Como anunciar no Facebook – Tutorial completo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como colocar anúncios no Facebook | Publicidade no Facebook | Anunciar no Facebook
O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, sendo o lugar perfeito para encontrar o seu público alvo, divulgar produtos e serviços e promover campanhas publicitárias. É possível comprar espaços de anúncios e publicidade diretamente no Facebook, aparecendo para o tipo de pessoal, com o perfil exato que sua marca precisa. Aprenda aqui como criar anúncios, como anunciar no Facebook.

Anúncios no Facebook

Introdução: Sobre anunciar no Facebook

A grande vantagem em anunciar diretamente no Facebook é que sua marca aparece para um público específico, que você mesmo seleciona, de acordo com os interesses e gostos daquelas pessoas. Isso garante maior chance de atingir seu público alvo.

Com o sistema do Facebook para gerar anúncios você não precisa de uma empresa para gerenciar as campanhas (a não ser que você seja uma empresa muito grande e com muito dinheiro para gastar), é totalmente configurável e as ferramentas de análise dos resultados dão detalhes perfeitos sobre quem foi atingido.

O recurso de elaboração e criação do anúncio que será exibido no Facebook permite determinar as palavras chave mais importantes, o perfil das pessoas que vão visualizar, incluindo detalhes geográficos, idade, escolaridade e até preferência sexual. Ou seja, os anúncios do Facebook são totalmente configuráveis e contextualizados, direcionados para o tipo de pessoa ideal para a sua campanha. Esse sistema permite que você crie campanhas diferentes para públicos diferentes.

Como Anunciar no Facebook: Formatos

É preciso que fique claro: há dois tipos de formatos para anúncios no Facebook, que podem ser criados com a mesma ferramenta. É possível criar anúncios ao estilo de conteúdo que aparece na time line das pessoas, como uma publicação comum, chamado de “Feed de Notícias”. A outra forma é a imagem com descrição que aparece na barra lateral direita da página do Facebook.

Uma terceira forma é o modelo “Impulsionar Publicação”, mas isso não se faz pela ferramenta de criação de anúncios do Facebook. É algo que pode ser configurado diretamente em cada publicação que se faz na Fã Page de seu site, produto ou serviço.

Quanto custa anunciar no Facebook?

Quanto custa anunciar no Facebook

A melhor parte é quanto custa anunciar no Facebook. Não é de graça, mas o controle sobre os gastos é total. Você paga apenas pelos cliques válidos que a sua campanha receber (CPC) ou pode configurar para pagar pelo volume de exibições (CPM). Cada clique tem um valor específico que você mesmo determina de acordo com seu orçamento. Esse modelo é chamado CPC: custo por clique. Também é possível pagar por quantidade de exibições, conhecido como CPM: custo por mil.

Pode limitar quanto vai gastar, quantos cliques quer gerar ou qual o valor máximo que você pagaria para ter um anúncio exibido e/ou clicado. Funciona como um leilão, uma concorrência, na hora de determinar quanto você está disposto a pagar por um clique, caso aquele tipo de público seja muito disputado.

O controle de quanto gastar em anúncios no Facebook está totalmente à sua mão, ajudando na decisão e na métrica dos resultados gerados.

Como anunciar no Facebook

Para começar anunciando no Facebook, a primeira coisa a fazer é criar um anúncio para seu produto, serviço ou página. O link que será usado no anúncio não precisa ser de uma página no Facebook, mas você precisará ter uma conta no Facebook.

Claro que é indispensável que você já saiba o que deseja divulgar e quem será seu público alvo. Aqui vamos tratar apenas da ferramenta que gera os anúncios e os publica no Facebook.

No exemplo aqui vou simular como seria criar um anúncio para a página principal do meu Blog, mas pode ser qualquer link, inclusive de um produto. Também existem opções diretas para divulgar/anunciar a Fã Page ou até aplicativos.

