Como criar Videoconferências ao vivo no Google Plus

Uma das vantagens em se utilizar a rede social da Google, a famosa Google+, (Google Plus, G+) é a possibilidade de interagir com os amigos através de videoconferências ao vivo executadas a partir da ferramenta Hangouts, presente na rede social. Recentemente o Marcos Lemos utilizou o apetrecho para responder perguntas de internautas e bater papo com outros blogueiros presente no momento, você pode assistir a este hangout clicando aqui. E agora vou ensinar você como fazer a mesma coisa.

Se você ficou interessado(a) e pretende criar um Hangout com seus amigos saiba que é muito fácil fazê-lo, prossiga com a leitura do post e saiba como criar um hangout no Google +. O melhor de tudo é que, além de conversar com os amigos de forma particular, também pode transmitir para qualquer pessoa assistir ao vivo via Youtube e deixar gravado lá para outros verem depois.

Outro ótimo recurso é fazer transmissões ao vivo (Live) pelo Youtube, o que pode gerar grande audiência, os vídeos ficam disponíveis para consulta e pode ser replicado para milhares de pessoas, sem custo. Pode ser uma boa alternativa para vídeo conferências e aulas.

Recomendo que veja este outro artigo mostrando como fazer transmissões ao vivo: Como fazer Live (Transmissão ao vivo) no Youtube.

Veja o vídeo para entender melhor como tudo pode ser usado (vídeo promocional do Google+):

Registrando-se na rede social

Para utilizar o serviço você deve primeiro ter um cadastro no Google Plus. Se você já possui um email do Google fica ainda mais fácil, bastando apenas fazer um registro no Google Plus para começar a utilizar. É como criar um novo perfil em qualquer outra rede social, seguindo os passos.

Criando e iniciando um Hangout

Se você já tem uma conta ativa e usa o Google+, pode notar que há um botão no canto direito, perto da sua foto de perfil, como na imagem abaixo, que diz “Iniciar um hangout”:

Iniciar Hangout no Google+

Clicando no botão, uma nova janela vai se abrir. Pode ser que seja necessário instalar um plugin para o bom funcionamento do aplicativo via navegador. Não é um programa, mas apenas uma extensão para tornar o seu navegador de internet compatível com as funções necessárias ao Hangout.

Depois disso, antes de começar o Hangout é preciso convidar amigos ou Círculos para participarem da conversa com você. Na mesma janela que abre, basta acionar os nomes como desejar.

Dê um nome para o hangout que será a forma como a transmissão será visualizada em sua timeline para seus amigos ou círculos. Também é possível tornar essa transmissão pública, aberta para qualquer pessoa entrar ou mesmo visível para terceiros via Youtube totalmente ao vivo.

Ao ativar o “Hangout On Air” você e os participantes poderão ser assistidos em tempo real por qualquer pessoa a partir de sua página de canal no Youtube. É preciso ter um canal ativo no Youtube.

Se tudo estiver como você deseja, clique no botão “Entrar no Hangout” e espere seus amigos e convidados aparecerem também para começar o papo.

4 Comentários

  1. Muito boa dica, e muito obrigado!
    Me ajudou muito e facilitou muito no meu trabalho e tenho certeza que no de outras pessoas também.
    Continue postando, sucesso!
    Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.