Como integrar WordPress, PicasaWeb e LightBox

FBlogHost - Hospede seu Blog

O PicasaWeb da Google, com certeza é o melhor e estável sistema/site de hospedagens gratuitas de imagem da internet. Quem usa o Blogger (Blogspot) acaba usando o PicasaWeb para hospedar suas imagens diretamente do painel do Blogger, pois esse é parte integrante. E você que usa WordPress.org pode também usa-lo para economizar espaço no seu host e ter certeza de que nunca perderá as imagens do seu blog.

Introdução e detalhes importantes

Você pode estar se perguntando porque usaria ele em seu blog WordPress já que pode hospedar as imagens em seu próprio servidor. Bom, usar o Picasa pode ser uma boa alternativa para diminuir o seu trafego mensal¹, ideal para quem paga planos de hospedagens limitados ou usa uma gratuita.

Outro ponto positivo é que assim evitamos hotlinks², outra coisa que pode consumir muito da banda de sua hospedagem.

E por último, você pode deixar seu blog mais rápido assim também, já que são abertas apenas duas solicitações de HTTP cada vez que seu site é aberto. Tendo imagens em outro servidor fará com que elas seja abertas separadamente dos arquivos de seu blog, deixando assim ele mais rápido e mais leve. Lembrando que você tem a segurança de usar um serviço da Google.

Instalando e configurando os Plugins

Agora vamos instalar os plugins para isso sugiro que vocês leiam o artigo Como instalar plugins no WordPress aqui do [ Ferramentas Blog ] caso tenha alguma dúvida de como proceder.

Procure e instale os plugins “Picasa Image Express” e “Lightbox 2”. Veja as páginas oficiais desse plugins aqui:

Passo 1 – LightBox plugin

Depois de instados clique em “Lightbox” no menu “Configurações” e configure o plugin como na imagem a seguir:

clip_image002

O “Lightbox Apperance” na verdade é apenas skills/estilos de como irá aparecer (aqui você pode usar como bem entender). No plugin já vem 4 opções diferentes de cores para você usar.

Depois em “Auto-lightbox image link” ative para que ele faça automaticamente os links necessários para que as imagens sejam vistas pelo Lightbox.

E por último no “Shrink large images to fit smaller screens” ative também. Esta opção faz com que imagens grandes sejam redimensionadas para ficarem menores, mas isso é aplicado apenas quando você clica nelas para ver em Lightbox. Caso a imagem seja maior que sua tela, esta opção faz com que ela não passe esse tamanho, se ajustando da melhor forma automaticamente.

Para saber mais o que é Lightbox e como funciona, leia o artigo:

Passo 2 – Picasa Image Express

Agora vamos configurar o Picasa Image Express. Para isso clique na opção dele no menu “Configurações” no painel do WordPress.

No espaço “Account Setup” você terá que colocar o seu nome de usuário do PicasaWeb. Isso significa que você tem que ter uma conta ativa no serviço. Pode ser qualquer conta d qualquer serviço do Google.

Antes, então, vá à página do PicasaWeb – http://picasaweb.google.com – entre com sua conta pra ativar, caso nunca tenha usado.

clip_image004

Como já é sugerido logo a baixo, seu nome de usuário normalmente fica no link de seu Picasa.

http://picasaweb.google.com/seu-nome-de-usuario

Você precisa apenas digitar ele neste campo. Para isso faça login no seu PicasaWeb, como já sugerimos antes.

No painel do PicasaWeb, no canto superior direito, abaixo de sua foto do perfil de usuário está o link do Picasa junto com seu nome, no painel da direita. Clicando em “Foto” você será levado para a mesma pagina, mas agora em cima de seu navegador você terá o seu link³ e o nome de seu “Picasa User”.

Depois disso, voltando para o painel do WordPress, escolha mais em baixo ative a opção:

clip_image006

Finalmente clique em “Salvar alterações”

Agora o plugin esta configurado e será possível acessar todas as suas imagens que estão hospedadas no PicasaWeb e colocar em seus posts.

Infelizmente o Picasa não permite que seja upada imagens pelo plugin ou por qualquer lugar que não seja em seu site ou pelo seu programa.

Saiba mais sobre o PicasaWeb:

Para inserir as imagens em seus posts basta clicar no ícone do Picasa Image Express em cima do formulário de publicações:

clip_image007

Clicando nele (o último ícone com a logo do Picasa), vai abrir uma janela onde será possível consultar suas imagens hospedadas no Picasa.

Escolha a imagem que pretende colocar no post e clique em “INSERT IMAGE”. É possível escolher mais de uma, e assim você estará fazendo uma galeria em seu artigo.

Note que quando é inserida mais de uma imagem no post elas ficam uma de baixo da outra em seu formulário, mas não se preocupe, pois depois que você publicar elas ficarão alinhadas, uma ao lado da outra.

Outra coisa que vale a pena falar é que quando você escolhe a imagem do lado de “INSERT IMAGE” aparece também “OPTIONS” clicando nele teremos algumas configurações interessantes:

clip_image008

Aqui em “Insert As:” escolhemos se as imagens serão exibidas com miniaturas em “Clickable thumbnails” ou serão exibidas no formato grande em “Full-size images”. Caso você escolha a opção de miniaturas, suas imagens serão abertas em Lightbox. O que facilita muito a sua vida e faz sua página parecer mais profissional.

Depois temos a opção “Trumbnail size:” aqui podemos escolher o tamanho da miniatura e o “Crop 1:1” serve para deixar a miniatura quadrada, deixando ela com largura e altura iguais ao tamanho que você selecionou.

