Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois que migramos do Blogger para o WordPress.org, muita gente tem questionado sobre como escolher e decidir qual o melhor para seus projetos pessoais e/ou profissionais. É possível ter blogs de altíssimo nível e qualidade em qualquer uma dessas plataformas, mas é preciso entender as limitações e vantagens e escolher a que melhor serve ao seu perfil de blogueiro.

Começamos esse debate sobre o Blogger e WordPress e as possíveis comparações entre esses sistemas. Foram dois artigos pesando os prós e contras de cada:

No fim das contas o que vale mesmo na hora de escolher o melhor é conhecer suas necessidades e suas capacidades de usar bem os recursos disponíveis e o quanto você está disposto a investir no seu blog (não só financeiramente, mas também em dedicação).

Quais são seus objetivos para o Blog?

A primeira coisa a se perguntar é saber o que você pretende ao criar um blog. Não podemos esquecer que esse é um projeto a longo prazo. Se você tem objetivos mais profissionais, onde seu blog não será apenas um passa tempo, isso exigirá de você estudo sobre o mundo que cerca os blogs, os recursos disponíveis e dominar isso, técnicas de publicação e até aprimoramento pessoal.

O Blogger é uma plataforma mais objetiva e prática para quem quer começar projetos mais pessoais ou para quem não terá muito tempo para se dedicar a estudar sobre os mecanismos que envolvem a criação de um blog.

O WordPress.org é uma plataforma mais abrangente e complexa. Oferece mais recursos para o seu desenvolvimento, mas também exigirá conhecimentos mais técnicos, especialmente no que diz respeito a SEO e configurações, códigos. É mais recomendado para projetos profissionais ou de empresas.

Quanto dinheiro você tem disponível?

Blogar não custa caro e pode sair até de graça (do ponto de vista financeiro), mas é preciso ter em mente que algum custo terá, nem que seja o seu tempo.

No WordPress.org os gastos são mais evidentes: é preciso contratar uma hospedagem (host) e comprar um domínio próprio. Isso não é caro, mas é um gasto: pode variar, mas alguns serviços de host giram em torno de R$ 15,00 mensais e um domínio pode sair por pouco mais que isso anualmente. (Como criar um blog no WordPress)

Já o Blogger está hospedado na Google e é gratuito. Todavia você pode e deve contratar um domínio próprio (Como registrar um domínio para Blogs no Blogger), mas isso não custará muito e será apenas um valor anual, algo como uns R$ 25,00/ano.

Mas em ambas as plataformas há custos adicionais como contratar um layout exclusivo, consultoria de algum profissional, compra de códigos e plugins (no WP) e claro, o preço de suas horas na frente do PC.

O quanto você conhece de internet e seus recursos?

É mais fácil e simples blogar com o Blogger (sei que muita gente vai discordar), mas é exatamente por isso que seus conhecimentos de internet podem pesar na hora de escolher. O WP exigirá mais conhecimento de HTML, CSS e PHP. Dá pra fazer de tudo com as duas plataformas sem saber nada disso, mas não é o melhor cenário.

O Blogger exigirá menos de você e praticamente todo o sistema já vem pronto para usar: não tem que instalar nada, bastando criar uma conta e começar a usar. Mesmo o WordPress tendo plugins para resolver praticamente todos os nossos problemas e necessidades, você gastará um tempo configurando as coisas para fazer o blog funcionar a 100%.

Por fim, o WP também exigirá cuidados até na hora de escolher sua hospedagem: Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org.

Os recursos de cada sistema

Conhecer o que há disponível e o que se pode fazer com cada um dos sistemas para criar blog é fundamental até para saber como o seu blog se desenvolverá. Os dois tem vantagens, mas também têm desvantagens. Por isso também começamos esse post falando de objetivos.

O Blogger é ótimo para quem quer mesmo um lugar para publicar, compartilhar e interagir, onde o foco é exclusivamente o conteúdo e o recurso mais importante será o editor de textos. Mesmo tendo um sistema de comentários básico, você pode incorporar outros mais completos (conheça o IntenseDebate).

Mas com o Blogger não se poderá pensar muito em páginas individuais, configuração de links permanentes e técnicas de SEO mais avançadas. Só com o WordPress é possível criar lojas virtuais, integrar recursos mais avançados e ir além de uma página apenas para publicar conteúdo. Os plugins aqui são o grande diferencial mesmo.

