8 dicas para desenvolver/criar um blog de qualidade

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blog_mouse-criarVocê quer criar um blog (ou até já começou a criar o seu blog) e agora tem o desafio de saber o que fazer e como desenvolver esse blog. Pra tudo na vida existem etapas a se cumprir e não é diferente na hora de desenvolver-se um novo blog. Se você deixar alguma etapa do desenvolvimento para trás ou fizer algo antes da hora, tudo pode dar errado. Veja como começar um blog e o que você precisa para isso!

Aqui vai uma lista de coisas que você não pode deixar de lado na hora de começar um blog. De preferência, faça essas coisas nessa ordem que indico aqui. Se você for capas de, na hora de criar um blog, seguir esses passos e cumprir todos eles, terá grande chance de dar certo a longo prazo.

Não vou mentir dizendo que é fácil manter um blog e nem todos conseguem. A grande maioria começa para tentar ganhar dinheiro (e são os primeiros a fracassar). A blogosfera é muito grande, na internet tem espaço para todos, mas são poucos que conseguem sobreviver.

Como criar e começar um Blog

letras-blog-criar-blogar

1. Ler diariamente o [ Ferramentas Blog ]

Aqui eu publico diariamente todos os tipos de dicas e ajudas para quem quer criar, manter e desenvolver um blog. Sem contar que há um imenso número de artigos já publicados.

Não só este blog, mas leia todos os metablogs que você puder e encontrar.

2. Tenha uma boa idéia

Um blog é feito de originalidade e de boas idéias. Não tente imitar o que outros já fazem. Que seja algo que você goste, um assunto que você domina ou quer dominar e que gosta de ler sobre e debater, trocar idéias.

  • 2.1. Escolha um tema = Sua idéia será o assunto de seu blog e que dará origem aos conteúdos que você publicará.
  • 2.2. Criar o nome do Blog = Sabendo qual é o seu tema, fica fácil de pensar num nome para seu blog ficar conhecido.

3. Escolher uma plataforma

Um blog precisa estar hospedado em algum lugar. As plataformas mais conhecidas e recomendados são o Blogger (Blogspot) e o WordPress. O Blogger chega a ser totalmente gratuito, mas o WordPress pode ser mais completo, só que precisa de contratar uma hospedagem.

4. Registrar um domínio

O domínio de um blog é o seu endereço. O Blogger tem um endereço padrão gratuito, mas o ideal é você registar o seu. Isso parte da escolha do nome de seu blog. Blogs no WodPress.org têm que ter obrigatoriamente um domínio registrado. Dependendo do seu blog, esse será o único gasto que você terá.

design_blog-criar

5. Encontrar um layout / Design

Um blog precisa de uma aparência, de um layout que seja sua característica visual. Você só vai saber como deverá ficar o design de seu blog depois de escolher o tema. Existem milhares de layouts gratuitos na internet e o Blogger ainda disponibiliza uma ferramenta para você criar o seu template. Dedique um tempo nesse processo de pesquisa e escolha.

6. Criar o conteúdo

Agora é que realmente começa o trabalho de criação de um blog: elaborar o conteúdo que será publicado. Um blog é feito de conteúdo sempre novo, constantemente atualizado, original e relevante para o seu público alvo. Não copie o conteúdo de outros (plágio é crime). A maior parte de seu tempo blogando será em função de criar conteúdo para seus leitores/visitantes.

7. Divulgue seu blog, encontre seu público

Se você cria conteúdos interessantes e originais, agora então pode divulgar algo para as pessoas lerem, visitarem e interagirem. Participe de redes sociais e esteja onde está o seu público, onde tem gente que goste do que você publica. Crie conta no Twitter, no FaceBook, divulgue nos agregadores de conteúdo e nos fóruns. A propaganda é a alma do negócio.

8. Não pare de criar conteúdo

Esse processo não pode parar. Como já disse, criar um blog e manter um blog são processos a longo prazo e é algo que nunca deve terminar. Um blog nunca está totalmente pronto e sempre precisará de mais coisas, mais informação, int
eração, divulgação e conteúdo.

Já deu pra perceber que a tarefa de criar e desenvolver um blog não é algo tão simples e sem compromisso. É quase um trabalho e exigirá dedicação constante de sua parte. Depois de começar, a melhor dica é: nunca desistir!

Outros artigos para guiar você na criação do Blog:

.

5 Comentários

  1. Caro Marcos Lemos,
    Cara adoro teu blog, sempre leio,
    Algumas coisas desta lista eu não sigo porque estou há um tempo sem atualizar meu blog mas sempre recebo visitas mesmo sem atualizar sempre procuro divulgar sempre encontro meu publico e agora venho aqui a dizer, muito obrigado por criar este blog pois é nele que sigo as regras, que sempre aprendo mais e mais sobre como criar manter e configurar tudo, uso a plataforma WordPress bom, é só isso, obrigado 🙂

    Responder

  2. Prezado Marcos Lemos,
    O Ferramentasblog é espetacular!!!
    Vou indicá-lo para pessoas interessadas no tema, antes mesmo de meu blog ficar pronto.
    Um cordial abraço.
    Gilberto Freitas

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Blogger: Como criar um Blog Blogger e WordPress | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Como migrar do Blogger para o WordPress.org: Tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.