Como deixar o seu blog em modo de manutenção

Um blog jamais é estático, ele sempre muda e isso é vital para a continuidade do mesmo. O grande problema é quando essa mudança causa problemas no blog, algo que pode afastar visitantes caso o blog esteja aberto ao público durante estes problemas. É por isso que surgiram as chamadas telas de ‘manutenção’, responsáveis por avisar o visitante que o blog passa por modificações no momento, e evitando assim a visualização das áreas problemáticas por parte do visitante mas tornando o blog visivel para você.

Existem boas maneiras de fazer uma tela de manutenção para o seu blog, seja ele hospedado no Blogger ou no WordPress. Abaixo segue um tutorial bem explicado para cada plataforma. Boa Sorte!

Deixando o seu Blog do Blogger em modo de manutenção

1º) Acesse o seu Painel do Blogger e clique no link ‘Design’ referente ao blog que vai entrar em manutenção.

2º) Passe à aba ‘Editar HTML’ e procure pela tag “</head>”, logo acima dessa linha, adicione o seguinte código:

<script language='javascript' type='text/javascript' src='http://widgets.blogueirosnaweb.com/manutencaoblogger.js' async='async'></script>

3º) Pronto, ao inserir este script o seu blog ficará automaticamente em migração, funcionando somente para você assim que você realizar login no Blogger. Vale lembrar que este script deve ser removido assim que o Blog sair da manutenção, pois senão os visitantes não poderão acessar o seu conteúdo!

Deixando o seu Blog do WordPress em modo de manutenção

Aprenda à deixar o seu blog em modo de manutenção facilmente com essa dica!

Aprenda à deixar o seu blog em modo de manutenção facilmente com essa dica!

1º) Para o WordPress, temos um plugin chamado WP Maintenance Mode que realiza de modo automático o processo de deixar o seu Blog em manutenção.

Para usá-lo, precisamos primeiramente instalá-lo, para isso, acesse o Painel de Administração do seu Blog e clique em Plugins ~>Adicionar Novo, digite ‘WP Maintenance Mode’   e clique em ‘Pesquisar Plugins’. Clique no link ‘Instalar Agora’ referente ao primeiro resultado e confirme a operação, quando a página carregar completamente, clique no link ‘Ativar agora’ e o plugin estará instalado com sucesso.

2º) Agora, vamos  ativar o modo de manutenção do seu blog, ainda na lista de plugins instalados, clique no Link ‘Configurações’ referente ao plugin ‘WP Maintenance Mode’ e em seguida selecione a opção ‘True’ no campo ‘Plugin Activate’, salvando a operação logo em seguida clicando no botão ‘Update’. Pronto, o seu blog está em modo de manutenção;

3º) Para retirar o seu blog do modo de manutenção, repita a operação do passo anterior, mas, em vez de selecionar ‘True’, selecione a opção ‘False’ e clique no botão ‘Update’, tornando o seu blog disponível para o público novamente.

As operações acima são muito simples, mas evitam diversos problemas enquanto o blog ainda não pode estar disponível para o público, como no caso de ser necessário re-escrever todo o conteúdo do seu blog novamente.

3 Comentários

  1. Boa noite, gostaria de informar que o script está quebrado, por favor vocês poderiam colocar um novo script?
    Grato desde já.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.