no lugar certo, pode evitar um dos maiores problemas para um blogueiro: o conteúdo duplicado. Se um blog tem muito conteúdo duplicado ou muitos links que abrem exatamente o mesmo conteúdo, então ele pode ter problemas apara aparecer no Google. Já tratamos sobre isso no artigo “AVISO: seu Blog pode estar gerando conteúdo duplicado e punições do Google“, que serve para você entender um pouco mais sobre esse assunto.

Os riscos dos comentários

Quando alguém deixa uma comentário em seu blog, é gerado um link que aponta diretamente para o local onde o comentário aparece. Esse link é um pouco diferente do link geral do conteúdo onde ele está, mas acaba abrindo a mesma página. Desse modo, se este link for considerado válido, o Google pode punir seu blog por duplicidade.

Veja os dois links abaixo. O primeiro é o link direto para o artigo e o segundo é o link para o comentário dentro do artigo:

https://ferramentasblog.com/2011/09/evitar-conteudo-duplicado-punicoes-google-panda-seo-nofollow.html

https://ferramentasblog.com/2011/09/evitar-conteudo-duplicado-punicoes-google-panda-seo-nofollow.html#comment-24463

Note que a diferença está apenas no final e que os dois levam para o mesmo artigo. Isso é um problema.

Para que o Google não siga o segundo link, os links dos comentários deixados, é preciso avisar ao Google que aquele link não deve ser indexado. Isso fazemos adicionando um pequeno código para todos os comentários que seu blog tem ou ainda terá. Trata-se do “rel=nofollow”.

Como adicionar Nofollow aos comentários

Se você usa o Blogger como plataforma para mentar seu Blog, o procedimento é bem simples. Clique no menu “Modelo” e depois no botão “Editar HTML” para ver o código fonte do seu template.

Na janela que abrir clique no botão que diz “Formatar modelo” e, usando o seu teclado, pressione “Ctrl+F” para fazer uma busca. O formulário de busca aparecerá dentro da janela dos códigos, como na imagem que segue:

Adicionar Nofollow nos comentários do Blogger

No campo “Search” cole o seguinte trecho, que deve ser encontrado:

<a class='comment-link'

Quando encontrar, será algo parecido com o que está na imagem acima. Então adicione ao lado o trecho:

rel='nofollow'

Sem sair dessa janela do código fonte, procure por mais esta outra linha:

<a expr:href='data:comment.authorUrl'

E acrescente também o mesmo:

rel='nofollow'

para completar o código.

Feito isso, é só salvar para aplicar as mudanças. Tudo estará pronto para o Google não pensar que seu blog está duplicando conteúdos.

.

20 Comentários

  1. Olá Marcos,

    Realmente, você tem razão que conteúdo duplicado é muito ruim em Seo no nosso blog :-(. Neste caso um código faz toda a diferença em um blog, já que a Google não revela os seus algorítimos para ninguém. Muito bom o seu post, que pode resolver o problema de muita gente.

    Um enorme abraço e boa semana !

    Responder

  2. Valeu pela dica Marcos… Já configurei aqui o “nofoolow” aos comentários das postagens do meu blog…

    Gostaria de comentar tbm uma pequena observação que eu fiz quando estava inserindo esse código… Quando você inseri no primeiro momento o rel=”nofoolow” ele automaticamente vai para os comentários do autor, pelo menos foi isso que aconteceu comigo, não sei se já é padrão do blogger… Bem isso é só pra caso o pessoal que vá instalar esse código em seus blogs, se isso ocorrer, não se surpreender ^^ …

    Att. Romirys Cavalcante

    Responder

  3. Olá,

    seria bom se eu pudesse colocar também, porém em ambos os casos a semêntica apresenta erros de fechamento e, por conseguinte, não salva o modelo.

    Erro ao analisar XML, linha 1317, coluna 30: Element type “a” must be followed by either attribute specifications, “>” or “/>”.

    Obrigado

    Responder

  4. Eu tenho uma dúvida.

    Se eu crio uma postagem com o título “Homem De Ferro 3” e crio outra com o mesmíssimo título, mas mudando o conteúdo, isto será conteúdo duplicado por ter o mesmo título?

    Responder

    • Jeronimo,

      Não. Conteúdo duplicado pressupõe uma grande quantidade de texto copiado ou repetido (ou ainda pequenas mudanças) Usar o mesmo título não atrapalha, mas também não ajuda. Repetir os títulos dificulta a indexação do conteúdo, principalmente porque os links também ficarão parecidos. O Google pode acabar confundindo as informações e não indexar nenhum deles.

      Aqui um link de um artigo para ajudar você nisso: Como postar artigos em série sem repetir títulos no Blog?

      Responder

  5. Olá Marcos. Eu não entendi muito bemTodos os blogs tem q colocar esse código? Pq não sei como foi q vc chegou nesse segundo código. Eu por ex, se clico em uma postagen específica dos meus blogs, aparece um link e se eu clico em comentários aparece o mesmo link, sem nenhuma alteração veja esse por ex:[link suprimido]
    é um link direto para minha postagem, mas se estiver na pg inicial e ir direto para comentários, aparecerá esse mesmo link, acho que não entendi direito. Obrigada e como sempre seu post está maravilhoso

    Responder

  6. Olá tudo bem? Desculpe pela pergunta fora de post, eu gostaria de deixar no formulario de comentários do meu blogger somente a opção comentar como nome/url sabe me dizer se é possível? Por que muitas pessoas não gostam de se logar com as contas google.

    Obrigada, abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.