Como ativar o novo Threaded Commenting do Blogger em Templates customizados

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Blogger lançou uma novidade, mas parece que não está funcionando bem para todos os tipos de templates. O problema pode ser conflitos no CSS ou as vezes a simples falta de um trecho de código. É bom fazer testes antes para ver como seu blog vai reagir ao Threaded Commenting (Comentários em Níveis ou Alinhados, que permite responder comentários específicos). Vou mostrar aqui algumas soluções encontradas até o momento.

Se você ainda não viu a novidade do Blogger, recomendo que leia:

Funciona exatamente como um sistema de respostas entre comentários, algo como o que temos aqui (só que nosso blog é no WordPress e o recurso é mais completo).

É altamente recomendável que você só siga os passos desse tutorial em seu blog principal depois de fazer testes e backups. Leia antes de continuar:

Basicamente a equipe do Blogger recomendou apenas configurações básicas no painel do usuário para que o recurso funcionasse. Basicamente… mas não é assim para todos. De toda forma você precisará seguir os seguintes passos para ver se será o seu caso ou se precisará de algo mais.

Ativando o Threaded Commentig no Blogger

Vá ao apinel do seu blog, clique no menu “Configurações” ~> “Outros” e marcar a opção “Completa”, como na imagem abaixo:

Salve a mudança nesse menu.

Depois clique no menu “Configurações” ~> “Postagens e comentários” e marcar “Incorporado” para as opções de locais de comentários. Observe a imagem de exemplo abaixo:

Mais uma vez salve a mudança feita nesse menu.

Vá à página de seu blog e abra algum artigo/post que já tenha alguns comentários. Deverá aparecer abaixo de cada comentário um link com a palavras “Responder”. Algo como no exemplo da imagem abaixo:

Se isso já resolveu o problema e apareceu o recurso em seu template, ótimo. Seu blog não precisa de mais nada e você pode usar o recurso, inclusive pode informar seus visitantes dessa novidade para que eles saibam usar.

Obs. 1: Configurou, mas nada apareceu ~> Reverter modelos

É possível que, depois de fazer a configuração do painel recomendada pela equipe do Blogger, o recurso não apareça. Isso pode ser falta de um trecho de código HTML na estrutura geral do seu template. A primeira coisa a fazermos será um backup completo do código fonte do seu blog.

Clique no menu “Modelo” e você verá o botão “Fazer backup/restaurar”, no canto superior direito da tela:

Clique no botão e uma janela abrirá com a opção “Fazer download do modelo completo”. Escolha para baixar o arquivo XML do código fonte completo do seu blog.

Guarde bem esse arquivo, pois ele é a segurança de que, se algo der errado, você poderá restaurar sem prejuízo para seu blog.

Ainda no meu “Modelo”, clique no botão “Editar HTML”, para visualizar toda a estrutura do código fonte do seu blog.

Na janela que abrir você verá todo o código HTML que estrutura o seu blog. Não vamos mexer em nada ainda. O que vamos fazer é reverter o modelo. Isso é usado para que o código volte ao formato original. Funciona melhor nos modelos padrões do Blogger. Em modelos customizados, o que acontece é uma revisão do sistema do Blogger que procurará se algo importante no código está faltando par que todos os recursos funcionem como esperado.

Clique no link “Reverter modelos de widget para o padrão”, como demonstrado na imagem acima, salve o modelo e volte ao seu blog para ver o resultado.

Mais uma vez abra um artigo que tenha comentários e veja se o link “Responder” aparecer abaixo de cada comentário feito e se o recurso funcionará.

Pode ser que algum gadget suma, por conta da reversão, mas a estrutura geral do seu blog continuará funcionando. Se algo der muito errado, basta reverter o backup que você fez.

Se tudo der certo e o recurso funcionar, ótimo. Bom proveito e ensine seus visitantes a usar.

Obs. 2: Reverter não funcionou ~> Verificando os códigos

Pode ser que revertendo o modelo para que o próprio sistema do Blogger adicione o que falta, não funcionará e você terá de verificar manualmente a estrutura de seu código fonte para alterar algo, se for o caso.