Comece acessando a página de criar anúncios no Facebook pelo link:

http://www.facebook.com/advertising/

A primeira página que abrirá é justamente a etapa de criação do modelo de anúncio, sendo possível visualizar previamente o resultado final. Desse modo, a primeira coisa a fazer é colocar o endereço daquilo que quer anunciar ou o tipo

Como criar anúncios no Facebook

Selecione a opção para apontar um link externo, por exemplo, (1.). Depois é só criar um título e um resumo sobre o que está anunciando (2.) como quer que seja visualizado pelo público. Escolha uma imagem para aparecer junto ao texto, que pode ser uma imagem que já aparece na página do link ou que esteja em seu computador (3.). A Imagem será ajustada automaticamente para o tamanho adequado, mas o melhor é já deixar algo pronto nas medidas de 120×120 px.

Logo abaixo você pode ver um modelo de como ficará o anúncio depois de pronto. Aqui você já verá as duas possibilidades de anúncios no Facebook. A primeira é o anúncio no Feed de Notícias, como se fosse um conteúdo publicado na time line das pessoas, uma notícia comum. Já a segunda possibilidade é o formato de anúncio à Coluna da Direita, como aqueles pequenos banners com descrição que aparecem na barra lateral.

Formatos dos anúncios no Facebook

Aqui a sua primeira campanha já está criada devidamente. Ela poderá ser modificada e até poderá criar outras campanhas para segmentar seu público alvo, fazer testes A-B para determinar qual dá mais resultado ou mesmo excluir campanhas antigas ou indesejadas. A elaboração visual é bem simples e objetiva, já que os recursos disponíveis são apenas escrever o texto e escolher uma imagem.

Determinar o Público Alvo

Está aqui a grande vantagem em anunciar no Facebook: a possibilidade de selecionar o perfil exato de quem será o seu público alvo, quem verá seus anúncios, atingindo assim as pessoas certas, que podem estar realmente interessadas naquilo que você tem para divulgar.

Aqui é que se diz exatamente para quem seus anúncios serão exibidos. Anunciar no Facebook depende de sua habilidade em selecionar seu público alvo, ampliando suas chances e seus possíveis resultados.

Escolher público Alvo dos Anúncios no Facebook

Todos os passos são autoexplicativos e fáceis de configurar. Ao lado você acompanha uma estatística média de qual será o número de pessoas possivelmente atingidas por seus anúncios. Esse não é o número de cliques, é apenas o potencial de pessoas que poderão ver seus anúncios.

Quanto mais específico você for, menos gente será atingida, mas mais exato você pode ser em buscar aquele perfil preferido para seu produto/serviço/marca. É isso que possibilita maior sucesso e a chance de criar várias campanhas direcionadas para públicos diferentes.

Lógico que ser muito específico significará que também você pode ter mais concorrentes que também buscam aquele público. Quanto maior a concorrência, maiores poderão ser os valores de custo do clique e da exibição dos banners.

Nesse ponto você poderá selecionar e testar públicos quando criar campanhas para fazer testes A-B, por exemplo.

Campanhas, preço e programação do Anúncio no Facebook

Esse é o momento crucial de sua campanha na hora de criar anúncios no Facebook. Aqui é determinado seu orçamento, que precisa começar com um mínimo sugerido, mas que pode ser menos ou mais de acordo com seus objetivos; e são feitas as configurações básicas para a aprovação de seu anúncio e valores pretendidos.

Preços e programação dos anúncios no Facebook

Ao determinar um orçamento básico inicial para sua campanha, você pode selecionar por qual período será feito aquele investimento, sendo para um dia ou o valor total a ser gasto naquela campanha.

Depois é preciso determinar quando aquela campanha começará e qual será o formato, se CPC ou CPM. O próprio sistema do Facebook dá sugestões de valores estimados e baseados em outras campanhas e anúncios, segundo a média de disputas por aquele mesmo espaço.

Ao clicar no botão “Revisar anúncio” (4.) você será direcionado ao painel para visualizar todas as opções feitas, como o anúncio ficará nas laterais do Facebook. Isso pode ser saltado e você pode clicar direto em “Fazer pedido”, para enviar seu anúncios para avaliação e aprovação da equipe do Facebook.

É um momento de espera, pois o orçamento e o anúncio precisará ser revisado por alguém da equipe do Facebook para verificar se está de acordo com as diretrizes deles.

