Como Blogar de forma Eficiente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blog-eficiente Tenho percebido nesse meu tempo como metablogguer o quanto é importante ser eficiente ao publicar algo e ao se colocar na internet como editor de conteúdo, independente do nicho, do tema que você escolheu para o seu blog. Ser eficiente diz respeito diretamente à qualidade de seu trabalho e mostra claramente com que dedicação faz algo e atinge suas metas. Então a grande questão talvez seja: Como Blogar de forma eficiente?

Sempre reforçamos aqui a importância de se ter um blog original, relevante e de qualidade. Com objetivos claros e um nicho bem definido isso pode ser mais fácil. Conhecer seu público alvo e gostar do assunto escolhido ajudam a manter o rítimo e continuar motivado. Exaustivamente já falei de tudo isso em dezenas d artigos aqui, onde dou destaque aos seguinte:

O Desafio de se manter um blog é muito grande e é fundamental se destacar para ter alguma chance a longo prazo que compense todo o esforço. Há milhares de blogs surgindo diariamente e é preciso pensar como o seu blog vai se diferenciar dessa massa que chega e daquela que já está aí. Nenhum blog nasce grande e o desafio é igual para todos, já que a internet é livre e democrática, há o mesmo espaço para todos:

Ser eficiente envolve muitas coisas e podemos começar com a definição que há nos dicionários (e da Wikipedia):

“A eficiência refere-se a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.” (Wikipedia)

“Ação, capacidade de produzir um efeito. (…) Qualidade daquilo que produz o resultado esperado” (Michaelis)

Se vamos falar sobre como criar um blog eficiente é preciso entender que você tem que ser EFICIENTE, pois o seu blog é a sua cara, é o seu lugar de expor sua forma de pensar, debater, compartilhar informações e se relacionar com as pessoas em busca de visitas, ganhos financeiros (monetização), entre outras formas de retorno de seu empenho. A eficiência de seu blog implica diretamente na sua capacidade de “empregar recursos e obter resultados”.

1. Procurar inspiração.

Perguntaram para mim no Twitter (se quiser me seguir: @hordones), certa vez, como consigo escrever tantos artigos, sem perder a inspiração e continuar sendo relevante e manter o nível de qualidade. Não nego, nem vou ficar de “falsa modéstia” dizendo que “nem sou tão bom assim”. Sei que meus artigos – ao menos a maioria deles é bom e agrada o meu público alvo.

Mas só consigo isso porque leio muito, muito mesmo. Essa foi a minha resposta para o questionamento.

Tive um professor de Exegese Bíblica, no meu cursos de teologia, o Padre Beijamim (já falecido), que dizia que para se escrever mil palavras é preciso ler dez mil. Passo a maior parte do tempo que estou na internet lendo e pesquisando sobre todos os assuntos que gosto e tenho interesse. Só de Feeds que sigo são mais de 40 sites, fora os links que recebo via Twitter das pessoas que acompanho, e minhas pesquisas diárias para poder escrever e publicar aqui no [ Ferramentas Blog ].

Você pode ter um blog que conte piadas, mesmo assim terá que passar algum tempo lendo e vendo o que outros estão fazendo e saber o que está na moda e o que agrada o seu público. Se você receber muitas visitas vindas de Portugal (como é o meu caso aqui) não vai poder ficar contando piadas de português ou vai perder leitores.

Assim dá pra ficar mais claro a importância de sempre pesquisar. Só assim você se manterá informado e em sintonia com o que o seu público procura e você será mais eficiente na hora de publicar seus artigos, até antecipando tendência e assuntos.

Há muitas fontes de inspiração e sempre recomendo os fóruns de debates e os agregadores de conteúdo, que são os lugares onde a informação “chega primeiro”. É preciso participar das redes sociais de forma intensa e interessada nas pessoas. Sei que é uma avalanche de coisas todos os dias, mas com o tempo se aprende a ser seletivo e criterioso nas escolhas do que se deve ler e quais são os caminhos mais seguros na busca por conteúdo e conhecimento.

2. Fazer pesquisas.

Se já sabe onde encontrar inspiração, então precisa confrontar as opiniões, saber onde já foi publicado e a forma como isso já está exposto por outros. Originalidade é a palavra de ordem nessa hora. Se vai fazer o que outros já fizeram, qual valor terá o seu blog e o que de mais você irá oferecer para o seu público se interessar pelo seu conteúdo e não por de outros?

Pesquisar também ajuda a descobrir quais são as melhores palavras-chave a serem usadas no texto, como citar outros artigos como fonte (nada de copiar dos outros) e como ampliar o debate melhorando o conteúdo que foi distribuído antes de você. Nesse caso o Google é a grande ferramenta já que a velocidade de indexação de alguns temas está relacionada à sua taxa de buscas e de publicação por outros, bem como a forma com as palavras-chave são usadas para determinar a relevância de algo.

