Como criar um Blog no Tumblr

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como criar Tumblr – Como mexer no Tumblr. Tutorial completo criar Tumblr
Das grandes plataformas de desenvolvimento de blogs, o Blogger e o WordPress estão na linha de frente. Mas surgiu um ótimo competidor, o Tumblr, apostando na facilidade de uso e objetividade focada em publicações rápidas, como um micro-blog. O Tumblr conquistou a blogosfera e é uma das plataformas mais adotadas por amantes das redes sociais, como o Twitter e Facebook. Veja aqui como criar seu blog no Tumblr e dominar mais essa ferramenta.

Como criar um Tumblr

O Tumblr tem recursos que podem atender às necessidades de quem quer ter um blog, publicar de forma mais livre e pessoal, com conteúdos de entretenimento e interações que nascem das redes sociais. É um micro-blog que tem sido usado como uma extensão, além de ser mais fácil de usar que o WordPress e até mesmo o Blogger.

Vale ressaltar que o Tumblr é gratuito, não precisa de hospedagem, nem conhecimentos em HTML.

Como criar um blog no Tumblr?

Para começar a publicar suas idéias no Tumblr, entre no endereço do serviço: http://www.tumblr.com/. Na página que abrir você verá o formulário de cadastro, como na imagem abaixo. Este é o primeiro passo para criar um Tumblr:

Como criar um Tumblr: tela inicial

Basta colocar seu email, criar uma senha e logo no espaço para URL escreva como quer que seja o endereço desse novo blog no Tumblr. A URL do seu blog no Tumblr será algo como:

SEUBLOGNOME.tumblr.com

Depois é só clicar em “Start posting!” e, se o endereço que você escolheu estiver livre será feita uma verificação de palavras e seu cadastro já estará pronto.

A primeira tela já te ensinará o que você tem que fazer para começar publicando. Tudo é bem intuitivo e simples de fazer e usar, inclusive as modificações no perfil, e até layouts. É nesse momento que você realmente começa a estruturar e desenvolver seu Blog no Tumblr.

Painel criar Tumblr

Note que já está disponível como inserir texto, imagens, citações, links, chat, áudio e vídeos. Tudo num único menu, bem no topo da página e fácil de identificar. Você não tem que aprender códigos ou saber usar um editor de postagens como nas plataformas de blogs comuns. Com o Tumblr tudo é bem intuitivo e simples para criar, aplicar e publicar.

Para customizar seu Tumblr, mudando nome, colocando uma foto e até uma descrição de seu perfil e conteúdo, clique no menu “Account” ~> “Preferences”. Na janela que abrir, coloque as informações desejadas:

Configurar e criar um Tumblr

Clicando no botão “Customize your blog” (indicado pela seta vermelha na imagem acima), você será levado ao painel com o menu horizontal para fazer modificações de aparência, temas, imagens, entre outros detalhes.

Se você começar publicando algo, antes de fazer qualquer modificação de perfil e informação, antes de terminar de publicar, o próprio sistema do Tumblr irá levar você para os passos de customização da sua conta. Este é um dos passos mais importantes para criar o seu Tumblr. Mas não se preocupe, pois é possível voltar e fazer novas mudanças. Nada é definitivo no Tumblr.

customizar-blog-tumblr-criar-novo

Então é só adicionar as informações solicitadas e clicar no botão “Show all appearance options” para completar tudo o que é necessário para seu blog no Tumblr ter um perfil.

Você será levado a uma página com um menu no topo com tudo o que pode ser facilmente modificado em seu Tumblr, para que fique como você quer:

customizar-tumblr-detalhes-menu

Aqui você muda inclusive o tema (Theme) que é o layout, detalhes da aparência e alguns recursos avançados. Tudo o que você modificar pode ser salvo e visto na hora como ficou.

Há temas e layout gratuitos de todos os tipos, inclusive feitos por terceiros, além dos themes pagos que também pode ser encontrados no menu de customizações do Tumblr.