Isso pode levar de poucas horas até vários dias e não há um prazo determinado, mas sabemos que varia em média até 72 horas, quando há casos de poucos minutos para aprovação e início da campanha rodando.

Formas de pagamento de anúncios no Facebook

Você precisará pagar pelo espaço ocupado e pelos anúncios clicados/exibidos. Para o Brasil há duas formas de pagamento pelo serviço disponíveis e que garantem a liberação do dinheiro mais rápido para sua campanha começar a ser veiculada imediatamente após a aprovação.

Formas de pagamento para anúncios no Facebook

Escolhida a forma de pagamento, quando os procedimentos são aprovados, os valores serão cobrados segundo a determinação e configurações feitas.

Agora é acompanhar seus anúncios e campanhas, investindo na busca de seu público alvo.

.

68 Comentários

  1. Marcos, muito bom tutorial! Sabe se dá para realizar uma campanha direcionada a conseguir mais fãs?? Ou seja ao invés de o usuário ser direcionado para o link desejado, clicar em curtir a página?

    Abraços,

    Responder

  2. Realmente é uma ótima forma de se anunciar na internet, visto que o crescimento do Facebook é demasiadamente grande.As vantagens são imensas e os resultados podem ser bastante gratificantes para um negocio online.

    Mais um ótimo artigo Marcos (como sempre)…

    Responder

  3. Minha opnião se você pensa em conseguir fã para sua pagina, esse não é uma boa escolha.
    Fiz um teste, com 100,00 eu conseguir apenas 800 fã novos. Vale lembra que com esse valor você pode anunciar em alguma pagina, só entra em contato com os dono.

    Abraço

    Responder

  4. Marcos você experimentou anunciar? Se a resposta for sim, poderia compartilhar os dados…coisas do tipo taxa de visitas vindas do anuncio e outro detalhes que achar relevante.

    Responder

    • Zaack,
      Já anunciei e vale a pena.
      A questão é que compartilhar esse tipo de informação com dados não é relevante, especialmente porque cada produto/serviço gera um tipo de retorno diferente, tem um público diferente e um custo diferente. Não dá pra comparar uma coisa com outra.

      Responder

  5. Realmente muito interessante poder mexer no valor que pretende pagar por clique, se for um público pouco concorrido então, muito bom.
    Estava mesmo precisando de um tuto completo assim.

    Responder

  6. Parabéns Marcos, excelente tutorial. Na minha opinião, eu acho que, no aso do Facebook o CPC pra mim seria a melhor opção. Estava fazendo as contas por alto e você pagar o valor mínimo R$ 0,02 por CPC é mais vantajoso, pois pode gerar quase duas mil visitas.

    Pra quem quer visitas é uma boa opção. Porém, essa é a minha opinião pessoal.

    Responder

  7. No meu caso nao sei se compensaria pois eu queria anunciar adesivos de unha que custa 3 reais cada, comecei a fazer mas dai o preço minimo que apareceu foi de 0,25 centavos, vai que tenho 1.000 clicks dai sera 250 reais, e nem todos click significa que ira comprar seu produto dai fica aquela duvida se compensa ou nao.

    Responder

  8. Bom dia Marcos,

    Eu recebi esses dias atrás dois emails, tendo como remetente update@em.facebookmail.com, e dizendo ser da equipe de anúncios do Facebook, me oferencendo, por tempo limitado, um cupom no valor de R$ 100 para eu lançar meu primeiro anúncio grátis. Inclusive me passaram um link para eu poder entrar e começar a montar meu anúncio grátis, e também me passaram um código para inserir no momento de criar esse anúncio, para que, então, o mesmo fosse validado como anúncio gratuito.
    Portanto, eis a minha dúvida:
    Esse email é legítimo do Facebook?
    Posso confiar de que é algo sério?
    Aguardo sua resposta e, desde já, agradeço.
    Abraço,

    André Campos

    Responder

    • Olá André

      Também recebi este e-mail e tem uma típica cara de “Phishing” (pescaria), colocam informações plausíveis de aceitação, porém com vários erros de ortografia e todos os links apontam para o mesmo local parecido com o original, neste caso o facebook.

