Como deixar comentários em outros Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

balao-dialogo-comentario-blog Uma prática bastante negligenciada por muitos blogueiros é deixar comentários em outros blogs. Participar comentando os posts de outros é uma forma de relacionar-se muito eficiente e que mostra seu interesse pelo trabalho do outro e até atrai público para o seu blog. Mas para deixar comentários em outros blog é bom seguir algumas dicas ou você passará por chato, pra não dizer coisa pior.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Aqui no [ Ferramentas Blog ] sou bem rigoroso na aprovação de comentários e tenho uma Política para comentários bem clara.

Também já tratei de como devemos lidar com comentários que recebemos nos nossos blogs e recomendo que leia isso:

Ter um comentário aprovado, quando o autor modera o que recebe, é uma tarefa complicada, especialmente aqui no [ Ferramentas Blog ], pois eu mesmo sou muito rigoroso. Mas existem “regras de boa conduta” que são implícitas e sem isso seu comentário nunca será aprovado.

1. Leia o post por completo antes de querer comentar.

Isso nem era preciso ser dito, mas infelizmente é algo que sempre percebo. Muita gente deixa comentários sem ter lido o conteúdo do texto e o autor do post percebe isso na hora. Se você não leu, como quer comentar?

2. Veja a política de comentários.

Isso é algo que todo blog deveria ter e os bons blogs tem: são pequenas regras que indicam como você deve proceder na hora de escrever algo. O mais comum é que isso venha imediatamente acima do formulário de comentários.

regras-comentários-blog

Alguns chegam a criar uma página só com as políticas de comentários, que é o que fiz aqui. Lá você encontra os critérios que o autor usa para lidar com os comentários recebidos, as regras de conduta do blog e o que é aceitável ou não.

3. Escreva sobre o assunto do post.

A pior coisa que tem é receber comentários que nada tem a ver com o conteúdo que foi tratado. Você pode elogiar, levantar dúvidas, sugerir mais coisas, mas não fuja ao tema. Se quer entrar em contato ou perguntar sobre coisas diferentes, use a página de contato. Formulário de comentários dos posts não é lugar para bater-papo.

4. Não escreva em CAIXA ALTA (CAPS LOCK).

Quer ter um comentário imediatamente rejeitado? É só escrever tudo com letras MAIÚSCULAS. Eu nem me dou ao trabalho de ler. Na internet a caixa alta é usada para dizer que você está gritando e isso não é educado, além de ficar feio.

5. A forma correta de deixar seus dados.

Nunca deixe no corpo do texto os seus dados, nem links do seu blog, e-mails, URL do Twitter e outras redes-sociais. Em todo campo de comentários há um lugar para você deixar seus dados, como nos exemplos das imagens abaixo:

formulario-comentario-disqus

 

campo-comentario-blogger

Todos concordamos que o Blogger (Blogspot) é mais limitado em opções, mesmo assim use as opções disponíveis. O campo de comentários não é lugar de divulgar links e se você quer ganhar um link, então use o OpenID.

6. Escreva algo realmente relevante.

Outra coisa óbvia que não precisaria estar aqui. Se vai comentar, então seja relevante, aprofunde o tema, levante questões interessantes e complemente o conteúdo que leu. Mostre ao autor do blog que você se interessa pelo que ele escreve.

c-angry 7. Seja educado e escolha bem as palavras.

Não xingue, nem ofenda o autor do texto, mesmo quando discordar. Não use palavrão, sendo desagradável. Pode ter certeza que ninguém lê um comentário assim e ele é imediatamente excluído. Eu não me dou ao trabalho nem de ver quem mandou. O máximo que se consegue com isso é antipatia.

Existem outras regras de conduta implícitas, como disse antes, e que são úteis para que seus comentários sejam mais facilmente aprovados e você interaja mais. Então, aproveite o espaço abaixo para deixar o que você considera importante na hora de comentar em outros blogs e receber comentários no seu.

Mais artigos sobre comentários:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

27 Comentários

  1. Confesso que quando li o título do artigo no Twitter ri um pouco e pensei (o Marcos com um artigo destes? hum…), mas depois de ler o artigo, calei-me! ='D

    Responder

  2. Realmente e muito comum, nos autores de blogs recebemos comentários com baixo conteúdo, mais em controvérsia temos prazer de ler e publicar comentários que agregam o assunto mencionado no post, revelando que pessoas com conteúdo lêem o blog e proporciona uma interação aos demais.

