Como gravo meus vídeos: Setup e equipamentos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Já faz um tempo que prefiro produzir conteúdo em vídeo e trabalho para fazer crescer meu canal no Youtube. Quero mostrar agora os equipamentos que uso em casa para gravar meus vídeos.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Não tenho aqui equipamentos caros e ultra modernos. Fiz muitas pesquisas para comprar as câmeras certas para minhas necessidades e tenho me dedicado às técnicas de edição para melhorar mais a qualidade da imagem e do áudio.

Veja no vídeo abaixo minhas câmeras, microfones e iluminação que tenho e como uso cada um em todos os meus vídeos. É um Setup objetivo, focado na produção de vídeos para meu canal do [Ferramentas Blog] e para o meu Vlog pessoal Lemos Ideias.

Dividi o vídeo em duas partes, usando duas câmeras diferentes e duas formas de gravação do áudio para mostar as diferenças entre cada equipamento.

Na primeira parte estou usando a câmera Logitech C920, que é uma poderosa Webcam também, gravando em resoluções de até 1080p. Até já gravei um review dela separado:

Ao mesmo tempo estou gravando o áudio separado com o microfone do celular (Samsung Galaxy S6). Isso garante melhor qualidade e junto as duas partes na edição.

É fundamental que o áudio seja de qualidade, mesmo que a imagem não fique tão boa.

Na segunda parte do vídeo mostro a minha melhor câmera, que uso para a maioria dos meus vídeos: uma Canon EOS Rebel T3i (600D). Este modelo já saiu de linha, mas ainda é possível encontrar para comprar. Mas é recomendável que tente um modelo mais novo.

Você pode conhecer a Canon T5i que é a versão de entrada recomendada para blogueiros e Youtubers.

Esse tipo de câmera é conhecida como HDSLR. São câmeras fotográficas que gravam vídeos em fullHD (1080p) e têm lentes intercambiáveis. É possível conectar um microfone nelas para melhorar a qualidade do áudio.

Mesmo assim, nesta segunda parte estou usando um microfone lapela, grando o áudio separado da câmera, diretamente no meu notebook. O áudio fica bem melhor do que na primeira parte do vídeo.

Tenho ainda dois spots de luz, com softbox para melhorar a captura da imagem pelas câmeras. Toda filmagem precisa de boa iluminação para garantir a qualidade das cores e sombras, facilitando o processo de edição na pós produção.

Ainda estou aprendendo muita coisa, principalmente sobre edição. Para isso estou usando o Sony Vegas Movie Studio Platinum 13.0 (64-bit). É um editor dentro da média e que tem uma curva de aprendizado mais rápida que outros programas do mesmo nível ou superiores.

Acredito que os vídeos são a tendência para a internet nos próximos anos e vale a pena investir nessa área para a produção de conteúdo.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

5 Comentários

  1. Qual headset que você usa ?
    Qual programa que você usa para exibir a tela do computador?
    Qual programa que você usa para editar vídeos ?

    Responder

    • Diogo,

      Não uso headset.
      Para gravar a tela do PC uso o “Debut Video Capture Software” na versão paga. É bom para coisas do dia a dia e que não exigem mais que 16fps. Ou seja: não dá pra gravar jogos.

      Para editar os vídeos uso o Vegas Pro 13 no momento. Mas comecei com o Movie Studio 13 Platinum (que é mais barato e é ótimo para aprender). Agora estou estudando o Adobre Premiere.

      Responder

    • Luan,
      Procure fotógrafos e grupos de fotógrafos. Eles sempre estão trocando o equipamento e você pode comprar boas câmeras por um preço justo, mesmo usadas. Melhor ainda se você puder ver pessoalmente e testar antes de comprar.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.