Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

sitemap-blogs-sites É praticamente impossível ter uma boa indexação no Google e aparecer bem posicionado nos resultados das buscas em outros buscadores também, sem tomar algumas medidas mínimas para tornar seu conteúdo plenamente visível para os robôs que fazem essas classificações. Uma dessas medidas a serem tomadas por qualquer blogueiro é criar um Sitemap completo e sempre atualizado do Blog. Também é fundamental enviar isso para os serviços de buscas, avisando que seu blog tem um Sitemap.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

O que é um Sitemap?

Basicamente consiste num mapa de links de tudo o que contém seu blog e que aponte para todos os artigos e páginas disponíveis e que têm algo relevante, útil para ser encontrado por alguém.

“Os Sitemaps são uma forma fácil para os webmasters de informar os mecanismos de pesquisa sobre seus sites disponíveis para indexação. Em sua composição mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que relaciona os URLS de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando ele foi atualizado pela última vez; com que freqüência ele é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisas possam indexar o site de maneira mais inteligente.”

(sitemaps.org)

A vantagem de se ter um blog é que existem formas de substituir a criação manual de um Sitemap por outros recursos que produzem o mesmo resultado. Esse Sitemap precisa ser enviado para os serviços de Webmasters dos buscadores para que facilitem que seu conteúdo seja devidamente encontrado.

Como criar um Sitemap para seu Blog.

Tanto para quem usa o Blogger, quanto para quem usa o WordPress, a forma mais simples é usar o Feed/RSS como modelo de Sitemap. Para isso funcionar você precisa de um gerenciador de Feeds para seu blog e recomendamos o FeedBurner da Google por ser mais simples de usar.

Pelo Feedburner você terá um endereço de sua página de Feed, que normalmente qualquer pessoa poderá usar para acompanhar as atualizações de seu blog. Com isso, o sitemap de seu blog poderá ser adicionado nos serviços de Webmasters (vamos explicar melhor logo abaixo) sem precisar criar um arquivo do tipo XML e sem precisar se preocupar com atualizar as informações constantemente.

Se você tem um blog no Blogger, usar o endereço de Feed do seu blog como Sitemap é sua única e melhor opção, além de ser a mais simples e a mais indicada pelo próprio serviço do Blogger.

Mas se você usa o WordPress.org (com hospedagem e domínio próprio), pode instalar um plugin que cria um sitemap ou pode usar o endereço de Feed como opção mais simples.

webmasters_537

Como enviar o Sitemap para os serviços de Webmasters.

Basicamente quando falamos de mecanismos de busca, estamos falando do Google, que é o mais usado por todo o mundo, mas aqui também ensinamos como investir em outros buscadores, como o Bing da Microsoft e o Yahoo Search. Já publicamos diversos artigos específicos para cada caso e você pode ver cada um aqui:

Em todos os três casos você sempre vai precisar de um endereço de sitemap para enviar para eles. Como disse antes, pode ser o endereço do Feed de seu blog e você vai precisar observar se usa o Feedburner para gerenciar seu Feed. Também pode enviar o link de um arquivo XML gerado por plugin, no caso de quem usa o WordPress.

Enviar seu sitemap para esses serviços não significa que seu blog será melhor posicionado nos resultados orgânicos das buscas e nada garante que todo o conteúdo de seu blog será indexado, pois esses buscadores usam critérios e algoritmos que levam em conta milhares de fatores de um site ou blog em comparação com as centenas de milhares de sites já indexados em seus banco de dados. Também é um processo demorado.

Um pouco mais sobre indexação:

14 Comentários

  1. Marcos,

    Em caso de, após indexar a sitemap nas ferramentas de webmaster, o endereço do blog mudar, é preciso reindexar? É possível que a quantidade de links "zere"?

    Responder

  2. @Luiza,

    Quando trocamos o endereço de nosso blog é preciso avisar os serviços onde cadastramos o endereço antigo.
    E, sim, perdemos os links que tinhamos, já que apontam para o endereço antigo. Mas vc pode usar um redirecionador para que quem chegar no link antigo, ser enviado para o novo link. No Blogger isso é automático. No WordPress existem plugins.

    Responder

  3. Na primeira semana meu blog não aparecia na pesquisa do Google.

    Com duas semanas de criação, percebi que ele já podia ser encontrado na pesquisa.

    No Bing percebi o mesmo, que o site é registrado na pesquisa mas não aparecem os posts como no Google.

    Meu blog completa três semanas, já tenho o Feed e através deste blog estou descobrindo coisas muito interessantes. É meu primeiro blog!

    Obrigado pelas dicas!

    Responder

  4. Já procurei em diversos lugares e nao consegui resolvre meu problema, eu tenho um blog de tutoriais, altamente indexado pelo google e no webmaster tools tem mais links idexados do que realmente tem no blog, usava entao a extensão .blogspot.com, fiz outro blog com outro nome transferi as postagens para ele, fiz o mesmo sistema usando feed/rss e adicionei o sitemap atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100 e aumentando o valor de index até alcançar o numero de postagens, e começou a indexar normalmente, ai comprei um dominio .com e acabou meu sossego ja refiz o feed varias vezes cadastrei no webmaster tools meublog.com http://www.meublog.com e tentei usar meublog.blogspot.com e não indexa nada, miha intenção era acabar com o primeiro e utilizar somente o segundo .com, será que é por causa do conteúdo identico, pensei em excluir o primeiro mas ele ta so aumentando o trafego e o .com tem 6 visitas só que provavelmente são minhas. o que eu faço help-me.

    Responder

  5. @Cássio,

    Quando mudamos a URL de nosso blog perdemos visitas mesmo até a migração seja completa.
    Ao que parece você nào fez uma migração completa, apenas registrou o domínio, mas nào trocou o endereço no painel do Blogger.
    Além disso, é preciso apagar o cadastro no Webmaster Tools do antigo endereço e recriar o do novo totalmente para evitar conteúdo duplicado.

    Olha, o máximo que posso fazer é imaginar o que deu errado. você mesmo terá que refazer seus passos e descobrir onde errou.

    Responder

  6. Pingback: Novo formato de Sitelinks do Google | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Meta descrições duplicadas: como resolver esse problema em seu Blog – Técnicas de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  8. Eu tenho um site do tipo site.com.br e um blog no estilo site.com.br/blog. Na pasta do site (public_html) coloquei um sitemap do tipo sitemap.html e, na do blog, usei um sitemap do estilo sitemap.xml (esse é gerado por um plugin, que faz atualizações automaticas).

    Tem algum problema nisso? Será que preciso tirar um deles ou, ainda, adicionar um sitemap no formato xml na pasta principal?

    Obrigado.

    Responder

  9. Olá, eu tenho um site no blogger e adicionei o sitemap ao Google Webmaster Tools; porém percebi que o sitemap fica apenas com os links que existiam antes que eu enviasse, os novos links não fazem parte, só se eu enviar novamente.

    É necessário ficar reenviando o sitemap, ou fazendo isso uma vez (no início do blog), o google indexa depois? Porque percebo que o google está indexando sim as novas postagens, mas não no sitemap, nele ficaram apenas as 6 postagens iniciais. Isso é normal?

    Responder

      • Oi, Marcos

        O feed está funcionando normal sim. Até em outros sites em que está cadastrado (como diHITT, Networked Blogs) atualizam normalmente. Mas no webmaster tools fica estagnado. Até pensei que fosse assim mesmo, até porque os novos posts aparecem no google, mas o número do sitemap não aumenta, fica o número de posts que estavam da última vez que enviei o sitemap.

        Devo deixar isso pra lá e não reenviar?

        Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.