    Excelente post Marcos, muita qualidade e conteúdo fazem do seu blog um dos mais influenciadores do País.

    Responder

  3. Os caras, veem no meu blog pra ficar me zuando…

    vou deixar passa… mas só dessa vez!

    hehehehehhehe…….

    Responder

  4. Olá Marcos,
    Concordo com suas palavras, os comentários devem ser tratados de forma especial em um blog, afinal ele é o nosso cartão de visita quer queira quer não!
    Muita gente quer apenas deixar um link em nossa caixa de comments e isso me irrita, não que eles não devam fazer um jabazinho dos blogs, não é isso… Mas pelo menos se comentassem algo sobre o que a gente escreve, já seria um bom começo.
    Creio que um blogueiro principiante comete essas gafes, mas quando isso acontece com alguém que já está a mais de 5 ou 6 meses na blogosfera é imperdoável, visto que há muitos blogs como o seu que servem de bússula e caminho para os iniciantes.
    Mas vale a pena ressaltar, é isso mesmo.
    Parabéns pelo post, um grande abraço.
    Quando crescer quero ser igual a vc =D

    Responder

  5. Só para constar: Minha OpenId não está funcionanado =X
    Prefiro comentar usando-a, mas… É isso, às vezes o blogger me odeia.
    *torcendo aqui para que a OpenID volte a funfar
    Abraços
    Vanda

    Responder

  6. Pensei que ensinaria a comentar em blogs, já fui xingando, mas, como todos, vi que a intenção era outra. Bem interessante e útil este arquivo! 😀

    Responder

  7. Caro Marcos.

    Uma boa técnica que uso para fazer comentários é (1) ler o post com atenção, (2) analisar o que senti em referência ao que o autor quis transmitir e (3) escrever o que sinto.

    Não vou comentar sobre palavras chulas, flames, fora de moda desde os tempos das BBS, off-topics óbvio, mas, sobre Ética. A maioria dos leitores de blogs são também blogueiros ou estão pensando em sê-lo. Ora, a famosa Regra de Ouro da Ética, "Não fazer aos outro o que não queremos que façam conosco" é, então, a principal Política de Comentários a ser seguida.

    Um abraço,
    Claudio
    PS: Sempre junto à minha assinatura o meu nome no Twitter, é um hábito que tenho como um meio de facilitar a comunicação com quem escrevo. Como isso viola seu item 5 não usarei mais. Não concordo inteiramente com seu item 5, mas defenderei até a morte seu direito de "dizê-lo".

    Responder

  8. Você sugeriu uma política de comentários, mas francamente, se as pessoas tiverem que ler tudo aquilo que está escrito lá, esquece o artigo que quer comentar.

    Acho que pequenas dicas que a pessoa possa ler sem ter que ir para outra página funciona melhor.

    As outras dicas são perfeitas.

    Beijocas

    Responder

  9. O que mais me importa aqui é que o autor leia o meu comentário.

    Quando você disse "Não xingue, nem ofenda o autor do texto, mesmo quando discordar" você estava se referindo a "bajulações", "puxa-saquismo"? Marcos,não dá pra elogiar sempre, na minha opinião( e quem sou eu para dar alguma OPINIÃO?) é que TODOS deveriam está aberto a sugestões.

    Por favor, não me importo se você vai publicar esse insignificante comentário!(pode não parecer,mas agora estou gritando),e quando eu comento aqui, apesar da maioria dos meus comentários serem rejeitados, não fico zoando, pois gosto muito desse AUTOR que a nós fala.

