Como denunciar plágio de blogs no Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Mesmo sabendo que é crime e que a Google pune conteúdos duplicados, muita gente ignorante insiste no erro e acha que pode levar vantagem roubando o trabalho dos outros. Vou ensinar aqui como denunciar para o Blogger conteúdos roubados/plagiados. A punição da equipe do Blogger pode ir de uma simples exclusão do post infrator, até a eliminação completa do blog famigerado.

O Blogger tem regras e para publicar seu blog, você precisa seguir as orientações e diretrizes desse serviço. Caso contrário, seu blog pode e será excluído: As regras de uso do Blogger e a sobrevivência do seu Blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Recomendo a leitura dos seguintes posts para aprofundar sobre o tema de plágio, violação de direitos autorias, roubo de conteúdo e duplicação:

Agora vamos ao que interessa.

Se você encontrar algum conteúdo copiado de seu blog sem sua permissão, mesmo que tenha sido citada a fonte (mesmo citando a fonte, copiar conteúdo sem permissão é crime e recebe punição), você pode denunciar isso à equipe do Blogger que eles tomam as devidas providências para garantir seus direitos.

Como denunciar plágio ao Blogger

Aqui vou mostrar como proceder para denunciar à equipe do Blogger se algum blog nessa plataforma está plagiando, duplicando conteúdo. Então, repito, só servirá para denunciar blogs que usam o Blogger.

Posso garantir, por experiência própria que a equipe do Blogger avalia rapidamente as informações e apresenta soluções de forma satisfatória. Eles excluem o conteúdo infrator e chegam até a excluir um blog inteiro se for o caso.

Para denunciar um conteúdo, basta acessar: Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital – Blogger – Notificação de violação do Blogger.

Você será enviado para um formulário e deverá preencher o conteúdo da seguinte forma, como indicado na imagem abaixo:

1-denunciar-blog-blogger

2-denunciar-blog-blogger

3-denunciar-blog-blogger

4-denunciar-blog-blogger

Agora é só esperar a confirmação e posição da equipe do Blogger. Eles responderão em seu email para dizer a conclusão que chegaram e qual o procedimento adotado se se confirmar sua denúncia.

Mesmo que o seu blog não esteja no Blogger, você pode denunciar blogs infratores que estão hospedados no Blogger.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

67 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Como denunciar plagio de blogs no Blogger? -- Topsy.com

  2. Valeu pela dica. Um camarada solicitou parceria com meu blog. Daí, avaliei o conteúdo do blog dele e aprovei a parceria. Só que sempre confiro se os parceiros mantém os links e conteudos nos blogs, e para minha surpresa, lá estava todas as minhas postagens copiadas. Tenho o hábito de escrever em cada post, e o camarada copia tudo. Eu o alertei, e ele foi copiar artigos de outro parceiro. Se ele continuar, vou denunciá-lo. Obrigado pela dica.

    Responder

  3. Pingback: Adicionar link na logo e título do seu blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi Marcos, ótima dica. Eu pesquisei muito e encontrei um assunto que achei relevante para postar no meu blog, gastei minhas pestanas e compartilhei em alguns agregadores de links, em 1 dia tive quase 8000 acessos, nunca tinha conseguido esse feito, até apareceu nas minhas postagens desse blog um ícone do +1, cliquei ali e o google estava me convidando para incluir minhas postagens nesse +1, não sei direito o que é, mas falava que eles seriam incluídos nas pesquisas do google junto com meus dados. Hoje eu resolvi mostrar pro meu marido que meu blog estava aparecendo na primeira pagina do google logo no segundo resultado e respectivamente 3º 4º 5º 6º, continuei olhando os resultados e para minha surpresa estava lá na 1º pagina da pesquisa o plagiador, o cara nem mudou a imagem do post, copiou tudo exatamente igual. Me irritei claro e graças a Deus achei este seu post. Muitíssimo obrigado

