Como analisar a origem das visitas do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Raramente os blogueiros se preocupam com a fonte do tráfego que recebem. Quando pensam nisso é apenas para ver se estão recendo muitas visitas do Google. Mas essa preocupação limitada pode estar fazendo você perder boas oportunidades de parcerias, bem como entender melhor como seu público se comporta em cada situação. Veja como analisar e entender a origem das visitas que seu blog recebe.

Todos queremos receber muitas visitas, mas é preciso entender como as visitas chegam até nós, analisando alguns fatores que podem ajudar seu blog a crescer ainda mais. Não é preciso ser nenhum gênio das estatísticas, pois o Google Analytics faz praticamente todo o serviço de dados por você.

O serviço do Google Analytics já era muito bom e agora tem novidades e melhorias que já tratamos aqui. Para ajudar você com a nova interface do serviço, recomendo que leia também:

Mais importante que os números absolutos e entender o comportamento dos visitantes. É isso que ajudará você em coisas realmente importantes como atrair mais tráfego, fidelizar seu público alvo e entender como chegar até eles, vendendo mais ou ganhando mais com seus programas de monetização.

Menu para ver a fonte de tráfego e visitas no Google Analytics

Há um menu completo só para verificar a origem de visitas do seu blog. Em “Meu site”, clique no menu lateral “Fontes de tráfego” para ter as opções disponíveis, como mostrado na imagem acima.

Dentro do menu “Origens”, vá na opção “Referências”.

É aí que você terá a lista de todos os lugares de onde vêem as visitas para o seu blog. As origens podem ser de 4 tipos e para cada um será preciso uma estratégia de atuação.

Tabela com a origem das visitas no Analytics

Para cada uma das referências que aparecem na tabela desse menu, é preciso ter uma atenção especial e entender bem como cada uma funciona. Só assim você conseguirá extrair o maior valor possível delas.

1. Google e mecanismos de busca

Não vamos ignorar esse ponto. Normalmente os mecanismos de busca são a maior fonte de visitas para qualquer blog. É analisando esse tipo de dado que você poderá perceber problemas de indexação e entender melhor como as palavras chave mais importantes afetam as visitas do seu blog. Aqui o melhor a fazer é sempre investir nas técnicas de SEO.

2. Agregadores de conteúdo

Uma atenção especial deve ser dada também à sua divulgação nos agregadores de conteúdo e acompanhar de perto o comportamento dos visitantes que vêem dessas páginas, principalmente observando o tempo de permanência. Os Agregadores são excelentes para atrair grande quantidade de visitas, mas é preciso usar aqueles que convertem melhor.

Divulgar Blogs e links neste novo agregador de conteúdoDivulgue seu blog no novo: http://link.ferramentasblog.com/

Esse trabalho de divulgação em agregadores tem que ser diário para conseguir resultados mais a curto prazo, encontrar e fidelizar um novo público e ter mais visualizações, sem depender dos buscadores.

3. Parceiros e referências

As parcerias e as citações que fazem do conteúdo do seu blog em outros blogs e serviços são uma fonte de tráfego mais especializada. O mais importante aqui é saber exatamente onde algum link seu foi citado, dentro de qual contexto e qual link sobre qual conteúdo foi referenciado.

Isso lhe dará um melhor entendimento sobre como as pessoas vêem seu conteúdo, o que gostam mais. Desse modo você poderá focar mais em produzir aquele tipo de conteúdo. Procure também entrar em contato direto com quem citou seus trabalhos.

As referências também podem ter sido feitas em outros locais como os fóruns, Yahoo! Respostas e até emails ou comentários. Todas essas referências ajudam você a rastrear também quem é o seu público, o que eles leem além de sua página e onde interagem.

4. Redes sociais, Feed e Newsletters

Por fim há as redes sociais, especialmente o Twitter, Facebook e Orkut. Todo blogueiro é obrigado a interagir de alguma forma nessas redes. O foco nem sempre é conseguir mais visitas, mas há muitos blogs que conseguem bons resultados assim. O Google Analytics tem até um código e um menu especializado em rastrear os cliques em botões de redes sociais.

O comportamento desse público vindo também do Feed e Newsletter é significativo. Trata-se de seu público já fidelizado e que acompanha um pouco mais de perto seu trabalho. São os que mais comentam e ajudam na propagação de seus posts. O comportamento deles é o indicativo de qualidade do que você faz.

