Como ganhar mais dinheiro com o AdSense em Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É aceitável que você tenha como objetivo criar um blog para ganhar dinheiro com programas afiliados. Nesse caso a melhor opção será mesmo o Google AdSense. Existem algumas estratégias que, se bem aplicadas, podem tornar o seu blog uma ótima fonte de renda. Não será nenhuma mágica nem algo ilegal ou que viole as regras do serviço, exigirá um pouco de trabalho e atenção e, garanto, é bem eficiente.

Já escrevi alguns posts com dicas sobre como tornar o Google AdSense mais rentável para seu blog ou mesmo como usá-lo de forma sistemática para ter um ganho razoável. Foram dicas muito práticas para quem tem blog, mas não tem como objetivo ganhar dinheiro como prioridade:

Existem coisas bem práticas e concretas que você pode fazer para ganhar mais dinheiro com seu blog usando apenas o AdSense como fonte de monetização. É exatamente disso que vou falar agora: o que você tem que fazer para ganhar mais dinheiro com o Google AdSense.

Por que o AdSense?

Este serviço de monetização provavelmente é o mais fácil de usar. Depois de ter o seu cadastro aprovado, seguindo as regras de uso, bastará inserir os banners nos lugares certos e atrair tráfego da maneira correta, para o público certo, que seus ganhos virão.

O AdSense pagam por ação direta, pelo clique recebido. Ou seja: cada vez que alguém ver um banner ou link do AdSense e se interessar clicando, isso vai gerar alguma receita para você. O conceito é simples e extremamente eficiente. Além disso, os algoritmos da Google é que definem qual tipo de anúncio será exibido.

Esse sistema de contextualização automático do AdSense tem mais chance de conseguir exibir algo relevante para aquela pessoa específica que aparecer em seu blog. Com isso a conversão sera maior. É importante seguir todos os passos descritos abaixo para que dê certo a estratégia de ganhar mais dinheiro com o AdSense.

1. Tipo e tamanho do conteúdo

Não tem como escapar disso. Escreva o máximo que você puder sobre um tema específico, usando de subtemas e assuntos relacionados. É extremamente importante produzir algo que seja focado para gerar relevância em torno de algumas palavras chave mais importantes.

São as palavras chave que definem o tipo de anúncio que será exibido, que tem a ver com aquele assunto, destinado a um público que gosta do tema e que se sabe, quer aquele tipo de produto.

Mas certos assuntos e palavras atraem um tipo de anunciante que paga mais pelo clique. É isso que determina o custo por clique (CPC). Completando essa etapa, será preciso ler também: Como melhorar o CPC do seu blog e ganhar mais dinheiro com AdSense.

O tamanho é importante: escreva e produza conteúdo consistente, mas telegráfico, que seja fácil de ler e entender. Foque em escrever títulos chamativos, parágrafos introdutórios completos e artigos que não ultrapassem as 400 palavras. Quanto menos tempo as pessoas perderem lendo seu post, mais tempo passarão olhando para os banners e links.

2. Divulgação e tráfego crescente

Boas palavras chave, associadas a um bom conteúdo, vão gerar uma indexação no Google. Quanto mais tráfego vier do Google, melhor. Mas você não pode depender apenas do Google e lá não está o melhor público para te ajudar a ganhar mais com AdSense.

Você precisa investir em divulgação do seu blog e dos conteúdos específicos. Vá às redes sociais, especialmente o Twitter e o Facebook, mas isso levará tempo para gerar seguidores suficientes para atrair muitas visitas. E quando falamos em muitas visitas, estamos falando de milhares.

O melhor lugar para se investir em divulgação e que atraem um tráfego que clica em anúncios são os Agregadores de Conteúdo. Esses agregadores existem aos milhares e alguns são mais eficientes que outros. Tudo o que você quer deles é conseguir um link lá, diariamente, no máximo de agregadores possível, divulgando o seu mais novo post do dia. Você tem que ser insistente e persistente. Tem que ser uma tarefa rotineira e constante.

3. Tipo de público

Você não está procurando tráfego e nem fidelidade. Tudo o que interessará a você é buscar mais pessoas clicando nos seus links, abrindo suas páginas, vendo suas imagens e lendo seu conteúdo. Se comentarem ou divulgarem, ótimo, mas não é isso também que você precisa. Você quer volume!

