Como criar e editar Postagens no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Com o novo painel do Blogger, muitos blogueiros, e até os novatos, estão tendo dificuldades simples para usar os recurso mais importantes. O mais básico e importante é saber como usar os recursos do editor de postagens, onde podemos escrever nossos artigos e formatar o texto para ser publicado no Blog. Praticamente tudo o que você precisa está lá e é muito fácil de usar. Sabendo usar o editor de Postagens, você também aprenderá a editar as páginas estáticas, já que o modelo é o mesmo.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Pode parecer um tutorial muito básico, mas é importante olharmos para o geral de vez em quando para saber se estamos usando bem os recursos disponíveis.

Quando vamos criar um novo artigo no Blogger, não podemos confundir com “Páginas” ou “Páginas estáticas” que são outra forma de conteúdo do Blogger. A confusão etá no nome, já que muitos chamam os artigos de um blog como “página”.

As postagens, ou artigos, precisam ser criados clicando no ícone do lápis. Não tem um menu próprio na barra de menus do painel do Blogger. Aparece esse ícone ou na página principal do painel ou no painel específico do seu blog, como nas imagens abaixo.

Ou então:

Depois de clicar nesse botão, o editor de postagens do Blogger, abrirá numa janela inteira, sumindo com o menu do painel e abrindo novas opções específicas para a construção do seu texto.

Cada ponto tem uma função importante e é o que vamos ver agora. Observe a imagem abaixo:

O mais evidente são os espaços para “Título da postagem” e a área do conteúdo da postagem. É de extrema importância que todos os artigos do seu blog tenham um título escrito onde é indicado, pois é o título que individualiza o conteúdo e cria a URL (o endereço) de cada conteúdo.

No corpo da postagem você pode adicionar vários recursos além do texto e pode formatar o texto, mudando a fonte, cores, amanho, estilo e inserindo parágrafos, imagens e até vídeos.

Escrever ou HTML?

Muitos têm dificuldades de usar o editor, pois ele possibilita dois formatos de criação do conteúdo. Veja na imagem onde indicamos com a seta e o número 6. Por padrão é ideal que você deixe marcada a opção “Escrever”. Nela se visualiza melhor o resultados da aplicação das formatações e qualquer conteúdo do artigo.

Já no modo “HTML” você visualiza o código que aplica as formatações e conteúdos na linguagem da internet. Desse modo, aquele mesmo texto do exemplo na imagem acima, fica da seguinte forma no modo “HTML”:

Para muitos usuários é impossível saber e entender esses códigos HTML. Note que até a barra de ferramentas, que na primeira imagem está dentro do retângulo vermelho, praticamente sumiu com os recursos disponíveis.

A vantagem do Blogger é que você pode ir visualizando no seu layout como ficará o texto antes de publicá-lo, bastando clicar no botão Visualizar (3.).

É importante salvar cada parte à medida que for escrevendo para não perder nada, clicando no botão “Salvar” (2.). Com o botão salvar é que criamos os rascunhos para voltar a editar ou completar depois. Salvando, você pode fechar (4.) o artigo sem publicá-lo ou se desistir dele.

Por fim, o mais importante, o botão “Publicar” (1.) que, como o nome diz, vai enviar seu novo artigo diretamente para o seu blog e tornando-o disponível para seus leitores.

Menu Configurações de Postagens

Você pode notar que há um menu na lateral direita do editor. Ele contém opções mais específicas para o trato daquele artigo.

  • Marcadores: Os marcadores são a forma de separar seus artigos por temas gerais e palavras que os classifique. É como criar categorias de conteúdos, facilitando a busca por informações dentro do seu blog.
  • Programar: você pode escolher quando o artigo será publicado, podendo agendar para datas futuras, montando um repertório de artigos, sem precisar criar conteúdo diariamente, o que deixa seu blog no “piloto automático”.
  • Local: É possível geolocalizar seus artigos como uma forma de compartilhar seu local. É ótimo para blogueiros que escrevem sobre viagens e turismo, para indicar num mapa onde criaram aquele conteúdo.
  • Descrição da página: esse é um recurso novo de SEO do Blogger e é preciso estudar como usá-lo antes de aplicar no seu blog. Recomendo ler: Configurações de SEO para o Blogger – Preferências de pesquisa
  • Opções: são recursos mais avançados como permitir ou não comentários naquele post específico, exibir os códigos HTML para os visitantes e como usar as quebras de linhas (se simples ou dupla).
  • Tags de robôs personalizadas: Outro recurso novo para SEO e volto a recomendar o link citado acima.

Agora você já conhece todo o painel do editor de postagens do Blogger e pode usar melhor os recursos disponíveis.

15 Comentários

  1. Não acho um tutorial muito útil… Quem quer ter um blog, o mínimo de conhecimento deve ser em criar postagens…

    Quem não conhecer o painel do Blogger provavelmente nem liga o PC, pois o Windows tem configurações básicas mais difíceis que postar num blog grátis.

    Responder

    • João,
      para você pode ser um tutorial inútil, mas para muitos iniciantes, é fundamental conhecer desde o básico antes de dar passos mais complexos. Aqui no [ Ferramentas Blog ] tentamos pensar nas necessidades e dúvidas de todos em todos os níveis.

      Responder

      • Mas o problema cara é que você não foi muito afundo no assunto você digamos viu só pro cima não aprofundou ou deu exemplos se você aprofundarse nele iria ficar bem legal ^^

        Responder

  2. Olá Paulo,

    preciso de ajuda rápido colega. Nao sei porque mas desde ontem 27/06 a página do meu blog nao esta carregando.

    Eu peguei uma dica aqui no FB com voce para mudar o .br do blog e voltar para .com somente. E tudo certo.

    Nao sei se tem a ver (creio que nao) mas quando clico na pesquisa do google sobre o link da pagina principal do blog ou quando digito na barra de ferramentas somente ele, entao fica uma “briga” de links entre o .com e o .br tipo um tentando e o outro tambem mas a página nao abre.

    Vou deixar aqui o link para voce testar e ver (e excluir o link ok, odeio deixar link em comentarios).

    O que pode ser?

    Responder

    • Marcos desculpa pelo “Paulo”, é que fui no CB tambem pra falar com ele.

      Só para adicionar um detalhe no que te falei: o unico navegador que consigo acessar o blog é o FF. Nem Opera, IE, Chrome, Rockmelt, nada dá…

      Responder

  3. Olá Marcos
    Depois dessa mudança perdi até a vontade de atualizr meus blogs – o problema é q eu os amo! 🙁
    Estou achando td horrivel, mas enfim, é adaptar-se ou abandonar.

    Desejaria sua orientação numa questão:
    Não consigo encontrar mais a opção “editar postagens”
    Em um dos meus blogs de poesias por exemplo, não consigo “ver” se uma poesia que vou postar já foi publicada.

    Vejo sim, mas dessa forma: indo na página inicial do blog, clicando no marcador que quero consultar e assim fico sabendo se vou ou não repetir uma poesia daquele autor.
    Deu prá entender? É somente esse recurso que disponho nessa nova interface?
    Abraços e obrigado por qualquer esclarecimento

    Responder

  4. Olá, Marcos!!!
    Utilizo o blogger há algum tempo. No entanto, fiz um blog recentemente e não sei como, as opções de ferramentas desapareceram! Não consigo modificar o meu layout, por exemplo, porque não encontro o painel para esta opção. Só consigo mexer em postagens. Porque isso? Como faço para ter acesso novamente a essas opções? Me ajude, por favor?! Preciso consertar isso já, meu emprego depende disto! =[
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.