Concluindo

Explore os recursos de fonte de tráfego do Analytics diariamente. Eles lhe darão uma visão mais ampla de como as pessoas se comportam ao chegar em seu blog e como seu conteúdo está distribuído na internet. Como esses dados, procure investir mais na diversificação dessas fontes para que o número de visitas cresça ainda mais.

Divulgar o seu blog é uma tarefa constante, cotidiana e que tomará tempo. Está diretamente aliada à produção de conteúdo, já que você deve produzir aquilo que seu público está procurando.

.

17 Comentários

        • Com certeza.
          Por isso é muito importante saber analisar as visitas recebidas e entender o comportamento de cada tipo de público de acordo com a sua origem. Se ao detectar muitos paraquedistas, o melhor é montar estratégias para esse conteúdo, especialmente de monetização, já q paraquedistas costumam clicar muito em anúncios.
          Conhecendo o seu público, fica mais fácil direcionar seus objetivos.

          Responder

  1. Eu costumo analisar as visitas do meu blog e com certeza são importantes fontes de informação, pois a partir dessa informação você pode planejar ações estratégicas de conteúdo e até mesmo reformulação da maneira de blogar, que foi justamente o que ocorreu com meu blog esse último ano, depois de uma longa e intensa atividades de testes e análises, reorientei meu blog para quatro focos novos.

    Responder

  2. Estou no celular e aproveitei para interagir também. Pois é, eu gosto bastante de ver o tráfego do meu blog. Não deixo de ver nenhum dia os blogs que me passam tráfego. Já descobri até plagiadores por por lá, por isso não troco o analytics por nada. Gostei do post, que trabalhã pra fazer um comentário, hahaha.

    Responder

  3. Muito bom o artigo. Mas tem que se tomar cuidado para não viver baseado em números.

    Alguns blogueiros ficam se preocupando tanto com o número de visitas, de seguidores no twitter, assinantes de feed, que acabam perdendo tempo precioso no qual deveriam estar produzindo conteúdo.

    Equilíbrio é a chave.

    Responder

  4. Gostei do que aprendi!
    Mas tenho um receio enorme de ficar viciada em números, meu medo é tanto que nem seguidores meu blog tem. Sei lá, tenho medo que os números me influenciem de maneira negativa.
    Você diz que é inteligente ficar de olho na “estatística”, certo? Mas está dica é pra qualquer tipo de blog ou somente para aqueles que possuem patrocínios?
    Concordo com o Incendiário, pra mim o que importa é o conteúdo baseado naquilo que o blogueiro tenta passar, de resto todo mais é lucro, e as vezes pode até figurar como prejuízo (depende de como se vê).
    Valeu pelas dicas!

    Responder

  5. Cara,
    Fui ver a estatística e rsrs, pirei…
    Aquilo é mesmo verdade?
    Afinal o acesso de alguns países (como a Rússia, Servia e Ucrânia) me deixou curiosa…
    Bem interessante.
    Valeu mesmo a dica!

    Responder

  6. Marcos, trabalho com assessoria de imprensa para pessoas ou empresas.
    Quero dinamizar mais meu blog para divulgar melhor meu trabalho e não ficar somente olhando quantos acessos. Quero atingir o público fiel que sempre acesse e aqueles que vem de fora, de outros países.

    O que vc sugere de imediato?

    Abraços e parabéns!

    Renato Cury

    Responder

    • Renato,
      Acho que o melhor no seu caso é aliar as análises de visitas recebidas com pesquisa direta com seu público, fazendo perguntas objetivas, indo no ponto sobre o que você precisa saber.
      Já usei pesquisas aqui e são perfeitas para entender quem são as pessoas.

      Responder

  7. Fico muito feliz, pois, meu blog tem muitas visitas vindas de mecanismos de buscas, principalmente do Google. Alguns termos relacionados ao conteúdo que escrevo ficam na primeira página do Goolge. Apesar de em quase um ano ter feito apenas umas 40 postagens tenho quase 50 mil visitantes. Pretendo melhorar mas o crescimento vem com o tempo.

    Responder

  8. Marcos,

    Também gosto muito de usar o Google Analytics, mas tem um porém, pois percebi que ao publicar em agregadores, tem grandes números de visitas, mas a porcentagem delas aumenta a rejeição. Isso é ruim? Tem algo a ser feito? É ignorável?

    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.