Como exportar (migrar) um blog no Blogs do Sapo para o Blogger ou para o WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

blogs-do-sapo-logoQuem é de Portugal já conhece a empresa de internet Sapo.pt (uma equivalente à UOL aqui no Brasil). Eles oferecem vários serviços, inclusive um sistema de criação de blogs, chamado "Blogs do Sapo". Como recebo muitas visitas de blogueiros de Portugal, algumas vezes entram em contato solicitando saber como migrar o conteúdo de blogs lá criados para outras plataformas, como o Blogger (Blogspot) e o WordPress.

 

Não estou aqui para julgar qual é o melhor serviço para se criar um blog. Cada um pode ter sua preferência, mas é importante conhecermos as possibilidades de migrarmos de um serviço para outro. Portanto, já ensinei aqui como migrar (exportar) conteúdo do Blogger para o WordPress e vice versa:

 

Mas, e quem criou um blog no "Blogs do Sapo", como deve proceder para mudar de plataforma e usar outros serviços?

 

painel-blogs-do-sapo

Painel Blogs do Sapo – http://blogs.sapo.pt/

A má notícia é que, por padrão, não há nenhuma opção para você migrar ou exportar o conteúdo de seu blog criado no "Blogs do Sapo". A plataforma portuguesa só oferece a opção de importar o conteúdo de outros serviços. Ou seja, você pode mudar do Blogger para o Sapo, mas não pode seguir o caminho contrário.

 

Também constatei em minha conta de testes que não há nenhuma opção para backup (para fazer uma cópia de segurança) do conteúdo criado em seu blog. E, outro problema, é que o serviço de hospedagem de imagem deles não é totalmente compatível com o PicasaWeb – e também não oferecem a possibilidade de migração direta das imagens.

 

Mesmo assim, há uma solução.

Sim, a notícia não é toda má. Pesquisando em fóruns e lendo o "Blog dos Blogs" (um blog oficial do serviço Sapo.pt), percebi que há uma possibilidade (que não testei) de conseguir uma copia do conteúdo dos blogs criados ali.

 

É importante lembrar que, para migrar para o Blogger, por exemplo, você precisa que o conteúdo do blog seja salvo em um arquivo do tipo XML. então, não sei se a solução apresentada resolverá o problema de alguém.

 

Você pode entrar em contato com a equipe do "Blog dos Blogs" por email e solicitar uma cópia do arquivo (do ficheiro) de seu blog. Ao que parece, eles enviam sem demora.

 

E-mail do suporte Blogs do Sapo: sugestoes.blogs@mail.sapo.pt

Página do Suporte: http://suporte.sapo.pt/

 

Enfim, o que pude constatar é que, para migrar para outra plataforma de blog, o usuário do "Blogs do Sapo" terá que fazer o processo todo manualmente, recriando cada um dos artigos e posts na nova plataforma escolhida e depois excluir o antigo blog. Na minha opinião, uma falha grave da empresa Sapo.pt que não oferece liberdade de escolha e nem compatibilidade com outros serviços.

 

Outros artigos interessantes

.

1 Comentário

  1. Olá,

    Actualmente os blogs da sapo já dão para exportar para outras plataformas, num processo automático e simples.

    Infelizmente o wordpress é que não permite fazer a importação de quase nenhuma plataforma.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.