Já aviso que, se depois dessa incorporação manual o novo modelo de comentários do Blogger não funcionar, recomendo que espere por mais algum tempo até que surja modificações e melhorias no recurso, já que o Blogger não fez o serviço direito (na minha opinião).

Também é importante lembrar que se faça o backup sugerido na Obs.1 antes de mexer no código do Blog. Além disso, pode ser que o recurso funcione e ative normalmente, mas algumas configurações de CSS sejam trocadas. Alguns testes que fiz chegaram a apresentar falhas como o desaparecimento das fotos/avatares nos comentários.

1. Abra o código fonte do seu blog, clicando no menu “Modelo” e no botão “Editar HTML”, como demonstrado numa das imagens acima.

2. Clique na opção “Expandir modelos de widgets” para que seja possível visualizar todo o código do seu blog.

3. Procure pelas seguintes linhas em seu código (use Ctrl+F no navegador para procurar por trechos e encontrar todo o código):

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;static_page&quot;'>
<b:include data='post' name='comments'/>
</b:if>
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<b:include data='post' name='comments'/>
</b:if>

4. Se encontrar esse trecho exatamente como está aqui, então é sinal de que falta mesmo algo no seu código fonte para fazer o novo recurso de comentários do Blogger funcionar.

Mas pode ser que você não encontre isso ou que não seja exatamente assim. Se NÃO encontrar isso, veja se encontra algo como indicado no próximo passo desse tutorial.

Só siga o próximo passo se encontrar o trecho acima EXATAMENTE como indicado.

5. Caso encontre o trecho indicado no passo 3, então substitua-o por completo, colocando a seguinte modificação no lugar dele todo. Só tenha cuidado para não apagar nada extra em lugar algum:

<!--Novo código do modelo de comentário-->
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;static_page&quot;'>
<b:if cond='data:post.showThreadedComments'>
<b:include data='post' name='threaded_comments'/>
<b:else/>
<b:include data='post' name='comments'/>
</b:if>
</b:if>
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<b:if cond='data:post.showThreadedComments'>
<b:include data='post' name='threaded_comments'/>
<b:else/>
<b:include data='post' name='comments'/>
</b:if>
</b:if>
<!--Novo código do modelo de comentário-->

6. Salve o modelo. Se não aparecerem erros, abra o seu blog, busque um post que tenha comentários e veja se apareceu o link “Responder” junto aos comentários e se tudo funciona perfeitamente.

Como disse antes, pode ser que algumas configurações como cores e estilos dos comentários não esteja como originalmente no layout do seu blog. Isso é porque o novo modelo de comentários do Blogger tem seu próprio estilo CSS que não é muito compatível com modelos customizados.

Ainda estou aprendendo como fazer tais mudanças e conservar o modelo CSS padrão dos blogs customizados.

Não resolveu o problema ou algo deu errado?

Se algo deu errado, restaure o backup que você fez. O melhor mesmo é fazer tudo isso em blogs de testes para não ter risco de danificar seu blog. Portanto, siga a recomendação do início desse tutorial. Restaurando o backup, seu blog volta a funcionar como antes.

Certifique-se de que seguiu todos os passos como indicado e que nada foi feito errado ou deixado de lado.

Fez tudo como indicado? Então é sinal de que seu modelo de template customizado – feito por por terceiros – não suporta o novo serviço do Blogger. Encontrei alguns templates assim e não há mesmo o que fazer. É questão de incompatibilidade dos códigos. Melhor desistir ou encontrar outro template mais moderno.

Caso você encontre outra solução que funcione, comente abaixo ara ajudar mais blogueiros.

.

25 Comentários

  1. Olá!

    Não funcionou a reverter modelos de widgets, meu blog ficou todo desconfigurado.

    Fiz backup e tentei a parte dos códigos, mas aparece o seguinte erro de xml: “Erro ao analisar XML, linha 2515, coluna 6: The content of elements must consist of well-formed character data or markup.”

    Tem solução? Obrigado!

    Responder

  2. Finalmente consegui ativar esse modo de respostas de comentários.Eu não testei o modo de mexer no HTML mais o de “Reverter modelos de widget para o padrão” funcionou.