Criamos aqui um Tumblr de testes para o [ Ferramentas Blog ] e usaremos ele para mostrar mais coisas que formos aprendendo aqui. Para ver como ficou o nosso simples modelo, acesse: http://ferramentasblog.tumblr.com/

Nosso painel está assim:

painel-tumblr-ferramentasblog

Este foi o nosso tutorial completo para Criar um Tumblr. Se tiver dúvidas, sugestões e outras ideias para desenvolver páginas no Tumblr, comente abaixo. Vemos publicar o máximo de coisas sobre essa plataforma para blogs e Sites. Crie um Tumblr.

Como criar blogs no Blogger ou WordPress.org

.

23 Comentários

  1. Nunca usei o Tumbrl, e nem sabia por onde começar.
    Mas, mesmo assim, sou grande fã dom Blogger, que foi o primeiro e único serviço de blog que usei.
    Parabéns pelo post!

    Responder

    • Sim… é possível registrar um domínio para usar no Tumblr… faz-se isso direto dentro do painel e é bem simples. Teremos um tutorial sobre o assunto em breve!

      Responder

  2. Vendo o Tumblr como é hoje, ele parece mais uma rede social do que uma plataforma de Blog, apesar de ser descrito isso no site.

    Não acredio que, um dia, o Tumblr venha a competir diretamente com o Blogger ou o WordPress, mas acredito que, no futuro, ele seja usado por blogs para divulgar conteúdo (isso se não continuar virando bagunça como está virando…).

    De qualquer forma, Parabéns pelo Post, sabemos o quanto o Tumblr tá crescendo e ainda vai crescer…

    Responder

    • Essa matéria ai fala sobre downtime do serviço, isso quer dizer o tempo que ficaram fora do ar.
      Com certeza o Tumblr teve problemas e por isso ficou fora do ar, se observar ele é uma plataforma nova e todas as outras da pesquisa já são antigas e por isso são mais estáveis(não ficam caindo).
      Porém isso que foi relatado pode já não fazer mais parte da realidade de hoje do serviço.

      Responder

    • Thiago,

      Recusei seu comentário anterior por conta dos links que não funcionavam.
      Pra quem não entendeu, o Thiago estava reclamando da dificuldade em justificar os textos no Tumblr.

      Responder

  3. Pingback: Novo Tumblr Button: Compartilhar conteúdo no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  4. Adoro o Tumblr. É um lugar para postagens mais pessoais e imagens, coisas que no blog no Blogger prefiro não postar, pois aposto em textos mais longos.

    Ótimo post! 😀

    Responder

  5. Acho que criei uma conta no Tumbir, mas nem usei por achar um pouco inútil. Uso outras RS e procuro interagir entre elas.
    A materia foi boa e vou reativar meu perfil e ver no que vai dar.

    Responder

  6. olha estou criando um blog no tumblr estou achando muito interessante, porq na verdade ele permite fazer tudo o que os outros blogues fazem, é só explorar bem suas funçoes, ele nãp fica muito abaixo dos, mas é aquilo que se diz antiguidade é um posto por isso worpress e o blogger estão na frente.

    Responder

  7. Pingback: Como colocar música no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Layouts profissionais para Tumblr: Premium Tumblr Theme | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Como mudar para o customize antigo do Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: Como habilitar a função “Ask” no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  11. Olha to agr aprendendo aos pouquinhos sobre essa possibilidades de criar meu blog aki pq parece ser facil e rapido e parece que a tecnologia esta ao meu favor enquanto uso-o. Minha prima fez um e me falou de suas funções e me explicou que e totalmente rapido e uma maneira diferente de expor opinioes

    Responder

  12. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

  13. Preciso inserir um bate papo que fique com a janela aberta no meu tumblr. Cheguei até a criar um bate papo no chatango. Como faço para a janela do chat fique no meu blog tumblr.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.