Como criar um Fórum no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para quem gosta de interação com o seu público e precisa de um canal mais direto para contato e que deseja oferecer um espaço mais amplo para debates, pode ser interessante criar um Fórum. É possível fazer isso no Blogger, com algumas poucas modificações. Isso amplia o contato das pessoas umas com as outras e seu blog pode virar uma referência em seu nicho com esse recurso.

Vou mostrar aqui como criar um fórum em seu blog no Blogger, com a ajuda de recursos bem simples, mas precisa de atenção para ter tudo funcionando perfeitamente. Você pode ver funcionando aqui no meu modelo de exemplo e pode testar antes de colocar no seu blog:

Descobri esse recurso no Nabble – Free Forum Setup, que tem um recurso de incorporar fóruns no Blogger. Mas antes de começar seu cadastro lá, é preciso preparar o seu blog para receber o código de incorporação.

Criando a página do Fórum

Vá ao painel do Blogger e entre no menu “Páginas”, clique no botão “Nova página” e selecione a opção “Página em Branco” como na imagem abaixo:

Menu criar página no Blogger

Na hora de criar a página, dê apenas um nome para ela, no título, mas não terá nenhum conteúdo. Essa página deverá ser publicada vazia para receber a estrutura do fórum. Com isso você terá o endereço dessa página que será algo como:

http://ENDRECOBLOG.blogspot.com/p/forum.html

Esse é só o primeiro passo.

Criando o Fórum

Agora é preciso criar o fórum que será incorporado no seu Blog. Para isso acesso a página no Nabble, no seguinte endereço:

http://n4.nabble.com/free-forum.html

Você verá um formulário para cadastrar seu novo fórum, como na imagem abaixo. Inclusive consta a opção do idioma em português do Brasil:

Formulário de cadastro do Fórum

Depois de completado o cadastro, você precisará confirmar seu email. Chegará na sua caixa um email de ativação e só depois de ativado é que o recurso de incorporar estará liberado.

Quando o ativar, acesse o painel do serviço e clique no menu “Opções” ~> “Opções de embutir”:

Será gerado um código que você usará na estrutura do código fonte do seu Blog para fazer o fórum funcionar sem precisar sair de sua página.

Adaptando o Blogger para o Fórum

O passo final é fazer as adaptações no Blogger e inserir o código no lugar certo para que tudo funcione perfeitamente. Assim, acesse seu painel do Blogger, clique em “Modelo” e depois no botão “Editar HTML” para ver o código fonte completo do seu Blog. Se tiver problemas com o novo painel do Blogger, use o antigo pelo menu “Design”.

Na janela que abrir com o código fonte do seu blog, marque a opção “Expandir modelos de widgets” para encorar tudo o que for necessário.

Aí procure pelo seguinte trecho:

<div id='content-wrapper'>

Se você NÃO ENCONTRAR esse trecho, porque usa um dos modelos de designer padrões do Blogger, então procure por:

<div class='columns fauxcolumns'>

Imediatamente ANTES de alguma dessas linhas, dependendo do seu caso, cole o seguinte trecho, modificando apenas o que está indicado:

<!-- Código do Fórum -->
<b:if cond='data:blog.url == "Endereço da Página do Fórum"'>
Código de embutir
</b:if>
<!-- Código do Fórum -->

Onde está “Endereço do Página do Fórum”, cole o endereço, o caminho daquela página vazia que você criou no início do tutorial. E onde está “Código do embutir” cole aquele código que você gerou na página do criador do fórum.

Não salve ainda, pois é preciso fazer mais algumas mudanças.

Procure agora por:

</head>

E imediatamente ANTES disso, cole o seguinte trecho:

<b:if cond='data:blog.url == "Endereço do Página do Fórum"'>
<style type='text/css'>
#content-wrapper {
display:none !important;
}
</style>
</b:if>

Mais uma vez, onde está “Endereço do Página do Fórum”, mude para o caminho daquela página vazia que você criou só para o fórum.

Agora, sim, salve o modelo com os modificações que você fez. Então é só abrir a sua página do fórum em seu blog para ver o novo fórum funcionando. Divulgue e atrai seus leitores para produzirem e criarem seus debates e trocas de informações.