    Responder

  5. Pingback: Como rastrear conteúdo copiado de seu site | Internovinet.com

  6. Obrigado Marcos Lemos ajudou-me a fazer a minha primeira denúncia 🙂
    Foi tudo copiadinho tintin por tintin -.-
    E no fim colocou um link, como se isso fosse ajudar –“

    Responder

  7. Olá Marcos! Estou com um pequeno problema, um cara-de-pau plagiou um domínio que retirei do blog por apenas 4 dias; o cara fez um redirecionamento para o blog dele, e agora quando tento colocar o domínio num outro blog meu, dá erro dizendo que “outro blog ou site já utiliza este endereço”! Além disso, este blog é (fora da lei) de downloads!!

    Como proceder? Esta página de denúncias que você indicou no artigo é válida também para estes casos? [Link suprimido]

    Desde já agradeço a sua atenção!

    Forte Abraço.

    Responder

  8. Olá Marcos, muito obrigado pela sua atenção. Eu estava dando uma olhada no fórum do Blogger agora, e constatei algumas situações parecidas com a minha! Vou ver se o Manuel Sousa consegue resolver isso, acredito que não seja tão difícil assim. O meliante que redirecionou meu domínio é tão cara-de-pau, que foi no GWT validar o domínio como se ele fosse o dono!!

    Agradeço a sua atenção, Marcos; desculpe o incômodo!!

    Forte Abraço.

    Responder

  9. Olá Marcos! Graças à Deus consegui resolver o problema do meu domínio que tinha sido redirecionado. Eu mesmo resolvi isso, deixando uma mensagem de alerta ao dono do blog; avisei que, se ele não retirasse o redirecionamento do domínio poderia perder o blog, caso o dono do domínio fizesse uma denúncia! Expliquei que não valia a pena redirecionar domínio alheio e correr o risco de perder tudo, pois um domínio custa apenas R$ 15 reais/ano.

    Ainda bem que deu certo, porque o pessoal da Google iria demorar muito (no mínimo 1 mês), pois são muitas reclamações para resolver!

    Forte Abraço.

    Responder

  10. Obrigada por este post. Ontem descobri que fui plagiada (mais uma vez), e fiz denúncia seguindo este teu procedimento.

    Mas estou com uma dúvida. Uma das senhoras que me roubou conteúdo, não escreveu um post novo, acrescentou texto a um post escrito a 7 de Abril de 2011. Como o meu post só foi escrito a 28 de Junho, creio que ela tentou fazer parecer como se ela tivesse escrito primeiro. No entanto, ao longo do texto, uma prova de que não foi ela que o escreveu é que ela diz para espreitar um post escrito anteriormente (na realidade fui eu que escrevi isto), mas não tem nenhuma hiperligação – claro, porque não escreveu nenhum post. A minha dúvida é se na Google se aperceberão destes pormenores.

    Um facto é que é profundamente injusto fazer imensa pesquisa, gastar dinheiro em livros, investir tempo a escrever, para depois vir alguém e fazer um copy/paste.

    Mais uma vez obrigada pelas excelentes dicas deste blog!!!
    Um abraço

    Responder

    • Mafalda,
      A Google sabe quando um conteúdo foi modificado. Isso fica registrado. Se a pessoa modificou algo antigo e adicionou informações copiadas, isso é plágio também e a Google percebe.

      Responder

  11. Ola amigo.
    Eu tenho um site de seriados online, queria saber se tem como efetiva a denuncia? acho que meu material é ilegal, mas mesmo assim tem como denunciar ?

    O cara ta copiando ate o titulo das minhas postagens -.-

    Obrigado por ajudar

    Responder

    • Xerxes,
      Só acho estranho uma coisa: você pode copiar ilegalmente conteúdo de outros e violar direitos autorais, mas outro não pode copiar de você? Tá faltando coerência nessa sua atitude.
      Se você tentar denunciar algo para o Blogger, só vai ajudar a equipe do Blogger a achar mais rápido o seu blog e o do outro pra serem deletados. Os dois violam regras de uso do Blogger.

