Como moderar SPAM automaticamente no WordPress.org: Plugin Akismet

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

stop-wordpres-spamComo configurar o Plugin Akismet gratuitamente no WordPress.org
Nada atormenta mais um blogueiro do que comentários SPAM que chegam aos milhares, atrapalhando a moderação. No WordPress.org há um plugin que pode ser usado gratuitamente e que faz esse controle, sem deixar que a caixa de entrada de comentários fique poluída. Trata-se do plugin Akismet que já vem instalado por padrão no WordPress.org, mas precisa ser configurado para funcionar.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Este é um dos primeiros recursos que qualquer blogueiro que usa o WordPress.org precisa ativar. A vantagem é justamente ter um plugin que classifica os comentários recebidos e dá um controle grande sobre o que pode ou não passar na hora de aprovar algo. O Akismet não substitui a sua moderação manual, mas é bem eficiente em detectar o que é inconveniente.

O Plugin Akismet já está instalado em sua lista de plugins no menu “Plugins” ~> “Plugins instalados”, mas não está ativo nem configurado.

A primeira coisa a fazer, então é ir até a sua lista e ativá-lo.

Depois de ativo você verá uma mensagem no topo da página sugerindo que você ative a chave de API, com um link para você clicar, que o levará à página de cadastro:

Clicando no link você é levado para o menu de “Configuração do Akismet” que apareceu dentro de “Plugins”. É nesse lugar que será pedida a chave de API para que o plugin funcione corretamente. Essa API é única e exclusiva para cada blog, por isso tem que se cadastrar para gerar a sua:

Como na imagem acima, clique no link “Obter sua chave” (1.) para ser levado à página de cadastro ou vá direto ao seguinte endereço: http://akismet.com/wordpress/.

Lá terá um grande botão “Get an Akismet API Key”.

Os próximos passos vão parecer um pouco estranhos. Esse serviço tem opções pagas, mas vamos fazer uma configuração gratuita que funciona perfeitamente e sem limitações aparentes.

Você será levado a escolher entra algumas opções do serviço. Deverá clicar na terceira que diz “Personal”.

Depois de clicar no botão “Sign Up” você será levado à página de cadastro para gerar sua API Key.

Você verá um cursos móvel com o preço sugerido para o serviço anual. Basta movê-lo para zero (1.) como na imagem abaixo:

As opções de pagamento sumirão e você poderá fazer seu cadastro normalmente. Por fim, clique no botão “Continue” para terminar o cadastro e ser gerada a nova API para o seu Blog.

É importante que você digite um email válido, pois a API Key será enviada para o seu email cadastrado. Vá ao seu email e veja se chegou a confirmação com o trecho de código da API.

Volte ao painel de controle do seu Blog no WordPress, entre no menu “Plugins” ~> “Configuração do Akismet” e coloque a API Key no local indicado. Depois é só clicar no botão “Atualizar aopções” para que tudo comece a funcionar perfeitamente em seu Blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

10 Comentários

  1. Importante este tutorial. Acrédito que o fato de que a primeiro momento você precisa fazer um cadastro e mostrar opções de pagamento e não ser informado também que pode ser free pode afastar muita gente.
    Agora com o tutorial impossível não conseguir instalar o Akismet que com certeza é o melhor plugin anti span do WordPress.

    Responder

  2. Pingback: 5 Motivos que Fazem um Blogueiro Continuar no Blogger - [Blogando com Facilidade]

  3. Eu não tenho dúvidas que este é o melhor blog para adquirir informações preciosas, toda vez que me encontro com dúvidas é este espaço que frequento, pois sei que as mesmas serão solucionadas. parabéns por este e vários artigos interessantes que disponibilizam à todos internautas.

    Responder

  4. Pingback: 5 Motivos que Fazem um Blogueiro Continuar no Blogger - Sucesso Blog

  5. Gostaria de saber se eu tenho que me cadastrar no wordpress.com para poder criar uma conta no AKISMET, já que meu site foi criado no wordpress.org.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.