      Mas não se iluda, coloque-o como Spam e bola pra frente.

      Responder

  9. Pingback: 10 dicas para divulgar seu blog ou site

  10. Marcos, gostaria que você me xplicasse qual a diferença de fazer a campanha por um dia ou por mais dias, não é até completar os cliques não?

    Responder

    • Milton,
      é que, ao mesmo tempo que você pode definir os valores a serem gastos, você também pode escolher em que período a campanha irá rolar. Assim a campanha terá dois limites: ou o limite financeiro ou o limite da data.
      Essa escolha é questão estratégica.
      Mas também pode escolher sem limite de data ou um orçamento vitalício.

      Responder

      • Olá Marcos! Obrigado pela resposta, agora vou fazer mais outra: é possível pagar com boleto bancário? Eu não uso nem um tipo de cartão e também não gosto de ficar pedindo cartão de ninguem, já tentei fazer um anuncio pra pagar via boleto bancário mas não encontrei essa opção.

        Responder

  11. Maravilha!!
    Tudo que eu precisava!
    Já anunciei no Face com coupom de desconto q eles me enviaram e deu certo. Só não recordo como o email chegou…se foi com o endereço que o André citou….
    Quando o valor do coupom terminou parei de anunciar justamente por não saber fazer. Mas, agora com este seu tuto vou reativar.
    Valeu muuuito, Marcos, obrigada!

    Responder

  12. Olá novamente Marcos,

    Sobre as formas de pagamento,

    Se a pessoa não tiver cartão de crédito, pelo que percebi não conseguirá pagar? não existe uma forma alternativa de pagamento?

    Responder

  13. Opá, ótimo tutorial!
    Você sabe se é possível fazer uma campanha específica para quem esta conectado via celular ou tablet?? Ou só para quem estiver usando IOS ou Android??

    Responder

  14. Ola Marcos,

    Não entendi a diferença do quanto pagar por clique.
    Por que pode ser pago a partir de 0,02 e o face sugeri outros valores por clique? o que ganha a pessoa que paga a mais por clique??

    Obrigada,

    Responder

    • Juliana,

      Quem paga mais aparece em posições melhores, normalmente no topo da página, onde é mais visível para o usuário do Facebook. Pagar por clik é mais comum para nichos com muita disputa.

      Responder

  15. Pingback: Como resgatar seu Cupom de anúncio no Facebook - Criar Sites Wix

    • Eliane,

      Não é uma boa estratégia usar os anúncios do Facebook só para gerar visitas no Blog. Há métodos melhores e gratuitos.
      Claro que, para ter bons resultados no AdSense é bom ter um tráfego crescente. Procure aqui no blog algumas dicas de como ter mais visitas no Blog, gerar mais tráfego, de forma gratuita. É melhor.

      Responder

  16. Olá Marcos!

    Minha dúvida é quanto ao valor do clique. Como sei qual é o valor que está sendo pago pelo clique no momento? Isso para evitar de que eu pague mais do realmente esteja valendo. Não tenho ideia de qual seria um valor de clique ideal para meu segmento.

    Outra coisa, para conseguir mais fãs para a minha página qual é o tipo de anúncio ideal.

    Parabéns pelo post! E desde ja agradeço pelo retorno.

    Responder

    • Henrique,

      Quando optamos em pagar por clique (CPC), o próprio sistema orienta com uma média. Depois de aprovada a sua campanha, no painel de controla dos anúncios você é informado se o valor está abaixo ou acima e se precisa ser reajustado para gerar melhores resultados.
      Para ter mais fãs na sua página invista na divulgação gratuita, não vale a pena pagar para conseguir mais visitas ou mais curtidas.

      Responder

      • Muito obrigado pelo breve e esclarecido retorno.

        Mais uma ajudinha entao: você falou que o ideal é investir na divulgação gratuita para conquistar mais curtidas. Pode me dar exemplos?

        Mais uma vez, obrigado!

        Abraços

        Responder

    • Danilo.

      Isso vai depender da visibilidade do anúncio e da forma escolhida para a exibição dele. O Facebook só pode garantir a visibilidade. As visitas vão depender do interesse das pessoas.
      Você pode optar por anunciar pagando apenas por clique recebido. Desse modo dá para saber quantos cliques podem ser comprados com 10,00, dependendo do valor pago por clique.