3. Escrevendo o artigo.

Se ler muito é fundamental para se poder escrever, escrever muito é extremamente importante para se melhorar essa habilidade. Sim, isso é uma habilidade que não compete a todos, mas se pode aprimorar com dedicação e treino.

Dedique sempre tempo para seus artigos e não escreva só para ter o que publicar em seu blog. Textos mal escritos, com erros gramaticais, linguagem coloquial e erros de grafia afastam seus leitores e passa um ar de ignorância. você nunca ficará livre de erros totalmente (já deve até ter encontrado erros em meus artigos), mas é importante minimizar esses erros para não afetarem a boa leitura e a fluência de seus textos.

Ter um dicionário é importante, bem como uma gramática e fazer consultas quando surgirem dúvidas. Há dicionários de conjugação verbal e sites que ajudam você a sempre escrever com concordância. De outra forma mais simples é sempre bom usar os editores de textos com seus corretores ortográficos; isso já ajuda muito e poupa tempo.

Sempre faça rascunhos e/ou resumo antes de começar a escrever como um plano para não escrever sem rumo, saber escolher bom o título e subtítulos. Isso é outra coisa indispensável para quem escreve em blogs, para quem publica na internet, já que dependemos de palavras-chave bem usadas para sermos bem indexa

dos pelos mecanismos de busca. Então será preciso pesquisar tais palavras e escolher bem como usá-las no texto para ter um retorno satisfatório. Só depois escreva o texto dedicando tempo e sem correria para terminar.

4. Imagens, vídeo e títulos.

Um artigo de blog não é composto apenas por palavras, mas de imagens, títulos e links que dão dinâmica à leitura. Conforme disse no passo anterior, é importante, junto do resumo e rascunho, pesquisar quais as melhores imagens (e se será necessário usá-las) para ilustrar o texto. Os vídeos são outra forma de ilustração junto com a edição e formatação do texto para que componha bem o layout de seu blog.

As cores que serão usadas e a forma como o texto será distribuído em sua página é que darão ao leitor a navegabilidade e fluidez por sua página. Ser agradável é importante para que o leitor não tenha pressa de ir e se sinta a vontade para continuar navegando. A organização de seu texto pode ajudar na fidelização desses leitores que virão, se gostarem do que virem.

5. Revisando os passos.

Nunca publique sem antes fazer uma pequena revisão, confrontando com uma leitura crítica e atenta. O texto, por mais que pareça pronto e acabado sempre terá algo por fazer e/ou reorganizar. Só lendo o texto com atenção é que você saberá se tudo está na devida ordem e se a gramática está coerente e adequada.

Com essa revisão você poderá ver onde podem ser adicionados os links internos e externos e se as imagens não atrapalham o texto e se tudo ficará bem em seu layout.

Assim você poderá agendar a publicação, visualizar previamente, lembra-se de detalhes como os Marcadores (tags). Feito tudo isso, agora é hora de publicar em seu blog, mas seu trabalho não acaba aqui.

6. Promovendo seu artigo e seguindo os resultados.

Distribuir seu conteúdo pelas redes-sociais e agregadores de conteúdo é indispensável para chegar até o seu público alvo. Mesmo que o seu blog tenha uma boa indexação no Google e gere boa visitação vinda de lá, não é bom depender apenas dos buscadores e da sorte para ter seus textos lidos. Até escrevi um artigo justamente sobre isso:

Sua credibilidade e relação com outros blogueiros e sites, fóruns e redes-sociais é importante para atrair mais visitas consistentes para o seu blog.

E, se seu conteúdo foi distribuído, é preciso medir os resultados para saber se seu público leu, se seus objetivos para com aquele artigo foram atingidos. É preciso ver as estatísticas diárias de seu blog e entender como seus leitores reagem à tudo o que você publica em seu blog para saber o que pode dar mais retorno e ser mais eficiente.

Concluindo.

De forma bem objetiva é preciso que você saiba o que quer de seu blog e quais os caminhos tem tomado para ele. Um blog precisa de rumos claros e seriedade para ter visitas de qualidade e constantemente crescente. Um blog é feito de conteúdo e todo o cuidado com o que você publica é o mais importante a ser feito todos os dias. Por iso dedique-se ao seu blog diariamente, o máximo que você puder para torná-lo mais eficiente e sério.

Leia os artigos que que citamos e aprofundo o que você tem feito.

Outros artigos relacionados:

Fonte de inspiração para esse artigo: How to Blog Effectively.

.

3 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.