Esse público rápido, que só está zapeando as páginas de milhares de blogs, que clicam em algo por curiosidade ou só pela diversão, mas também que devora conteúdos variados, tende a clicar mais em anúncios. Eles clicam e geram cliques de qualidade. Os cliques de qualidade são aqueles cliques nos banners do AdSense em que o visitante realmente quer ver o produto e serviço.

4. Layout e posição dos Banners

Deixei por último o grande segredo. Você precisará de um layout limpo, fácil de navegar e que dê destaque a apenas duas coisas. Seu layout só pode destacar:

  1. Seu conteúdo e posts
  2. Os banners e links do AdSense

A própria equipe do AdSense ensina isso e mostra alguns esquemas de como posicionar os banners em relação ao conteúdo do Blog:

Melhores posições de anúncios do AdSense

Note que é preciso privilegiar os maiores blocos, aqueles que têm medidas como 160×600, 336×280 ou 300×250.

Procure um layout que seja mais ajustável e que tenha espaços largos também, com cores suaves que facilitem a leitura e que dê destaque aos banners.

Os topos de página e os espaços junto ao texto do post são os mais eficientes e mais visíveis para atrair cliques dos visitantes.

5. Configurando o AdSense

Há algumas coisas que você precisa observar na hora de configurar e criar os blocos de anúncios, além do tamanho:

  • Defina para exibir banners e links ao mesmo tempo;
  • Crie as critérios de acordo com o local que cada banner será exibido (Como criar critérios no AdSense);
  • Use cores e fontes padrões e normais, que sejam semelhantes às do seu blog;
  • use a central de revisão de anúncios para certificar-se de que está exibindo os melhores anunciantes;
  • Coloque um mecanismo de pesquisa do AdSense em todas as usas páginas;
  • Ocupe os menores espaços com os blocos de links

Agora o mais importante de tudo, que realmente fará a diferença, é dedicar tempo aos testes para definir o que é melhor e que funciona bem em seu blog. Os testes só são possíveis se você usar bem os critérios e acompanhar com cuidado os relatórios.

Isso vai te ajudar a melhorar suas configurações e, depois de algum tempo, seus banners gerarão mais cliques e mais ganhos.

6. Tenha vários blogs de vários assuntos

Se você tem tempo e gosta de vários assuntos, não crie um único blog para publicar de várias coisas. Crie vários blogs onde em cada um se fala de um assunto específico e bem definido. Quanto mais blogs você tiver, mais conteúdo produzir e mais você divulgar, mais cliques você terá nos anúncios do AdSense.

É nesse momento que é importante saber configurar o AdSense e montar bem os blocos de anúncios com as categorias/critérios e descrições certas. Assim você terá relatórios bem claros que facilitarão sua estratégia.

Concluindo

Esse é um trabalho que lhe tomará tempo e os ganhos serão crescentes e constantes se seguido à risco o que indicamos aqui. Pode parecer muito amplo, mas não tem outros segredos além desses.

Escreva com qualidade, não copie nem duplique conteúdo e interligue seus artigos com links internos do seu blog. Escreva sistematicamente todos os dias e divulgue todos os dias. À medida que as visitas crescerem, também crescerá o número de cliques e seus ganhos.

Você tem que pensar a longo prazo, já que seus ganhos diários serão de alguns dólares, mas a soma ao longo dos dias dará várias centenas. Mesmo assim é preciso trabalhar olhando para cada dia, um de cada vez, sem pular etapas e se achar que tudo se resolverá por mágica. Isso é um trabalho…

Aqui abaixo tem um vídeo muito completo, feito pela equipe do AdSense ensinando como otimizar seus anúncios para melhorar seus ganhos.

.

28 Comentários

  1. Boa, Marcão !
    Venho estudando a melhor forma de monetizar meu blog para não poluir muito o layout e cuidar para que não fique uma coisa muito apelativa, com propaganda pra tudo que é lado. Acho que desta forma o blog perde um pouco da credibilidade. Pode passar a imagem de que ali é um espaço só para você (blogueiro) ganhar dinheiro.

    Este é um ponto importante na hora de decidir monetizar seu blog. Pelo menos na minha opinião.