      Responder

  17. Olá Marcos.

    Minha dúvida é referente à maneira que o Facebook define as preferências do público-alvo.

    Como o Facebook as preferências de cada usuário? Por exemplo: Se o interesse da pessoa é viagem/ Turismo, o Facebook filtra com base em que tipo de dados? Quando a pessoa cria a conta e marca as opções de interesse? Ou essa definição é baseada através de fotos, links, “curtir”, comentários na time line que façam referência de interesse do usuário de Facebook?

    Aguardo resposta.

    Obrigado e tenha uma ótima semana.

    Att,

    Carlos Eduardo Pinho Tavares
    Gerente de Marketing
    Terra Turismo & Eventos

    Belo Horizonte – MG

    Responder

    • Carlos,

      De todas as maneiras como você descreveu. O Facebook busca filtrar as informações baseado em tudo o que o usuário faz na página, nas interações, nos links que clica, naquilo que escreve e publica.

      Responder

    • Isabelle,

      Não pdá para direcionar de forma tão específica, mas apenas pelos interesses em comum. Os anúncios no Facebook são direcionados de acordo com o interesse das pessoas.

      Responder

      • Qual a melhor maneira de promover? por curtir página ou por promoção de publicação? promovi uma publicação de pacote turístico mas não estou tendo aumento de curtidas na página com isso.

        Responder

        • Isabelle,

          Depende de sua estratégia e de seu público alvo. Cada uma dessas ferramentas tem uma função para atingir públicos diferentes. Além disso, você terá que fazer testes para descobrir o que funciona melhor para o seu produto.

          Responder

  18. Ola Marcos Lemos, gostei muito do seu tutorial. Uma dúvida
    O pagamento vc escolhe o valor a pagar e desse valor, eles fazem o anuncio ate a verba acabar é isso ? Ex: paguei 50 reais e escolhi desses 50 reais tirarei 1 real por dia para gerarem o anuncio. Não corro risco de vir valores a mais na minha fatura? E so aceita cartão de crédito internacional?

    Responder

  19. Pingback: Como usar Links Patrocinados para encontrar seus clientes rapidamente | Criar Site Wix

  20. Ola, marcos mais um ótimo post,

    mais ainda tenho uma dúvida, o valor mínimo para anuncio por clique e de 0,02 centavos certo ? digamos que eu escolha esta opção e invista 100,00 reais por mês, o anuncio será direcionado da mesma forma que os outros, ? que pagam mais sendo que a única diferença e o local onde aparecerá o anuncio ? (Importante Lembrar que não desejo segmentar muito gostaria de encaminhar para um público em geral ) há possibilidades de anunciar desta forma ou o facebook não aprova o anuncio pagando um valor tão baixo.?

    Desde já

    Grato

    Responder

  21. Marcos, uma dúvida, estou tentando fazer uma publicação, mas na janela de edição de anuncio não aparece a opção feed de noticias, aparece apenas a coluna direita. Você sabe me dizer por que?

    Responder

    • Kiko,

      Todo conteúdo do Facebook compartilhado pelos usuários é exibido na “home”. Não existe uma Home padrão no Facebook. Os anúncios são apenas nos modelos descritos no tutorial acima.

      Responder

  22. Marcos, parabéns pelo conteúdo!! Uma dúvida: como configuro anúncios com orçamento diário de 1,00 real por dia?! Sei q é possível pq ja vi pessoas conseguindo, mas sempre que configuro, o facebook diz q o orçamento mínimo diário permitido é de 10,00 reais!! Fico mo aguardo.. Obrigado!!

    Responder

  23. Excelente explicação! Muito bem detalhado e de forma simples.
    Eu certamente vou indicar esse artigo aos meus seguidores que são iniciantes em Facebook Ads em fase de aprendizado.

    Obrigado por compartilhar esse conteúdo!

    Responder

  24. já cheguei a impulsionar, mas dessa forma assim ainda não o fiz, uma hora destas vou fazer pra ver se vai me dar algum resultado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.