Como capturar e-mail dos visitantes do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O e-mail ainda é uma grande forma de contato e fonte de visitas para Blogs. Muitos blogueiros acabam desprezando newsletter e envios periódicos de informativos por e-mail, preferindo apenas as redes sociais, mas perdem ao não investir no crescimento de suas listas de contatos diretos. Reuni algumas dicas de como capturar e-mails de seus visitantes.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

A primeira coisa que devemos lembrar aqui é que tudo deve ser feito de forma natural e com o consentimento do visitante. Qualquer lista de e-mails criada sem que as pessoas tenha solicitado ou se cadastrado espontaneamente pode gerar grande prejuízo para seu Blog e seus projetos.

Ninguém gosta de SPAM e isso pode arruinar a reputação e imagem de seu Blog na internet.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas de como você pode ampliar a sua lista de assinantes de Newsletter, bem como de pessoas que querem receber informações extras sobre seu blog, promoções e produtos.

Uma lita de e-mail bem construída a partir do interesse do seu público alvo, pode se tornar uma grande fonte de renda extra e de muitas visitas constantes para seu Blog. Trata-se da ideia de fidelizar ao máximo o seu público e nunca perder contato com ele.

1. Convite para assinar Newsletter

O método mais simples e sempre o convite direto. Se o seu blog tem uma conta no FeedBurner da Google, então pode usar o recurso de newsletter deles para capturar e-mail de pessoas que queiram receber suas atualizações direto na caixa de entrada sempre que você publicar novos artigos.

O próprio Blogger tem um gadget que convida as pessoas a assinarem a Newsletter do seu Blog: Gadget do Blogger “Seguir por e-mail”: Newsletter padrão do Blogger.

Para quem usa o WordPress.ORG, recomendamos o Popup Domination que é um plugin muito eficiente e poderoso.

Esse convite pode ser feito em cada artigo, ao final, ou mesmo por um gadget na barra lateral e o uso de Pop ups que destacam o seu conteúdo. É sempre bom deixar claro que você só enviará coisas relacionadas ao seu nicho e ao conteúdo do Blog.

2. Trocar assinatura por um Infoproduto

As pessoas gostam de ganhar brindes e oferecer algo gratuitamente em troca da assinatura de sua lista por gerar grande resultado, ampliando seus contatos de forma exponencial. Um simples e-book, um vídeo exclusivo ou um acesso restrito a alguma informação sempre geram curiosidade e interesse das pessoas. Essa troca pode atrair mais seguidores inclusive para suas redes sociais.

Você pode ver o email de todos os seus assinantes do Feedburner com essa dica que damos aqui no artigo “Como usar a lista de emails do seu Feedburner Newsletter e divulgar seu blog“, inclusive para exportar e usar em algum serviço de envio de emails.

3. Fazendo pesquisa/enquetes

Se você já tem um público relativamente fiel, pode ser interessante pesquisar a opinião das pessoas sobre algum assunto ou mesmo sobre o que pensam do seu Blog. Com isso você pode ter muito mais do que o contato delas, como também informações extras.

Também é preciso deixar claro na pesquisa que o email será usado para enviar informações relativas ao blog e que não será praticado SPAM ou coisas do tipo.

Essa pesquisa também pode ser em forma de enquete, o que torna ainda mais interessante se as pessoas tiverem curiosidade em saber qual será o resultado e puderem opinar.

4. Provendo sorteios/promoções

Depois da troca da assinatura por um infoproduto, fazer promoções e sorteios é uma grande fonte de fidelização e atrai a curiosidade de muita gente. Divulgar uma promoção gera tráfego para seu blog, amplia o seu público e visitas diretamente enquanto durar a promoção e tem mais facilidade para conseguir que as pessoas entreguem voluntariamente seus dados de nome e email.

Para essas dias últimas dicas, você pode usar o Google Drive (Docs) para criar as enquetes e formulários, onde as pessoas vão se inscrever: Como criar formulários e enquetes para seu blog usando o Google Docs. Isso facilita para filtrar os dados reunidos e gerar listas.

5. Seja útil e relevante

É fundamente que, para sua lista crescer e as pessoas se manterem nela, que tudo o que você produz e compartilha seja útil e relevante para seu público alvo. Só assim seu visitante vai se interessar em manter contato e sempre receber mais e-mails seus.