    Responder

  3. Marcos, muito obrigada. Há dias eu estava fuçando nos códigos dos meus blogs para ativar isso. Troquei 1001 partes diferentes do código e nada funcionou. Reverter widgets é claro que não usei porque eu perderia “trocentas” personalizações que fiz nos templates. Quando troquei o código 3 pelo código 5 funcionou na hora. Valeu!

    Responder

      • Funcionou, mas desativou outras customizações que eu tinha feito nos comentários e ficou tudo detonado. Voltei ao que era antes. Ultimamente ando com pouco tempo para “brincar” de HTML/CSS. Se eu descobrir a solução publico no meu blog. 😉

        Responder

  4. Tava esperando por essa ferramenta há um tempão.

    Tenho instalada, no blog, a caixa de comentários do facebook, que permite a interação entre os leitores e é muito interessante.

    Mas nunca consegui instalar o recurso para o formulário de comentários tradicionais, porque estava absolutamente fora da minha capacidade de entender o terrível mecanismo da linguagem CSS.

    Vou já testar (no blog de testes, claro, conforme recomendado).

    Responder

  5. nossa, há tempos que via esta opção no wordpress e me perguntava se era possível aplicá-la ao blogger!
    obrigada por compartilhar mais esta dica! já instalei mais esta ferramenta no meu blog! : )
    beijos,
    mi

    Responder

  6. Ate agora não consegui faze-lo funcionar, o meu template e o minima do próprio Blogger com algumas customizações, o código descrito no item 5 esta presente em meu blog, mas o recurso não funciona.

    Responder

  7. Graças a Deus não passei trabalho com a nova configuração, no mesmo dia editei meu html e personalizei o css dos meus comments 🙂
    Publiquei no meu novo blog 2 tutoriais sobre como personalizar a aparência dos comentários, ficaria feliz se vc fosse ver…

    [ ]s

    Responder

  8. Olá Marcos!

    Bela dica.
    O meu blog já estava configurado com estas funcionalidades que você postou, no entanto, não aparece a opção de “responder”. Eu recentemente incluí, com muito sacrifício o sistema de comentários do Facebook e mantive incorporado ao do Blogger, talvez seja por isso que não está dando certo.

    Considero seu blog um dos melhores do gênero.

    Um abraço,

    Wellington Ferreira

    Responder

  9. O que fazer?
    Meu blog mudou automaticamente para este novo sistema de comentários, mas
    quando alguém comenta pelo Blogger, o sistema de comentários do Facebook
    simplesmente desaparece.
    Não sei o motivo disso…

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Eu incorporei no meu sistema de comentário o sistema do facebook também, então meu blog possui dois sistema, o da blogger e o do facebook, no entanto, para que esse sistema de resposta funcione, é necessário retirar o sistema do facebook, isso eu não vou fazer, mas fica a dica para a galera…

    Responder

  11. Caramba! já fiz tudo isso, meu template é um modelo do próprio google e quase não tenho nenhuma customização. Já ate mudei o modelo de template para mais simples, porem não funciona o link responder. Help!

    Responder

  12. Bom dia Marcos!

    Quero muito te agradecer… Estava com problemas na opção “responder comentários” e graças a você descobri que o problema era apenas por causa da opção “incorporado” que não estava ativada. Salvou o meu dia! seu blog é show de bola. Eu ja te sigo no twitter e agora vou colocar seu banner em meu blog, parabéns!!!

    Responder

  13. Obrigado, no meu funcionou tambem, e como voce disse tal modificicação poderia mudar o jeito do blog, que foi o meu caso, mais ta tranquilo. valeu.

    Responder

  14. Meu caso é o da verificação 2 (trocando os códigos). Depois de trocar, consigo visualizar o “responder”, mas o plano de fundo dos comentários passa de branco para transparente, e eles ficam quase ilegíveis… não sei como mudar isso. Alguma ideia, Marcos? Sei que esse post tem muito tempo mas foi o que melhor explicou como inserir os comentários… se puder responder, fico muito grato!

    Responder

  15. Olá marcos!
    Muito obrigada pelas dicas, porém só consigo visualizar os comentários de posts antigos, não consigo comentar nos novos posts, você tem ideia do porquê disso?
    Grata!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.