.

101 Comentários

  1. Olá Marcos, parabéns pelo tutorial. Eu estava mesmo procurando criar um fórum para meu blog e acho que acabei de encontrar a solução. Vou testar melhor as opções oferecidas pelo Nabble, talvez eu crie um fórum com essa ferramenta.

    Abraço!

    Responder

    • Diego,
      Acho q não funcionaria por ser um código JavaScript.
      Mas você pode tentar e ver se funciona.

      Além disso tem a questão da largura do fórum que, dependendo do espaço dentro do post, pode nào funcionar.

      Responder

      • Eu fiz o mesmo, criei uma página e tal, mas inseri o código diretamente como se fosse um post normal e deu certo, o código funciona e se adapta a qualquer tamanho de blog, inclusive dá pra colocar em mais de um blog, ou em sites diferentes ao mesmo tempo.

        Responder

      • da pra adicionar o codico que gera no html da pagina tentei como esse tutorial ensinou e nao consegui mais eu coloquei la na pagina e deu certo valeu pela dica

        Responder

    • Breno,
      verifica se no código gerado deles não está duplicando o “http://”. Basta apagar o que duplico para funcionar.

      Deve ter algo assim no seu código de embutir:

      script src= “http://http://

      Mas tem que ser apenas:

      script src= “http://

      Entendeu?

      Responder

    • É bem provável que você esteja esquecendo de marcar a caixa “Expandir modelos de widgets” para ver o código fonte completo do seu blog.

      Todo layout do Blogger tem que ter uma daquelas linhas.

      Responder

  2. Muito bom! Era exatamente isso que precisava. Até fiz uma tópico nesse fórum de teste que você fez e ele é muito pratico!

    Só achei o visual um pouco … mas é ótimo, vou verificar, mas tenho quase certeza que será meu próximo passo!

    Responder

  3. Marcos fiz tudo como está descrito mas, a pagina só fica com os comentarios é assim esmo? e em cima no canto fica o link para o forum é isso mesmo?
    se puder dar uma olhada agradeço

    Responder

    • Ao que parece há um erro na hora de gerar o código que está dificultando.
      No código gerado está aparecendo duas vezes “http://” onde fica o endereço do fórum que você criou. Basta apagar uma dessas vezes:

      script src= “http://http://

      Ficando apenas:

      script src= “http://

      Entenderam?

      Responder

  4. Amigos vejam o seguinte. No código gerado pelo o site Nabble tem uma detalhe que parece que ser o erro, pois quando corrigi pegou numa boa. No código aparece o http repetido!

    prestem atenção nesse parte:
    script src= “http://http://forum-smartzone.2.n4.nabble.com/embed/f3” > <script

    Responder

  5. Eu tenho uma ideia a algum tempo, por necessidade até, de um blog para blogueiros, para divulgação, dicas etc… mas para isso precisaria de um pessoal grande para dar suporte . Seria uma boa.

    Responder

    • Breno,
      O local onde vc coloca o código do fórum é acima dessa área. É a posição ideal para se ter mais espaço para o fórum. Mas você pode tentar outros locais se preferir.

      Responder

      • Realmente, aquele é o melhor lugar para se colocar o fórum, contudo gostaria de saber se é possível remover somente desta pagina os comentários e a barra lateral.

        Desculpe o incomodo e obrigado.

        Responder

  6. É por isso que sempre que posso venho visitar esse site.. Poxa vida, quem iria imaginar q poderia um dia ter um fórum no BLOGSPOT… muuito útil e inovador, obrigado ao pessoal do site, com idéias novas cada vez mais gosto desse site.. ;D parabéns!!

    Responder

  7. Olha, comigo não deu certo.. ele aparece junto com a home, em baixo do cabeçalho, se possivél tem como me dar uma mão ? to fazendo com um blog de testes que logo quero mudar pra ficar definitivo.. meu atual site é brdownn.blogspot(.)com e estou com esse de teste testefst01.blogspot(.)com, e meu e-mail ja está indo ae no post.. obrigado..