    Responder

  10. Muita paz
    Parabéns
    Seus Posts são muito inteligentes ,e tem me elucidado muitas dúvidas.Sou sua seguidora,e tenho me ilustrado em muitas formas de proceder nos meus blogs.Sou autodidata,e por esse motivo( por pura ignorançia) cometo muitas falhas .
    Que me desculpem a quem eu possa ter ofendido.
    Outra dúvida: Estou tentando comprar o seu E-book Blogar
    e não tenho conseguido,pois quero utilizar o boleto bancario e não acertei ainda completar essa operação.Pela minha idade não gosto de utilizar o cartão
    Se o Sr puder me esclarecer como proceder eu agradecerei.
    Quando quero comprar pela Internete sempre uso essa forma de pagamenteo,e dá sempre certto.
    Desde já agradecida pela sua boa vontade
    Alcione

    Responder

  11. O campo de comentários não é lugar de divulgar links e se você quer ganhar um link, então use o OpenID.

    É claro que tem sempre tem gente sem noção que escreve um monte de abobrinha genérica (que serve para qualquer post) só para colocar no meio um link de divulgação, mas eu gosto quando pessoas que realmente leram o post deixam nos comentários links de posts sobre o mesmo assunto, principalmente quando complementam o que eu falei.

    Eu mesmo já fiz isso vários vezes ao comentar em outros blogs e quase sempre o autor aceita, porque percebe que não estou sendo oportunista, mas sim dando aos leitores dele a oportunidade de saberem mais sobre o mesmo tema. =)

    Responder

  12. Me identifiquei especialmente com o item 3 desta lista. Não que eu o faça com frequÊncia, ou aborde questões que não tenham nada a ver com o tema disponiblizado nos blogs, mas é que nos últimos dias eu deixei comentários gigantes nesse mesmo blog falando sobre a proposta do texto e sobre as minhas experiências no mundo blogosférico. Pois é… o problema é que talvez eu tenha levado demais para o meu lado particular, ao ponto de passar a impressão de irrelevância, distorção. Imagino.
    Quando eu me deparei com esta postagem a primeira coisa que me veio a cabeça foi a total possibilidade de eu ter sido a inspiração núumero 1 para que ela existisse hehehehe'
    Eu, particularmente, não me importo que os meus visitantes se desdobrem através de experiências próprias para se expressarem em meus comentários. Essa é a melhor forma de qualquer pessoa tratar sobre determinados assuntos, afinal não estamos fazendo uma dissertação, tampouco estamos prestando redação para algum teste de vestibular.
    Enfim. O que realmente irrita é quando fica explícito que o camarada não leu. Aí eu concordo.

    É isso. Abraços !

    Responder

  13. Depois de ler a postagem, me dei conta de que leio os artigos do teu blog todo dia (é um dos únicos dos que leio que é atualizado todo dia), mas nunca havia postado nenhum comentário…acredito que você tenha muitos admiradores no anonimato, pessoas que gostam dos temas e da maneira que são abordados, mas preferem não comentar, talvez por falta de paciência, ou de criatividade, ou medo de sentir-sem ridículas comentando apenas com um "muito legal", este post servirá de estímulo para que mais pessoas interessantes comentem. No meu blog eu aceito comentários anônimos, pois meu público alvo não são outros blogueiros e acredito que muitos deixem de comentar por terem de ser cadastrados em um dos serviços citados pelo blogger, tenho recebido comentários estimulantes de anônimos, não vejo necessidade de identificação. Gosto muito do teu blog, e este post me chamou a atenção para "Como deixar comentários em outros Blogs" e para não sair sem comentar (se gostar), uma página de política para comentários ajuda bastante, é melhor inibir antes 'maus comentadores' do que ficar abrindo e descartando comentários irrelevantes. Grato pelo espaço. Maurício Gofas.

    Responder

  14. Concordo com tudo que você falou, acho que na internet o que deve sempre prevalecer é o bom senso, infelizmente muitos não tem isso.
    Já recebi comentários em meu blog (que são moderados é claro) em que não são comentários e sim artigos completos. Fala sério.

    Responder

  15. Eu não mantive nenhuma política de aprovação… Eu simplesmente reprovo os xingamentos e coisas sem noção e, às vezes, deixo passar um ou outro erro de conduta por considerar ingenuidade, nestes casos eu comento embaixo para indicar o erro da pessoa…

    Excelente post, de novo. []'s

    Responder

  16. Sinceramente não sei se meu comentário será publicado, hehehe, mas pior do que isso tudo é quando comentamos e um blog, e dizemos que achamos interessante e coisa e tal, e o dono do blog nem responde com um muito obrigado, sei que muitos blogs tem centenas de vizitas e muitos comentários, ficando difícil responder a todos, mas mesmo assim, acho que as pessoas precisam refletir um pouco mais nisso, pois se alguém se deu o trabalho de ler o que você escreveu, e ainda por cima comentou, seria interessante que respondesse com carinho e educação, o mesmo que você recebeu do seu visitante, já havia lido isso no seu blog e me marcou muito!!!