Se periodicamente você vai enviar algo para as pessoas da sua lista, que seja aquilo que elas esperam. Qualquer coisa fora disso vão cancelar a assinatura ou perderão o interesse em seu Blog.

Tem algo mais?

E você, o que mais sugere para indicar aos blogueiros como dicas para capturar emails de seus visitantes de forma natural? Aproveite os comentários para compartilhar suas experiências.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

15 Comentários

  1. Eu recomendo ao Ferramentas Blog que disponibilize em seu canal no Youtube um vídeo que explica passo a passo como disponibilizar a caixa de newsletter no Blogger.

    Responder

  2. Marcos, eu tinha esse gadget no meu blog até pouco tempo, quando li em uma de suas publicações onde dizia que o feedburner da google iria acabar, daí retirei ele do meu blog… Tipo, queria saber se ainda existe um meio de fazer com que minhas publicações sejam enviadas para o email dos meus leitores por meio de algo parecido ao feedburner da google…. Existe? se existe, qual você me indicaria já que tenho a plataforma blogger? Esse gadget que você citou na publicação ainda funciona para o feedburner? Desde já agradeço a atenção…

    Att. Romirys Cavalcante

    Responder

  3. Ola Marcos, com certeza é muito importante se ter uma lista. Até um tempo atrás não dava muita importância, mais depois de passar a utilizar essa ferramenta, obtive um ótimo resultado. As visitas em meu blog aumentaram e passei a vender alguns infoprodutos que promovo. Uma forma em que capturo de 10 a 20 contatos por dia é oferecendo brindes na página de fans do facebook e em grupos relacionados ao meu nicho. Parabéns pelo Artigo e um Grande Abraço!!! Admiro muito o seu trabalho.

    Responder

  4. Pingback: Como enviar Email Marketing e Newsletter do seu Blog - [ Ferramentas Blog ]

  5. Marcos eu prefiro usar a técnica de convidar o leitor a se inscrever no feed no fim da postagem, porque se ele chegou até o fim é porque gostou do conteúdo. Porém eu pretendo nunca usar um pop-up pois eu acho muito chato ter que ficar fechado aquela janelinha, e não faria isso com meus leitores.

    Acho que se algum dia eu for usar algum convite “mais agressivo” vai ser uma pequena mensagem que aparece no canto depois do leitor ler o artigo. Esse sim é bacana.

    Responder

  6. Boa noite. Concordo com o Gustavo, esse negócio de ficar fechando janelinha é muito chato mesmo e penso que muitos blogueiros deveriam rever isso e também aqueles anúncios que se abrem ,quando sem querer passamos o mouse, já deixei vários blogs por conta disso. Acho que o que o Romyres Cavalcante disse, foi parecido com o que aconteceu comigo. Você fez um post, onde dizia que o Adsense, deixaria de pagar por feed. Na época também entendi que o Feedburner iria acabar, mas graças a DEUS, resolvi não tirar do meu blog. Muito boa postagem…Obrigada

    Responder

  7. Olá, Marcos.

    Excelente artigo sobre captura de e-mail para formação da lista.
    Marcos, uma das coisas que acho importante para concretizar essa lista de captura é oferecer um e-book, curso ou algo para o leitor. Mas e para quem não possui infoproduto, e-book, vídeo, etc, para oferecer? Como proceder nessa situação?

    Outra dúvida. Como faço para colocar os ícones (botões) das redes sociais, flutuando e rolando, no lado esquerdo dos artigos e páginas do meu blog, como apresenta no seu? Há algum plugin ou algum código de HTML?
    Um abraço e obrigado.

    Responder

  8. Pingback: A ESTRUTURA DE UM BLOG DE SUCESSO/ Por Marcos Lemos

  9. Estou iniciando no marketing digital mas já ouvi falar que os plugins com captura de emails através de popup tem mais conversão que as outras formas. Me corrijam se estiver errada.

    Responder

    • Nice,

      Sim, para a maioria dos Blogs e sites, o popup funciona melhor. Mas vai depender muito do seu público. No meu caso, por exemplo, esse formato é mais ignorado e a indicação na barra lateral funciona melhor.
      É importante fazer testes e conhecer seu público.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.