Como fazer pesquisas e enquetes no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Use o seu Blog para conhecer os visitantes, fazer pesquisas e enquetes ou mesmo conhecer a opinião das pessoas. Vou mostrar neste tutorial como você pode adicionar esse recurso facilmente, tanto no Blogger (gadget) quanto no WordPress (com um plugin).

Gosto muito de perguntar a opinião dos meu público como forma de conhecer o que pensam e melhorar a interação e criação de conteúdo. Você também pode começar a fazer pesquisas de opinião, votações e enquetes com seu público, diretamente nas páginas do Blog.

Veja como usar no Blogger e no WordPress.ORG.

O próprio Youtube tem uma ferramenta para você fazer enquetes dentro de vídeos, como ensino aqui: Como fazer Enquete/Pesquisa no Youtube.

Você também pode usar o Google Drive (Documentos) para criar formulários de contato e até pesquisas mais elaboradas. Ensinei isso neste tutorial em vídeo: Como criar Formulário de Contato com notificação no Google Drive.

Agora vou mostrar outros modelos mais básicos, mas muito úteis para você aplicar em seu Blog.

Enquetes no Blogger (BlogSpot)

Já ensinei um tutorial de como usar o gadget (elemento de página) do Blogger para fazer pesquisas e enquetes. Basta entrar no menu “Layout” e clicar em “Adicionar um Gadget”, por exemplo na barra lateral do Blog. Vai abrir uma janela com as opções padrões do Blogger, então role a página até encontrar o “Votação”:

Gadget Votação para criar enquetes no Blogger

Infelizmente ele só pode ser inserido na barra lateral (sidebar) ou outro local disponível em seu layout, mas não tem como colocar dentro de um artigo/post.

Enquetes e pesquisas com Plugin no WordPress.ORG

Já para quem usa o WordPress.ORG existem diversos plugins, onde dou destaque para o “Democracy Poll” que tem um ótimo visual, é fácil de usar e pode ser aplicado diretamente dentro de um artigo/post.

Com ele você pode criar várias enquetes funcionando ao mesmo tempo, para os mais variados assuntos e ver os resultados em forma de menu no painel do WordPress.

plugin-enquete-wordpress-democracy-poll

Sabendo usar este recurso você poderá aprender muito sobre as pessoas que chegam até seu Blog, conhecer a opinião delas de um jeito fácil e que todos gostam.

.

4 Comentários

  1. Realmente, você disse uma coisa muito importante, as enquetes nos ajudam a direcionar nosso conteúdo e público alvo. Parabéns pelo artigo!

    Responder

  2. cara, quando eu entro em “adicionar um gadget” não tem a opção “votação” nem “enquete” ou algo relacionado a isso, isso é um problema ou a enquete foi realmente desativada da plataforma ? tem como fazer um enquete usando HTML/JavaScript ?

    valeu 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.