Então, repito, conheça bem suas necessidades e objetivos e busque saber sobre o que cada um oferece para escolher o que se adaptará melhor à sua demanda a longo prazo.

Há outras vantagens e desvantagens e outros pontos importantes para abordar sobre cada um. Como disse, tanto o Blogger quanto o WordPress.org oferecem condições para você desenvolver um blog de alto nível. O [ Ferramentas Blog ] ficou no Blogger por 2 anos e meio e fizemos um ótimo trabalho aqui. Migramos porque descobrimos outras necessidades.

Mas, e você, o que pensa sobre cada um desses serviços e como fez a sua escolha?

.

37 Comentários

  1. Marcos, acompanho seu blog há cerca de dois anos e fui capaz de adaptar muitas coisas naqueles que mantenho. “Meu medo” (risos) com sua mudança para o WP é que agora você deixe de lado as melhorias potenciais que usuários como eu podem querer fazer na plataformas do Google. É só um pedido: não abandone a nós, usuários do Blogger! 🙂

    Responder

    • Não se preocupe, pois não vou parar com dicas e tutoriais específicas para o Blogger. Ainda uso o Blogger para outros blogs que tenho e sempre continuarei usando. Gosto muito do Blogger e só migrei para o WordPress por necessidades muito específicas.

      Responder

      • Olá a todos, vou pegar carona neste comentário por achá-lo mais próximo ao ponto que pretendo chegar..

        @Marcos, também te acompanho há algum tempo e aprendo muitas coisas por aqui.. tua morada virtual é muito util a nos que temos blog’s..
        não sou muito leigo mas ainda assim estou longe de ter um pleno conhecimento de causa..

        mas pergunto (e não de forma grosseira), mas.. com todo o teu conhecimento, e sendo o WP (o qual também sempre ouvi falar muito bem), essa maravilha toda.. porque só hoje dessa mudança para o WP?!
        Não teria sido melhor já tê-lo começado pelo WP?!
        (não questiono as tuas questões estratégicas e comerciais, mas sim pela estrutura já criada e depois alterada)

        e mais, (mesmo o link sendo o mesmo), com essa mudança não ocorre o risco de perda de um bom percentual de pessoas que te acompanham..?! Já que muitos não recebem teus feeds e/ou notificações por outros meios.. (não sei se é uma possibilidade ou não mas fica a pergunta).

        No mais é isso, grande abraço!!
        @henriquesantos

        Responder

        • @Henrique,
          A mudança de plataforma só se deu agora por vários motivos, mas os principais foram: 1) Antes eu só tratava sobre o Blogger e depois comecei a postar sobre o WP e sobre Blogar de forma mais abrangente; 2) Meu blog cresceu muito mais do que eu poderia imaginar e tenho projetos novos que só no WP poderei por em prática. Tais projetos não existiam até 1 ano atrás.
          Sobre perdas: não perdi nem visitas, nem indexação no Google, nem leitores de Feed ou seguidores. Publiquei um post completo sobre como proceder e não perder nada.

          Responder

  2. No momento eu prefiro ficar com o Blogger. É como vc mencionou, para usar WordPress é preciso ter um certo conhecimento em HTML, CSS e PHP, mas no momento eu estou me aprofundando mais em HTML e migrar para uma plataforma que eu não tenho nenhuma afinidade só me causará dor de cabeça. É certo que o WordPress possuí ótimos recursos entre outras coisas, mas no momento prefiro o Blogger.

    Responder

  3. Olá Marcos

    Navegando sem rumo, aportei-me aqui! Como me senti “amparada”… Por que ainda não conhecia esse espaço? Creio que nada acontece por acaso… “Agora” é o tempo certo! Para me revitalizar, ampliar meus conhecimentos e refletir muito sobre o que é de fato “blogar”!
    Escutei a maioria dos seus artigos em áudio e me fez um bem enorme! Conceitualmente a forma de quando comecei a criar meus blogs em 2008 a hoje revela uma mudança imensa… O mundo não pára e nem espera… A velocidade da informação é assustadora e temos de ter tempo para digerir isso…
    Bom, para meu primeiro contato só tenho a lhe agradecer por essa reflexão, Marcos.
    E concordo plenamente com o comentário anterior: não perca o foco com as dicas para o blogger, por favor! Enfim, encontrei um espaço que “fala claro e direto com seu público”!
    Voltarei.
    Tenha um ótimo 2011, com muita alegria, inspiração e sucesso!
    Abraços,
    Helô Spitali

    Responder

  4. O Blogger é o que melhor atende minhas necessidades, de graça, uma pena é meu blog ter perdido tanta visibilidade em relação a quando eu usava o WordPress, espero conseguir recuperar isso.