Em “Large image size:” é escolhido o tamanho que ela será aberta no Lightbox.

De resto o que vale apena falar é a parte de “Styles and formatting”.

Na opção “CSS class:” é possível escolher o alinhamento se é sem, para esquerda ou para direita.

E em baixo no “Image Margins”, você pode colocar um espaçamento entre a imagem e o texto de seu post.

Depois de feita as alterações basta apenas clicar em “INSERT IMAGE” e continuar a escrevendo seu post.

Notas de Rodapé:

Nota¹: Existem diversos planos de hospedagens e vários hosts que fazem isso, por exemplo o Uolhost e o Locaweb que são brasileiros e tem planos de hospedagem com transferência de arquivos ilimitados. Além deles existem outros aqui no Brasil, e também existem pelo mundo todo planos gratuitos. As vezes você pode optar por um plano mais barato e ter limitações como o trafego de informações.

Esse trafego mensal é medido a cada vez que alguém visita seu site ou atualiza sua página.

Num exemplo simples, se o seu trafego mensal é de 100 Gigas e você disponibiliza um arquivo qualquer pesando 1 Giga, ele poderá ser baixado apenas 100 vezes durante o mês, passando disso seu site ficará fora do ar até o começo do mês seguinte, ou será cobrado uma taxa extra por ter passado do limite de sua hospedagem.

Nota²: Quando alguém usa uma de suas imagens ou qualquer arquivo hospedado em seu servidor, estará fazendo Hotlink de seus arquivos, e isso irá consumir sua banda mensal também.

Nota³: Caso você não configurou algum link em sua conta do google, aparecerá números ai, sem problema, basta copiar eles e colar no “Account setup”.

FBlogHost - Hospede seu Blog

8 Comentários

  1. Realmente é uma boa alternativa pra quem tem planos limitados, mas tenho uma dúvida, a maioria dos tema wordpress usa thumbnails e para gerar os mesmos, as imagens tem que estar no mesmo servidos do blog, com i picassa integrado ao WP será possivel usar as imagens armazenadas nele para o Thumbnail?

    Responder

  2. @Paulo,
    Bom, isso vai depender do sistema que o Theme usa para determinar as miniaturas.
    Normalmente você pode indicar manualmente o link de onde será gerada essa imagem, puxando de onde a original está hospedada.
    Recomendo fazer um teste, mas acho que funcionará na maioria das vezes.

    Responder

  3. Olá gostaria de saber uma coisa, eu to pensando em passar meu blog para WP, mas ele já tem uns 300 post. Já achei uns 3 tutoriais que falam como passar do blogger para WP sem perder tráfego. Mas todos falam a mesma coisa que, as imagens dos posts são perdidas e eu terei que passar manualmente uma a uma para o WP. Mas, um Webdesigner, me garantiu que passa o meu blogger para WP sem perder tráfego e com todas as imagens. Fico na dúvida, pois tenho receio será que tem como fazer isto?

    Está é a primeira vez que comento aqui, mas já visito a muito tempo o Ferramentas Blog.

    Um abraço!!!!

    Responder

  4. @Fábio,
    Esse não é post para isso, mas vou só responder de forma objetiva.

    Eu mesmo migrei meu blog pessoal do Blogger para o WordPress.org. Não perdi nenhuma imagem.
    Perdi alguns comentários (menos de 10% deles). No mais tudo foi mantido, não perdi tráfego nem links. Tenho aqui vários artigos ensinando como proceder e respondendo dúvidas desse tipo. espero que ajude!

    Responder

  5. @Paulo,

    O PicasaWeb trabalha diferente, o WordPress na hora de gerar trumbnails ele pega a imagem original e recorta/diminui criando eles.
    Já no PicasaWeb isso não acontece. O que acontece que que temos uma mudança no link da imagem, no final do link aparece o seguinte:
    "?imgmax=200".
    Por exemplo colocando isso ai no final de algum link de imagem do PicasaWeb, ira redimensionar a imagem para ter uma largura ou altura máxima de 200 pixeis.

    Agora como o Marcos disse, tem que ver como é o seu tema e o que é usado para gerar as miniaturas do lado dos posts.
    No caso de um blog meu eu uso isso, uso o PicasaWeb e coloco o link da imagem no campo personalizado que vai criar a miniatura do lado do post. Ai em vez de criar uma imagem pequena, apenas altero o link colocando os pixeis máximos da maneira que for necessário.

    @Fábio,
    Também migrei um blog do Blogger para o WordPress.org.
    Única coisa que perdi foram os comentários, pois usava o disqus no meu Blogger, e na hora de mudar para o WordPress eu mudei totalmente a estrutura dos meus links (mudei para serem lidos de uma melhor forma pelos motores de busca)…
    Por causa disso os comentários ficaram perdidos sem posts para eles e tive que deletar. Perdi também com isso links indexados, meu numero de visitas nos dois primeiros meses ficaram bem abaixo da media.
    Porém depois disso quando o Google já tinha indexado de volta boa parte dos meus links, o numero de meus visitantes foi crescendo e os comentários vieram novamente com isso.
    Hoje tenho muito mais visitantes e uma taxa de rejeição bem baixa, mais do que antes.

    Responder

  6. Faz um tempo que estou estudando uma mudança do meu blog do Blogger para o WordPress. Sem dúvida usarei esta integração com o Picasa, pois economiza bastante o espaço em disco com imagens, principalmente quando se possui um plano de hospedagem simples.
    Grande abraço! Jefferson Silva

    Responder

  7. No site do WP , tem um recado dizendo que este plugin não é atualizado há 2 anos. Alguém sabe informar se ele funciona ainda?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.