Como evitar que seu blog seja roubado e se proteger na internet

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

aviso-cuidadoEsse é um artigo bem simples e objetivo. Sempre ocorrem casos de pessoas relatando que perderam os blogs, que alguém hackeou suas contas do Google (Gmail, Blogger, Orkut) ou seja o que for. O que poucos percebem é que a culpa pode ser nossa. Nós mesmos colocamos nossa segurança na internet em risco e perdemos nossas senhas. Há casos em que as pessoas deram suas senhas voluntariamente.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

A culpa por perder uma senha, perder o acesso ao blog ou outros serviços de internet, muitas vezes é nossa. Nem todos têm os devidos cuidados que devem com suas contas e até acabam confiando demais em pessoas estranhas. Veja o e-mail que recebi:

email-senha-blog

Se eu fosse um cara mau, poderia ter me aproveitado da situação e roubado o Blog dessa pessoa sem o menor esforço.

Mas, voltando ao ponto, algumas vezes, como ilustrei acima, a culpa é nossa mesmo. Outro caso foi de uma amiga que perdeu a conta do Orkut e Facebook no mesmo dia.

Minha amiga contou que usou essas redes-sociais numa Lan House. Fomos à loja para avisar ao dono que poderia ter algum programa malicioso roubando senhas, mas a explicação foi outra. Ela cometeu um erro comum: Não finalizou o acesso aos sites que estava conectada. Em outras palavras: não clicou em “sair” quando terminou de usar.

Isso possibilitou que alguém que usou aquele computador em seguida, ao entrar nos mesmos serviços, acabou acessando o perfil da minha amiga e, apagando tudo, ainda trocou suas senhas.

São cuidados simples que evitam problemas mais graves.

Por fim, uma outra dica para os blogueiros: façam backup de seus blogs constantemente e não usem a mesma senha para todos os serviços. Por exemplo: a senha de seu painel do Blog tem que ser diferente da sua senha de hospedagem ou do registro do domínio.

A Juliana, no Dicas Blogger, já tratou desse tipo de coisa e outras que servem para complementar esse post:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

7 Comentários

  1. esse relato que você abordou me lembra de uma vez que esqueci minha conta do Orkut aberta em uma LAN – e Logicamente FUI Hackeado.

    Muito bom esse Artigo Lemos!

    Responder

  2. Por isso é bom ter uma conta Hotmail e Gmail onde a hotmail sirva para redefinir a senha das contas gmail. Assim caso a pessoa entre no orkut, gmail, blogger e esqueça de sair e vier um elemento e querer trocar ou roubar a senha ele vai ter que descobir a senha do hotmail.

    Agora se deixar hotmail e conta google abertos merece mesmo é ser hackeada.

    Fiquei pensando aqui… como o cara trocou a senha da tua amiga sem um programa hacker na maquina? pois quer queira ou não ele tinha que saber a senha antiga.

    Responder

  3. Ótima dica Marcos, faço o backup do modelo e das postagens do meu blog todo mês, e troca minhas senhas. Esse erro é comum, não clicar no "sair" nas redes sociais.

    Responder

  4. Eu já até perdi uma conta do MSN por não apertar o botão "sair", e hoje me arrependo muito… Esse erro é muito comum, já vi pelo menos umas 30 pessoas que perderam contas por pura falta de atenção…

    Ótima dica…

    Responder

  5. Pretendo administrar um blogsapo que criei a pouco. Não sei como inserir titulo e outras modificações; vim até aqui pesquisando e apreciei seu trabalho, muito bom. Parabéns.

    Responder

  6. Muito direto e certeiro, realmente pequenos cuidados fazem toda a diferença. Eu mesma no meu trabalho fui acessar meu Facebook e quando abri o navegador estava no da colega de trabalho que não clicou em sair.

    Boas dicas e espero que auxiliem a todos.

    Um abraço!

    Responder

  7. Este tipo de problema é mais comum em plataformas gratuitas e hospedadas gratuitamente, como o blogger e wordpress.com. No caso de usar por exemplo o WordPress hospedado, você pode obter o controle do seu blog a qualquer momento, caso o perca.
    Bom artigo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.