    Responder

  17. Olá Marcos, achei bem interessante o seu post, realmente existem pessoas que não sabem comentar, muitas delas vem de zuera, xingando agente. As pessoas precisam refletir, sobre o que vão comentar e dar o devido respeito ao post do adm. do blog.

    Responder

  18. Olá Marcos,

    Bem, lendo o artigo e tudo o que já foi dito acima por outros blogueiros, eu gostaria de frisar alguns pontos que mais me chamaram a atenção.

    Sim, devemos tomar cuidado ao comentar, aliás, acredito que nem é questão de cuidado, mas sim de bom senso e educação mesmo, porém tenho consciência de que nem todos têm.
    No entanto concordo plenamente com o que já foi dito acima, algo fundamental sobre as respostas aos comentários. Sinceramente acho muito frustrante, eu receber um artigo por email por exemplo, ter o cuidado em ler na íntegra, acessar o blog do autor para postar um comentário sobre, e o dono do blog, não dar um sinal sequer.

    Sei que tenho um blog pequenino perto de tantos 'gigantes' por aí, e que devem receber inúmeros comentários. No entanto, quem 'está na chuva, é para se molhar'. Logo, se a pessoa se dispõe a ter um blog, acredito que é fundamental que tenha tempo hábil para administrar e responder os comentários deixados, e dar atenção a seus leitores.
    Aliás, isto é algo fundamental, que me faz tornar-me fiel ou não, a um blog ou site: a forma como os leitores são tratados.

    Acredito que devemos dar a mesma atenção, seja a um blogueiro experiente ou iniciante.

    Em meu blog dou liberdade a quem comenta inclusive anônimos como foi dito acima tb, e no meu caso, ainda nunca tive (e espero nem ter hehe), problemas com o conteúdo dos comentários, e recebo muitas vezes de anônimos, excelentes contribuições, por vezes maiores do que quem se identifica.
    A única coisa, é que por vezes recebi comentários, que ficaram maiores que meu próprio artigo, daí realmente não sei como lidar, pois são de pessoas que sempre participam, gostam do que escrevo, mas se empolgam – como eu agora aqui rsrs – mas, me empolguei pq hj vários escreveram bastante tb rsrs.
    É isso Marcos.
    No mais, parabéns por mais este artigo esclarecedor.

    Paz e sucesso a ti.
    Lucy

    Responder

  19. Marcos,

    Pensei em zuar e fazer tudo ao contrário do que você disse no post. rs

    Não utilizo nenhum tipo de moderação no blog ainda, pois ele é ainda recente e não queria que as pessoas perdessem a vontade de comentar por causa da moderação. E até hoje não tive problema algum.
    Em relação a não ler o que o que escrevemos é um pouco frustrante, pois em alguns casos é nítido que a pessoa não leu uma linha sequer do que escrevemos.

    Bem, em relação aos comentários tenho uma dúvida. Se a pessoa deixa um comentário ou dúvida no meu blog, eu respondo lá mesmo ou vou até o blog da pessoa comentar? Pode parecer amadora a pergunta, mas tem muita gente que vai até meu blog responder uma questão que fiz no blog dela.

    Responder

  20. Ok, sou iniciante no ramo, gostei das dicas. Quanto aos links, eu cometia esse erro – não sabia da OpenID – agora, não farei mais. Obrigado pelo blog! Vem me ajudando bastante.

    Responder

  21. @Jurubeba,
    O ideal é como estou fazendo aqui: responda diretamente abaixo do comentário que solicitou alguma informação ou quer tirar alguma dúvida. É importante que a sua resposta sirva para outras pessoas e isso complementa o conteúdo de seu blog.

    Responder

  22. É muito bom a gente comentar nesse site a gente acaba conhecendo novas pessoas e vendo os comentarios eu simplesmente adorei tudo vou sempre comentar e espero conhecer pessoas legais asim como eu.*

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.