      Responder

  12. Tipo, eu não ligo que peguem meus videos que upo ou sinopse que é uma coisa normal copiar mesmo, o problema é que o cara copia tudoo ate o titulo com o nome do meu blog -.- nem isso ele tira.

    Não ligo que copiem, mas pelo menos mudar alguma coisa é bom, e o pior que o cara alem de copiar ganha mais credibilidade do que eu no google
    -.-

    Não da certo denunciar mesmo, conteúdo ilegal é foda. Obrigado pela dica

    Responder

    • Quando se copia algo de alguém e se dá os créditos, o crime é outro. É violação de direitos autorais e roubo de propriedade intelectual. É o mesmo caso de quem disponibiliza programas e música para downloads. É crime, dá cadeia e multa.

      Responder

  13. Bom eu sempre copiava de um blog mais em todos postagens eu botava creditos mais recebi uma mensagem do dono pedindo para tirar pq se nao ele ia tomar previdensias ele pode ou nao , pq ate o r7 o g1 bota creditos e nao acontece nada, so quero saber obrigado , e as postages que eu copiei to tirando tudo com medo de perde meu blog , mais todas postages tinha creditos

    Responder

  14. Olá, Marcos.

    Uma pessoa copiou 11 postagens minhas das 16 que escreveu, só que quando fui denunciá-lo ao google, no local da assinatura está pedindo uma assinatura digital. E agora, como proceder? Pra conseguir essa assinatura tem que pagar? Se não conseguir a assinatura a pessoa vai ficar impune?
    Um abração!

    Responder

  15. Olá.

    O meu blog divulga notícias e curiosidades sobre desenhos animados, assim como muitos outros. Daí eu achei um blog que copia várias de minhas postagens como postagens de outros blogs também. No caso de imagens (que eu coloco o meu logotipo para não roubarem) ele simplesmente coloca o logotipo dele encima do meu. Digamos que o material não seja meu, mas o texto sim. A denúncia funciona mesmo?

    Responder

  16. Muito obrigada,acabei de preencher (lamentavelmente) o formulário, seguindo teu tutorial.Anteriormente, comuniquei o plagiador e pedi gentilmente que removesse os posts,pois poderia estar ignorante a respeito de plágio na net, mas não obtive resposta alguma.Então…
    Ps. o formulário do Blogger, está agora um pouquinho diferente deste que voce apresenta, porém lendo direitinho dá para acompanhar.
    Abraços

    Responder

  17. Muito boa a sua dica, acabei de denunciar 3 blogs do blogspot que copiaram 100% de meus conteúdos, nem se quer citar a fonte original do texto.

    Agora vou aguardar a resposta do blogger.

    Valeu pela dica

    Responder

  18. Oi, é, eu fui plagiada, a pessoa nem sequer mudou a fonte da letra (!!!), Mas ela mudou uma pequena parte, mas 90% é meu. Eu não tenho direitos autorais mas eu fiz o post original!

    A denuncia vai valer mesmo assim??

    Responder

  19. Olá Marcos, eu adorei a sua dica. Eu estava desesperada por descobrir que minhas postagens estavam sendo plagiadas.
    Eu denunciei o blog. Mas eu li em alguns lugares, que quando a gente denuncia, nós também podemos ser prejudicados. E estou com muito medo de perder meu blog que faço com tanto trabalho de pesquisa etc… estou chateada pq eu não copio nada de ninguém.

    Isso é verdade? Meu blog também pode ser prejudicado?

    Um abraço 🙂

    Responder

    • Simone,

      Não há nenhum risco para você que denuncia o plagiador. O prejuízo e não denunciar. Pode denunciar sem medo e sempre que acontecer. Seu blog só tem a ganhar.