    Responder

    • É só dar tempo ao tempo. As migrações normalmente nos fazem perder um pouco de visitas.
      Procure investir em SEO e divulgar seu blog nas redes sociais e agregadores de conteúdo, pois ajudará a conseguir mais visibilidade.

      Responder

      • Valeu pelas dicas Marcos, apesar de ter blog a quase dois anos, eu tava fazedo algo bem desorganizado, agora to começando a tentar levar a coisa de modo mais organizado(foi aí que conheci o Ferramentas Blogs). Em agregadores de conteúdo e redes sociais ja estou investindo há um certo tempo, agora eu to começando a aprender sobre SEO, vamos ver se consigo melhorar.

        Responder

    • @Ian,
      Eu até procurei uma que estivesse nivelada. Não sou muito bom com editor de imagens, então não consegui fazer outra para colocar no lugar. Mas acho q valeu a intenção e o sentido, rs!

      Responder

  5. Eu irei lançar um blog esta semana, e diante dos questionamentos sobre qual plataforma escolher, eu optei pelo Blogger.
    A escolha foi devida ao foco e público do novo blog. Bem que eu poderia fazê-lo no WordPress, mas não teria sentido, já que no nome do meu blog terá a palavra “Blogger” inclusa, mas é claro que cada caso é um caso.

    A opção de cada um deve-se aos critérios mencionados neste post, o Ferramentas Blog visa um público que independe da plataforma, neste caso será melhor para ele escolher a melhor plaforma, logo o WordPress que é mais profissional que o Blogger.

    Mas quem tem um blog no Blogger deve se lembrar que pra ter um blog relevante é necessário ter um conteúdo relevante, não importanto a plataforma.

    Responder

  6. O Blogger tem suas vantagens, não vou negar. Uso a plataforma exatamente há 2 anos, é fácil, prática, eficiente em muitíssimos aspectos. Para atividades básicas, não tem muito porque utilizar o WordPress. Mas como no meu caso, busco profissionalismo e avanços, por este mesmo motivo, decidi e estou migrando o meu blog, Diário do Verde, para o WordPress.org. Ainda com certo receio (em último caso, voltarei ao Blogger, rs), arrisco-me a esta nova experiência, pois não posso reclamar do que não experimentei a fundo ainda. Esta é uma dica que deixo para quem está pensando mudar de plataforma. Outra coisa, é que antes de tomar qualquer decisão, como você Marcos discutiu neste e em outros excelentes artigos, para que pesquise sobre o assunto, desde questões básicas, como domínio e hospedagem, a questões de desenvolvimento de tema e Identidade Visual. Isto é essencial: blogs como o Ferramentas Blog, o Dicas Blogger, da Juliana Sardinha, o Escola WordPress, do Paulo Faustino, o Códigos Blog, do Paulo Estevão, o Icebreaker, do Sérgio Estrella, bem como sites, comunidades e fóruns de discussão oficiais do Blogger e WordPress, serão de extrema valia para uma eventual decisão de “qual plataforma usar”.

    PS: Seja-Bem Vindo ao WordPress.org, Ferramentas Blog!

    Responder

  7. Marcos,

    Fiz meu blog pelo WordPress, taniaaraujoci.wordpress.com, não paguei nada e continuo não pagando. Realmente gastei um pouco mais do meu tempo em torná-lo, mais ou menos, do jeito que queria,já que não entendo NADA de HTML, CSS e PHP. Concordo que se compreendesse faria muito mais do que fiz, pois são inúmeros os recursos.
    Para os que estão com medo de migrar, tenham coragem de encarar o novo, vale a pena.
    Fiquei feliz ao saber do seu blog, vou continuar acompanhando para que possa aprender mais sobre blogs e melhorar a utilização do meu.

    Abraços

    Tânia Araújo

    Responder

    • @Tânia,
      Aqui há uma diferença importante: Vc está usando o WordPress.com, mas me refiro ou WordPress.ORG. Esse não é gratuito e tem muito mais recursos.
      Já o WP.com é muito inferior ao Blogger.