    Responder

  8. Mnha pagina em branco, com o titulo “changeblogtoforum” ficou assim:

    http://classipetro.blogspot.com/p/changeblogtoforum.html

    diferente do que você mostra na dica que é :

    “Na hora de criar a página, dê apenas um nome para ela, no título, mas não terá nenhum conteúdo. Essa página deverá ser publicada vazia para receber a estrutura do fórum. Com isso você terá o endereço dessa página que será algo como:

    http://ENDRECOBLOG.blogspot.com/p/forum.html

    Responder

    • O nome e o endereço da página não importa para o funcionamento.
      Mas tem que seguir todo o restante do tutorial exatamente como descrito aqui para instalar o fórum no seu blog.

      Responder

  9. Muito bom Marcos, eu apesar de ter certa destreza com codigos ainda me suroreendo com suas dicas, e você é um dos que mais contribuem para com a classe dos blogueiros parabéns por esta iniciativa e obrigado por mais um certo de 100%, thanks

    Responder

  10. Faz tempo que eu tava pensando em uma nova formar de interagir melhor com o publico. Pensei ate em forum do orkut, mas ele esta em decadencia. Ideia perfeita. Só falta agora pensar na melhor forma de atrair o visitantes pro fórum.

    Responder

  11. Marcos
    Administro alguns blogs da minha escola e esta é uma ferramenta muito útil pra nós, porém, fiz tudo como você colocou no tutorial e ele não apareceu. Tentei corrigir mas não visualizei erro. Então, coloquei o código diretamente no HTML da página e deu certo. Mas gostaria de colocar no HTML. O que pode estar dando errado? Também tentei colocar os botões flutuantes das redes sociais e não apareceram. Estranho! Fiz no meu blog de teste para ver o resultado. Você me dá uma dica?
    agradeço muitíssimo.
    Sirley

    Responder

  12. Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: The reference to entity “quot” must end with the ‘;’ delimiter.

    Fiz exatamente como descrito, seguindo também os acertos/ajustes dos comentários.

    Responder

  13. Ontimo tutoríal, como sempre mais uma vez vocês estão de parabens, estou usando esse no meu blog, e sempre estou procurando como melhora-lo, se sempre q procuro alguma dica acabo caindo aqui, entao estou passando para agradecer o bom trabalho de você, continuem assim vocês ajudam muita gente.

    Responder

  14. Olha se colocar diretamente no HTML vai normal.
    Funciona normalmente.E não precisa quebrar a cabeça caçando essas palavras que a gente falta não achar.
    Oque quero dizer é que podem colocar diretamente no HTML da página.

    Adorei a indicação do Nabble.

    Responder

    • Assim também funciona. Mas como já foi dito, a questão da largura do fórum que, dependendo do espaço dentro do post, pode não funcionar.

      Responder

  15. Bom Marcos, eu realizei tudo como se devia, porém, quando eu clico na página “Fórum” no meu blog, redireciona para aquela página vazia, não sei oque pode ter dado de errado, espero ajuda.
    Bom Tutorial!

    Responder

  16. Bom… sou leiga no assunto, então acho que errei em algum momento.
    Estou criando um espaço para dúvidas no meu blog. Segui todos os passos, mas na hora de salvar aparece a seguinte mensagem:

    “Erro ao analisar XML, linha 651, coluna 2: The value of attribute “cond” associated with an element type “null” must not contain the ‘<' character."

    O que faço?

    Desde já agradeço.

    Responder

  17. Eu consegui,e nao precisei de fazer isso.So fiz uma nova pagina e colokei o codigo como html,que ele se ajustou sozinho a largura do meu blog e funcionou,so nao sei o que é akele negocio de que tem 30 dias para as publicidades aparecerem!

    Responder

  18. Oi Marcos,

    Estou iniciando um blog e o meu objetivo é ter um fórum integrado. Segui o passo a passo, mas não deu certo alterando o código fonte. Consegui criar o fórum colocando direto o html da página. Mas a minha dúvida é se é possível criar um cadastro único para o blog e para o fórum? porque acredito que os leitores não vão gostar de fazer dois cadastros. 🙁

    Obrigada,

    Responder

  19. No meu BLogger o fórum esta funcionando, mas na pagina em Branco que criei, abaixo dos tópicos do fórum tem aquela caixa de comentário do blogger.

