Como fazer backup de Blogs no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Um pequeno descuido ou um código errado na hora de mexer no template do seu Blog pode causar perdas irreparáveis. Por isso é tão importante fazer backup de tudo, seja do conteúdo e comentários, como também do Template (Layout) para pode restaurar ou até migrar para outros lugares. Se você tem um Blog no Blogger (BlogSpot) então precisa saber como faze backup completo da estrutura que usa.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

A melhor forma de evitar problemas com seu blog é ter sempre um backup do conteúdo e do layout. Como estamos sempre fazendo modificações, adicionando códigos e atualizando conteúdo, o backup pode salvar seu blog de situações irreversíveis ou que você não se lembre do que fez que causou problemas.

Para quem usa o Blogger, a forma de fazer backups do conteúdo e do template é muito simples e já está inserida no painel. Faça Backup regularmente do seu Blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

17 Comentários

  1. Um tutorial muito bom e útil. Estou mesmo precisando fazer um backup de segurança de todo meu conteúdo. Marcos Lemos, eu sempre que posso. venho acompanhando suas postagens e acho muito útil para meu blog, mas tenho uma dúvida:
    Para migrar para o wordpress é muito complicado?

    Responder

  2. Olá, Marcos! Este é realmente um assunto importante, e eu gostaria de ir mais a fundo a respeito da realização de backups no Blogger, para quem utiliza um domínio personalizado.

    Li em um metablog especializado em Blogger um artigo que, infelizmente, não permite mais comentários. Ao final do artigo, a autora diz: “se você for paranóico(a) como eu, crie um clone do seu blog (template+gadgets+posts+comentários) em uma conta diferente da que você usa para blogar e configue-o para não ser publicado na web. Pra fazer isso vá em configurações>permissões e marque “permitir somente autores do blog”. Se acontecer alguma tragédia com seu blog, a única coisa que precisará ser feita é o redirecionamento do domínio próprio e mais nada ;)”

    Eu, que faço backups bi-semanais, achei interessantíssimo este procedimento e decidi implementá-lo no meu blog, criando um blog “sobressalente”, mas esbarrei em alguns problemas, e imaginei que você poderia ajudar. São eles:

    1. Ao restaurar o backup das postagens e comentários no blog, tudo pareceu funcionar corretamente, mas, pensei: e quando eu publicar um novo post no blog oficial? Como vou migrar essa nova postagem e seus comentários para o blog sobressalente? Se eu fizer um novo upload completo, as postagens serão duplicadas (sim eu testei…)! Não imagino outra forma de migrar a nova postagem com seus comentários.

    2. Observei que as postagens restauradas no blog sobressalente sofreram uma alteração no final da URL. Por exemplo: no blog oficial, teríamos uma postagem “2014/06/postagem-do-meu-blog-original.html”, mas no sobressalente, a mesma postagem ficou “2014/06/postagem-do-meu-blog-original.html_1851.html”, sendo que a cada postagem, o número após o underline muda, aparentemente sem nenhuma lógica, Aqui, o problema é que dentro de algumas postagens, faço referência a outras, utilizando links, sem, naturalmente, o tal “underline_número aleatorio”. Será que fiz algum procedimento incorreto?;

    3. Por mais que eu tenha backup das imagens no meu computador, que estão numa conta online do picasaweb, se esta conta for eliminada por qualquer razão, ainda que eu faça o upload destas imagens para outra conta, as URLs das imagens dentro das postagens não serão atualizadas, ou seja, terei que entrar em postagem por postagem para consertar a URL das imagens. Como fazer isso de forma mais prática? São mais de 400 posts com diversas imagens em cada um deles!

    Enfim, por enquanto, esses foram os problemas que encontrei para implementar a idéia que encontrei no outro metablog. Penso que talvez seja um bom tema para uma postagem aqui. Ou então, você pode sugerir para nós uma outra forma de ter uma maneira rápida e prática de restaurar um blog nos casos em que a conta do original seja eliminada ou roubada por alguém.

    Grande abraço!

    Responder

    • Vanessa,
      Não é bom fazer isso, pois gera conteúdo duplicado e pode prejudicar seu ranking no Google. O certo é ter apenas 1 Blog sem repetir o conteúdo em nenhum outro lugar.
      Além disso, o AdSense pode punir seu blog por conteúdo duplicado ou plágio, mesmo que você seja a responsável.

      Responder

  3. oi Marcos, os seus banners da wix, tanto o de cima quanto o de baixo estão abrindo uma página em branco, isso pode afetar seus cliques / comissões desses programas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.