      Responder

  8. Pingback: Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org « Blog « Link de Qualidade

  9. Olá Marcos. Fico feliz em encontrar um espaço como esse na internet. Espaço claro e objetivo. Onde podemos compartilhar nossas experiências. Agradeço a atenção porque sempre que twitto alguma coisa você sempre me responde. Lendo os tópicos acima onde você diz que não tem muita afinidade com gráficos, gostaria de sugerir que, se for interessante, formasse um grupo. Como o “As” do ferramentasblog. Um grupo de profissionais parceiros que trabalhariam junto a você no blog. Me coloco a disposição visto que não existe crescimento se não for recíproco. Este blog tem me abençoado muito e de maneira gratuita. Aquilo que poder fazer em retorno ainda será pouco.

    Estou aqui vidrado pesquisando porque em menos de um mês vou ter que colocar um portal no ar e meu chefe quer ele todo no wordpress e é uma plataforma que eu não conheço muito bem ainda. Mas com a ajuda do ferramentas blog já estou conseguindo algum avanço. Quando o blog for lançado vou deixar um comentário para que possa vizualizar.

    Grande abraço

    Responder

  10. Boa iniciativa a sua. WordPress é sem dúvida a melhor platarforma para blogs. Eu também fazia o uso do wordpress, mas resolvi mudar.O blogger está atendendo bem as minhas necessidades por enquanto. Mas pretendo voltar após desenvolver mais meus projetos. Parabéns pela migração bem sucedida, aposto que o blog agora receberá mais seguidores. até já

    Responder

  11. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  12. 1º Quais foram os plugin e/ou necessidades que fizeram vocês passarem do blogger para wordpress?
    2º Eu sou desenvolvedor web. Desenvolvo em PHP + Mysql. Acho que pra mim e melhor wordpress né?

    Responder

  13. Sou muito nova no seu Blog e ainda estou lendo os Posters , mais o que queria colocar aqui e que já fiz um Blog Pago (HOSPEDAGEM & DOMÍNIO NO WORDPRESS) mais fui muito mau fiquei no máximo 2 meses e não consegui continuar por que , o que presizamos saber para personalizar um Blog no WordPress e muito vasto , Já no Blogger Fiquei na mesma por que não tenho nem idéia como fazer um layout personalizado no NOVO Blogger , e a qualidade do layout e Igual ou um pouco menor que no WordPress não Acha? Então por Falta de Opção Escolho o Blogger que eu também acho muito bom!

    Responder

  14. Precisei criar um site pra negócios, onde usuários leigos pudessem com facilidade postar todos os dias de qualquer lugar. Como não tenho muito conhecimento na parte de sites e etc.. Escolhi o BLOGGER por ser a ferramenta mais rápida e pratica. Fui tentar usar o wordpress no dreamweaver e tudo foi um desastre.. Observei alguns tutoriais no seu site pra ajudar.. mais ainda assim é DOR DE CABEÇAAAA! – pretendo agora continuar com o blogger por pelo menos 1 ano. Mais até esse prazo, pretendo acumular mais conhecimentos em wordpress pra que eu consiga me decidir melhor entre os dois. Acredite ou não: Já fiz curso de webdesigner, mais de nada adiantou ): PÉSSIMO, me arrependo!

    Agradeço ao ferramentasblog por me ajudar tanto mesmo com o blogger!

    Responder

  15. Marcos, seus textos são ótimos, seu site, perfeito. Sua formação academica realmente é de grande peso, dá pra notar pela qualidade e fluidez de seus textos, parabéns pelo impressionante trabalho. Espero que esteja feliz com a sua trajetória, visto pelo seu crescimento.

    Falando da postagem, eu tentei usar o Blogger no início, em 2007, mas como faço poesia, quando ia colar nele, ficava tudo desconfigurado. Os versos ganhavam espaçamento, as estrofes ficavam sem alinhamento, não servia pra mim.

    Apesar do WordPress (.com) demandar um pouco mais de esforço, atendia a todas as minhas questões, e, além disso, deixava a página com uma cara de site profissional gratuito. Ao contrário do Blogger, que fica evidente que você está entrando em um blog.