      Se você puder voltar aqui e mostrar o link onde você leu que diz que é perigoso denunciar, por favor, gostaria de ver quem escreveu tamanha bobagem.

      Responder

    • Ah, Simone,

      foi um mal entendido seu. O que o Gustavo realmente está dizendo é que o plágio prejudica não só quem copia, como também quem foi copiado. Por isso é tão importante denunciar o plagiador, para que seu blog não seja prejudicado por atitudes como essa.

      Responder

      • Marcos, estou muito felilz!
        As minhas postagens plagiadas foram deletadas hoje de madrugada. Que satisfação nós sentimos quando não vemos mais nosso trabalho roubado sendo exposto em outro blog.

        Obrigada por esse blog maravilhoso e por toda assistência. Pois foi através dele que consegui resolver meu problema que já estava me tirando o sono.

        Você ganhou mais uma leitora!

        Abraços 😉

        Responder

  20. Olá Marcos tudo bem?
    No início do ano meu blog foi plagiado e eu entrei aqui e aprendi a denunciar, fiz e os conteúdos roubados foram deletados.
    Só que eu fiquei com o pé atrás em relação ao blog infrator e sempre visito o tal blog para dá uma olhada e vê se tem conteúdos meus por lá.
    Hoje, eu vi novamente uma postagem minha plagiada, só que o infrator, mudou o título da postagem original e mudou a data colocando em uma data anterior. Ou seja, ele postou com uma data anterior a minha. Eu denunciei novamente. Mas estou com medo do blogger apagar minha postagem por estar com data posterior a dele. E justo esta postagem que ele resolveu copiar de novo, foi uma das que ele havia copiado antes e que o blogger havia deletado.
    A minha pergunta é: O blogger tem como saber qual postagem foi publicada primeiro, independente da data?
    Minha ajuda por favor!

    Obrigada 🙂

    Responder

  21. Olá Marcos,

    Desculpa de incomodar de novo com esse assunto de plágio. Mas como eu havia te falado, um conteúdo meu foi novamente plagiado pelo mesmo infrator, só que dessa vez é só uma postagem. Eu denunciei dia 12/7, mas até agora não obtive respostas da google, estou muito chateada. Da outra vez que fui plagiada, foram mais 5 links e a google realizou o processo de exclusão em 72 horas como vc disse. Será que é porque só foi roubada uma postagem e a google ignorou?
    Eu denunciei mais uma vez.
    O que vc me orienta?

    Obrigada.

    Responder

  22. Bom dia Marcos!
    Usei as instruções do seu artigo para denunciar um plagiador, e obtive sucesso! e esse individuo postou uma mensagem em meu blog que dizia que eu era orgulhoso demais e que eu não queria ajuda, não sei como ele queria me ajudar rs. E falou que ele iria colocar o link do meu blog (não sei quando). Mas graças a você meu problema esta resolvido!

    Responder

  23. Olá, Marcos Lemos.
    Devido a uma de minhas navegações pela internet, fiquei espantado ao descobrir que estava sendo vítima de plágio. O plágio é referente a logomarca do meu blog, porém esse suposto plagiador publicou a minha logomarca em seu próprio site, fazendo uso como imagem do seu site. Um domínio que está fora do raio de ação do Blogger, domínio (“nome do site”.com).
    Mesmo com esta situação, colhi informações precisas sobre o plagiador, descobri que além do site em que a minha logomarca foi inserida, existem também (banners) espalhados entre outros blogs e sites que fazem parcerias, os anunciantes do site deste plagiador.
    O plagiador possui este site onde a minha logo marca está sendo usada indevidamente, e um blog onde a mesma logomarca está sendo usada como (banner).
    Obtive os links das imagens e o próprio perfil do plagiador no Blogger, para enviar a denúncia. No dia 31/07, a denúncia foi enviada, e recebi a resposta dizendo que teria que aguardar, pois recebiam muitas reclamações todos os dias e assim que fosse possível iriam analisar a solicitação. Aguardei desde esse período até que recebi no dia 06/08 uma resposta à denúcia, dizendo:

    ” Que para eles, não está claro que eu sou ou não o agente de direitos autorais autorizado do conteúdo em questão. E que apenas o proprietário de direitos autorais ou um representante autorizado pode protocolar um Aviso de infração de DMCA. Se você expressar indevidamente que um produto ou atividade está infringindo seus direitos autorais, será responsabilizado pelos danos (incluindo custos e honorários advocatícios).
    Se você nem o seu cliente for o proprietário dos direitos autorais relacionados a este conteúdo, não poderemos processar seu aviso. Solicite que o proprietário de direitos autorais nos envie um aviso de DMCA.
    Se você ou o seu cliente for o proprietário dos direitos autorais, forneça uma explicação mais detalhada “.

    Faço-lhe então um questionamento, como não seria eu o proprietário, se afirmo com total veracidade, que eu idealizei e criei está logomarca. Possuo os arquivos de todo o processo de produção até o estágio final. O que na minha concepção, somente o proprietário e criador é que pode ser o detentor do projeto ainda em fase de produção. Apenas por eu não ter os direitos autorais registrados, nem uma (marca d’água) acoplada a logomarca, não quer dizer que não seja de minha autoria. Estou correto?
    É visivelmente perceptível que o plagiador, nem se deu ao trabalho de salvar a imagem, o que pode ser visto, é que o indivíduo fez, foi um tremendo remendo com um (print screen) da imagem.

    Por gentileza Marcos, primeira mente peço desculpas pelo longo texto, é que nunca havia passado por isso antes, é revoltante. Veja o que você pode fazer pela minha situação, seja com uma ajuda ou uma orientação.
    Serei muito grato.

    Abraços!

    Responder

  24. Olá Marcos,

    Só para avisar que o formulário de denúncia mudou, mas ele não está funcionando corretamente.

    O problema é que há um bug no formulário que não permite a introdução das URLs corretas (completas). Só é possível introduzir a URL nativa do site plagiador! Se não for assim, acusa um erro que não permite enviar o relatório de denúncia.

    Como vc tem contato direto com os desenvolvedores do Blogger, seria uma boa avisá-los. Atenciosamente,

    Sexy Help Desk | Alberto Lozéa

    Responder

  25. Bom dia. Tenho uma dúvida, peço que me esclareça o mais rapido possivel. Eu tenho uma pagina no facebook, que conseguiu alguns seguidores. Como tal, ontem a tarde criei um blog e copiei toda a informaçao da pagina do facebook para o meu novo blog. Qual nao é o meu espanto quando vejo um blog que copiou igualzinho, titulos e tudo, duas das minhas postagens. Essa pagina e o blog tomam-me muito tempo e dão-me muito trabalho e eu quero denunciar. Contudo, eu não sou um blog registado, tenho direitos de autor como qualquer um? Posso denunciar?

    Obrigada

    Responder

  26. No meu caso, não foi um artigo e sim uma ilustração minha: [Link suprimido]
    O cara uso meu personagem sem minha autorização e sem me dar os créditos. Ainda cortou a imagem onde tinha minha assinatura. Vc pode ver o original aqui: [link suprimido]
    Entrei em contato com ele, de forma gentil, e pedi para retirar e ele disse que não ia. Mostrei até o registro do personagem na Biblioteca Nacional e ele deu risada.
    Já o denunciei no Google e estou aguardando.
    Mas se alguém quiser usar algum desenho meu num artigo, basta entrar em contato comigo que na maioria das vezes autorizo, dando os devidos créditos (ou pelo menos não cortando minha assinatura). Menos alguns em meu portfólio que foram trabalhos cujo cliente pagou pelos direitos exclusivos de uso.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.