    Belo post.

    Um abraço.

    Responder

    • Nesse caso o AdSense acaba por ocupar os melhores lugares, o que torna inviável exibir anúncios de outros.
      Mas no momento em que seu blog começar a receber propostas de anunciantes, então significa que você pode ganhar mais dinheiro com eles do que com o AdSense e pode parar de usar o AdSense.

      Responder

  2. Olá Marcos,

    Achei muito bacana o post, que me direcionou ao seu outro texto sobre critérios, e lá fiz um comentário mas o texto é tão antigo que acredito você não verá, então tomo a liberdade de colocar a minha dúvida aqui.

    Não consegui entender ou não encontrei no post (naquele, do tutorial sobre critérios) uma explicação para a implementação de critério em links/anúncios que estão dentro da postagem. Você poderia sanar essa dúvida? Agradeço desde já.

    Responder

  3. O Adsense é a melhor forma de monetizar um blog, até grandes sites usam, mas o complicado é ter um volume de visitas que ofereça resultados satisfatórios. Meu blog tem 2 anos e não passa de 40 doletas mês, isso com ~ 400/visitas ao dia – com 15 online ao mesmo tempo(pico). Não consigo romper a barreira de 500/visitas que alcanço quando os ventos estão bons, acho que um dos pontos fracos é que uso blogger e as melhores palavras chave são difíceis de emplacar para poder estar na 1ºhome do google. Enquanto eu estiver no Blogger, meu blog será apenas meu passa tempo (gosto muito de escrever no blog).

    Responder

    • Zaack,
      Por isso que uma das dicas é investir na divulgação, principalmente nos agregadores e produzir conteúdo constante. Isso vai ajudar você a não depender do Google e conseguir mais visitas.

      Responder

  4. Marcos Lemos,

    Não sei se é habitual, mas algumas vezes quando vamos conferir quanto o adsense está rendendo no dia, vemos um valor ‘X’. Coisa de minutos depois, o valor é estranhamento diminuído. Ou seja, o clique e o dinheiro foi contabilizado, e por alguma razão retirado em seguida.

    Como se explica isso? É normal? Qual o motivo? Abs.

    Responder

  5. Pingback: Nova interface do Google AdSense agora é padrão | [ Ferramentas Blog ]

  6. Olá Marcos!

    Eu preenchi minha conta adsense com o primeiro e último nome, faltando assim, o nome do meio. E vi gente relatando que isso pode ocasionar problemas na hora de receber o dinheiro, é verdade??

    Responder

  7. Pingback: Estilos e cores no AdSense podem ajudar a ganhar mais dinheiro | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Como colocar anúncios AdSense em qualquer parte do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Qual a forma mais rápida para ganhar dinheiro com blog? | [ Ferramentas Blog ]

  10. Só mais uma coisa, eu vi que você coloca os anúncios do adsense no meio da postagem o adsense permite isto, se eu no BlogSpot posicionar um anuncio no meio do meu testo, no meio da postagem não corro o risco de ter minha conda no adsense cancelada, pois fiquei sabendo que não pode misturar o conteúdo

    Responder

    • Não pode misturar o conteúdo ao anúncio.
      Desde que o anúncio não se confunda com o conteúdo, é permitido usar no meio do post. Inclusive, se você leu com atenção o post e viu as imagens de modelo, a própria equipe do AdSense orienta a usar da forma que descrevi no post.

      Responder

  11. Marcos, fiz uma conta no Adsense e fui reprovado por meu site divulgar material protegido por direitos autorais.

    Meu site é sobre cinema e obviamente postamos trailers e pôsteres de filmes.

    Ocorre que, existem diversos sites que falam de cinema e que usam o Adsense. Fica difícil saber qual o critério adotado pelo Google nesses casos, não acha?

    Quer dizer, por que determinado site pode e outro não? O mais difícil é ter essa resposta do Google, mas é impossível.

    Responder

  12. bicho, nunca comentei num blog pra elogiar, admito, fui egoista. Mas esse post mereceu rsrsrs! não foi aquele post que as pessoas costumam dizer: “me ajudou bastante” mas a informação foi extremamente válida, você foi bastante realista. Parabéns e obrigado

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.