    Hoje, resolvi me aventurar no WordPress (.org), depois de 4 anos. É como recomeçar, pois esta plataforma, apesar de similar, abre muitas portas que eu desconhecia. Foi por essa razão que comecei a olhar com mais atenção para o [ Ferramentas Blog ].

    Só mais um coisa Marcos, acho divertida demais esta sua ênfase ao nome do blog com colchetes durantes as postagens, rs, marketing visual, amigo?

    Grande abraço e muito mais sucesso no seu trabalho. Percebe-se que você faz com vontade e prazer, e não por obrigação. Pode ter demorado, mas esse sucesso é fruto do seu empenho.

    Responder

  16. Eu uso o Blogger porque, quando eu criei o Blog NSABE, eu não conhecia o WordPress. E, mesmo depois que eu o conheci, para o objetivo do meu blog (add-ons para Flight Simulator X feitos por mim mesmo), o melhor mesmo é o Blogger.
    Até porque, embora eu tenha noções de HTML e PHP, essa noção talvez não fosse suficiente dependendo do caso. Prefiro escrever em texto, colocar links e imagens e editar a postagem sem usar HTML. É por isso que elegi o Blogger como ferramenta ideal (claro, para o meu caso!).

    Responder

  17. Pingback: Como criar Tumblr - Tutorial completo como mexer no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  18. Olá, gostaria de saber se é difícil mudar do blogger para o wordpress. Se com a mudança vai “desconfigurar” alguma coisa, se vou ter que rever todos os meus posts, etc. Como foi a mudança do Ferramentas Blog? Demorou muito para colocar tudo em ordem?
    Obrigada!

    Responder

    • Raquel,
      Migrar dá um pouco de trabalho, mas é importante se você quer um blog mais profissional. Você só não tem como migrar o layout, o template atual do Blogger para o WP, pq é incompatível. Nesse caso você terá de encontrar algum novo layout gratuito ou contratar alguém parar criar.

      Temos um serviço de hospedagem que cuida gratuitamente da migração para você. Só não criamos o layout, mas indicamos alguém que posso te ajudar.
      Visite o http://www.fbloghost.com para saber mais.

      Responder

  19. Olá, gostei muito do seu blog, mas gostaria de tirar umas dúvidas. Tipo, eu passei 1 semana com meu blog no wordpress, confesso que até hoje não consegui fazer um redirecionamento 301 do meu blogger para o wordpress,tentei várias ferramentas (que de fato redirecionavam o endereço e as postagens do blogger para o wordpress), mas o fluxo de visitas ia só para o blogger e as visitas do meu wordpress só contavam as do link direto, aí com isso voltei pro blogger de novo. Comprei um domínio proprio (.com) pro meu blog e o domínio que eu tentava usar para redirecionar era um gratuito (.co.cc).

    E a respeito da hospedagem, usava hospedagem gratuita pelo 000webhost, o que tem a me dizer sobre esse serviço ?

    Gostaria muito que você me ajudasse !

    Responder

    • Zéh,
      Não, pois o Redirecionamento 301 não é necessário no Blogger quando é mantido o domínio original. Basta migrar. Mas, repito, é preciso que o Blog no Blogger já tenha domínio próprio.

      Responder

  20. Marcos vou optar por ficar no wordpress no futebol extensivo, espero conseguir pelo artigo que o Claudio Sanches escreveu. Instalar o wordpress pelo cpainel, devo conseguir, tomara, abraço. Muito bem explicado lá.

    Responder

  21. Olá,Marcos estava pesquisando qual seria melhor para mim, e é sem dúvidas o blogger,bom eu ainda não tenho meu blog já faz um bom tempo que quero fazer um,já tenho tudo sobre o que vou falar em meu blog ,tudo bem organizado,o que está faltando agora é o nome e a coragem de cria-lo rsrsrs. Sempre tive dúvidas se pagaria alguma coisa para mante-lo,se é difícil … força de vontade e dedicação eu tenho ,sempre foi algo que quis ,enfim ,amo informática e não conheço nada ,falta de vontade é que não falta,o que me complica é como criar o meu template e colocar no blog,entre outras configurações. E ao mesmo tempo que tenho dúvida se gasta dimdim ,é se ganhamos alguma dimdim com ele e como ,já li algumas coisas informando que da sim para ganhar dinheiro….. então para finalizar gostaria que o senho me desse algumas dicas para que eu possa começar meu blog já com “a mão direita” rsrs grata .

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.