    Como faço para retirá-la apenas no menu do forum?

    Responder

  20. Uma dúvida: Quando insiro o código do forum no site, qual o endereço devo informar ao google analytics para que a contagem dos acessos ao fórum seja feita? Endereço do site? Endereço da pagina que está o forum? Endereço do forum?

    Responder

  21. Bom dia, muito bom seu tutorial, pra mim só deu certo quando depois de tudo isso ai explicado eu fui no blog, editei a página “Forum” e colei o codigo no campo HTML.
    Agora eu gostaria de saber quais opções do nabble eu devo desmarcar para o fórum ficar mais limpo, sem opções de Recarregar, Link permanente, Entrar, Registre-se, opções, edit this page, dentre outras, que ficam zaralhando o blog todo…rs, pode me ajudar?

    Responder

  22. Galera, assim como eu a maioria da galera tava quebrando a cabeça…mas achei a solução…a solução é essa aqui: Quando vcs fizerem a pagina em brando..vcs clicam para escrever em HTML…ai cola esse codigo todo aii….Lembrando que no lugar do meu link X-GAMES-FORUM e etc..vcs colocam o link de vcs valeu..

    Aqui tah do mesmo jeito que eu coloquei no meu…vcs tiram o link do meu fórum e colocam o de vcs vlw…aii é só ajustar o tamanho e etc…

    Quem Quiser Conferir tah ai:

    [link suprimido]

    Vlw Galera…e Parabéns Marcos pela a Postagem..É muito útil para nós..vlw mesmo…é a minha primeira vez que venho esse site..e não vou deixar de vim nunca vlw..muito bom mesmo o site…

    Obrigado…Vlw..

    Att,
    ADM AnzyNn

    Responder

  23. Olá Amigo, Poderia mim dizer como é que tira os gadget da página do fórum, porque eu queria que o fórum ficasse do tamanho total da folha sem nada dos lados…que nem o seu blog de testes que no inicio tem os gadgets dos lados e quando abre o fórum não fica nenhum….se poder dar uma olhadinha em meu blog para entender melhor o que eu to falando eu agradeço….por favor mim responde o mais rápido possível blz…Aguardo respostas…Obrigado e Parabéns pelo o Tutorial…Vlw..

    Responder

  24. Eu tenho um blog – entitulado Charges da Raposa. Segui seus passos, até onde fui informado que o forum foi criado com sucesso e pede para acessar minha caixa de emails para confirmar o cadastro, porém, já se passaram 40 minutos e ainda não recebi tal email. Quanto tempo leva ? Detalhe: não entendo nada de HTML – será que saberei dar continuidade ao processo ?? Aff. Valeu. Marcio Mata

    Responder

  25. Olá Marcos Lemos, gostaria de saber se você paga alguma coisa pra esse fórum, porque fiz um, e com o passar do tempo ele foi bloqueado e aparece uma mensagem dizendo que é para comprar alguma coisa se não mim engano, gostaria muito de saber , agradeço se mim ajudar. Obrigado..!!! Ótima postagem..^^

    Responder

  26. Olá Marcos, poderia mim responder porque aparece esse mensagem no fim do meu fórum: Trial period ends in 360 day(s) – Remover Anúncios, e gostaria de sabe como colocar aqueles anuncios em baixo da primeira mensagem do tópico se mim responder ficarei grato, muito obrigado pela postagem…^^

    Responder

    • Ah, e se poder mim responder gostaria de saber tbm, como foi que você fez pra o seu fórum não ser excluído depois de um tempo, porque quando eu fiz um,.. depois de um tempo o fórum foi bloqueado e aparecia uma mensagem pra mim comprar no sei oq… agradeço …!!!^^

      Responder

  27. no meu não tá rolando, dá erro e aparece a seguinte mensagem qndo tendo abrir o blog:

    “Erro ao interpretar o tema do blog

    Invalid expression ‘data:blog.url == o endereço da página do fórum’

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.