Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Artigo para a Revista Blogosfera
A Revista Blogosfera chega à sua quinta edição, dessa vez com vários artigos voltados para monetização de Blogs. Dicas de ótimos blogueiros para ajudar você a ganhar dinheiro com seu blog. Abaixo segue o meu artigo, para você ler um trecho e o link para fazer o download GRATUITO da nova edição da Revista Blogosfera. Tratei sobre um tema que poucos blogueiros pensam: como conseguir anunciantes diretos.

Para fazer o download GRÁTIS da Revista Blogosfera, basta seguir o link.

Para provocar sua curiosidade, deixo aqui uma parte de meu artigo publicado nessa edição. Toda essa edição é volta para dicas de monetização e recomendo que leia tudo com muita atenção.

Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog

São 5 pontos extremamente importantes para você conquistar seus primeiros anunciantes diretos no Blog.

A prática mais comum de monetização de blogs e sites hoje é o uso de Programas Afiliados, especialmente o AdSense da Google por sua facilidade de implantação e adaptação a praticamente qualquer conteúdo de blog. É possível usar os programas Afiliados como um maneira de descobrir o potencial comercial de seu blog, para mais tarde conquistar anunciantes e/ou patrocinadores diretos.

Não é para todo tipo de blog que os programas afiliados sempre serão rentáveis, dependendo do seu público alvo somado ao tipo de conteúdo que você produz. É bom estar preparado para conseguir anunciantes diretos que pagarão pelo espaço ocupado.

Uma coisa que aprendi com o Paulo Faustino do Escola Dinheiro é não colocar todas as suas fichas num único método de monetização. Eu tenho minhas preferências e até um pouco de dificuldades de me acertar com programas afiliados. Para meu estilo de trabalho os anunciantes diretos dão mais certo e sobra espaço para a divulgação de meus próprios produtos e serviços.

Conquistando anunciantes diretos

Não preciso falar aqui o óbvio sobre como é importante criar conteúdo de qualidade e focar-se num público específico. Sem isso o seu blog nunca conseguirá ser consistente. O que a maioria das empresas e agências procuram são trabalhos consistentes e duradouros.

1. Longevidade é o primeiro passo = É importante que o projeto para seu blog seja a longo prazo e tenha algum tempo de existência. Blogs novos e com pouco conteúdo podem não convencer os possíveis anunciantes de sua capacidade.

Por isso é importante dedicar-se no início à monetização com programas afiliados, aprender o potencial de retorno do seu trabalho e consolidar-se em seu nicho. Isso pode levar um tempo. Penso eu que isso leva mais de 1 ano.

2. Layout e plataforma = É preciso ter bem definido os espaços disponíveis em seu blog para anúncios e este layout tem que ter alta qualidade gráfica/visual e ser de fácil usabilidade. Se você quer ganhar dinheiro com seu blog, seja com anunciantes diretos, programas afiliados ou mesmo produtos/serviços próprios, recomendo fortemente investir na compra de um layout exclusivo e desenhado especialmente para seu blog.

Outro ponto importante é a plataforma. O Blogger (BlogSpot) é muito bom e tem potencial para se construir ótimos blogs, mas não é o que vou recomendar. O melhor mesmo é ir para plataformas como o WordPress.org. Existem plugins de rastreamento que auxiliam você a mensurar o potencial de cada espaço de banners. Anunciantes gostam de dados para medir os resultados. Além disso, seu blog precisa parecer o mais profissional e sério possível, isso passa pela plataforma usada.

3. Mídia Kit = A forma mais prática de mostrar que seu blog está disponível para negociações diretas com anunciantes e agências é através de uma página de Mídia Kit. Pode ser um arquivo PDF, uma apresentação ou uma página em seu blog mesmo.

.

Para ler o restante do artigo basta fazer o download GRATUITO da Revista e aprender muito mais com outros blogueiros:

.

10 Comentários

  1. Ótimas dicas Marcos Lemos, acredito fielmente na plataforma WordPress e suas vantagens. Um ponto importante que você e muitos blogueiros de sucesso comentam e eu concordo, é que é necessário fidelizar os leitores,ter um bom número de visitas, e entre outros, antes de pensar em monetização.
    Obrigado, até logo.

    Responder

  2. Ainda não fiz o meu midia kit por achar que está tudo muito recente mas as suas dicas realmente são interessantes.

    Estarei fazendo o download e depois lhe dou um feedback

    Desde já agradeço

    Responder

  3. Belo artigo,

    realmente o tempo para que anunciantes diretos venham se interessar é grande, no meu caso foi cerca de 1 ano e 4 meses.

    Acho que para alcançar temos que trabalhar e ter compromisso.

    Responder

  4. Olá Marcos Lemos, nos últimos dias li seus artigos sobre seu casamento e gostaria de parabenizá-lo, você merece (por tudo que já vi sobre você na internet, além do seu maravilhoso trabalho!). Em relação a conquistar anunciantes, li seu artigo e parabéns por ele, realmente o site precisa atender a todos esses quesitos que você citou, incluindo um bom layout, um tempo de vida razoável, um bom conteúdo (na minha opinião uma das coisas mais importantes), etc… Parabéns!

    Forte abraço e sucesso! 😀

    Responder

  5. Olá Marcos, olá galera. A minha opinião é a seguinte: Manter um blog e perder seu tempo nele é importante também monetiza-lo. Acho que temos que dá valor ao nosso trabalho constante e de qualidade. Abraços.

    Responder

  6. Olá Marcos, tenho acompanhado algumas publicações tua e confesso que acho muito boas, parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido. Tenho um blog recente e estou aprendendo muita coisa contigo.
    Muito sucesso…

    Responder

  7. Ainda bem que nas minhas pesquisas encontrei seu site. Atentar para bons conselhos nunca é demais. Estou trabalhando em um nicho que achei interessante pela pouca concorrência – o JEANS. Depois de ler seus textos, preciso realmente botar o pé no freio e não tentar monetizar agora no inicio (atirando pra todo lado), pra poder trabalhar pra valer e ter conteudo de qualidade. Agradeço sua visão do assunto colocando as coisas bem claras. Ajuda muito, com certeza. APENAS UMA PERGUNTA: Quando encontro uma materia em outro site, que percebo que cabe no meu nicho, pretendendo colocá-la no meu blog, o que fazer com os créditos, permissão e etc?. Ou isto não se faz de modo algum. Obrigado se responder.

    Responder

    • NUNCA copie conteúdo de outros blogs, mesmo que você cite a fonte e o autor. Copiar e duplicar conteúdo, além de crime é prejudicial para seu Blog e recebe punições da Google.

      Gostou de algo, cite o link e recomende que seus visitantes acesse o artigo original e leiam no blog original.

      Responder

  8. Você utilizou as colocações de uma maneira muito útil para passar a informação que por sua vez, é de muita qualidade. Parabéns e continue nos ajudando com o FerramentasBlog. Forte abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.