Como não perder o foco em seu Blog e não desanimar

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O desânimo vai se abater sobre você, mais cedo ou mais tarde e você abandonará seu blog como 95% dos blogueiros fazem. Há muitas formas de abandonar o projeto que você começou com tanto entusiasmo e agora nem tem ideia sobre o que deseja postar. Você pode evitar esse desastre e retomar o controle de seu blog se tomar algumas medidas antes mesmo dos problemas aparecerem.



O mais comum é alguém criar um blog é depois de poucos dias abandoná-lo por completo, e nunca mais voltar. Esse é o ponto mais trágico. Mas há aqueles abandonos que causam sofrimento: o blogueiro passa a tentar ressuscitar o blog moribundo, de tempos em tempos, mudando uma coisinha aqui e outra ali, eventualmente até tentando publicar algo.

Não quer ver seu blog às traças ou deixá-lo morrer? Ou seu blog pode acabar como um livro velho empoeirado que ninguém mais quer ler.

Ligue o piloto automático

É preciso dedicar-se por um período prolongado, sistematicamente e sem interrupções para que seu trabalho com o Blog vire uma rotina necessária em sua vida. Algo como escovar os dentes, preparar uma xícara de café ou ler um bom livro (se você é uma pessoa de bons hábitos). Há coisas que fazemos em nossa rotina como se fosse algo automático mesmo. Não significa que é ruim, só que você já se acostumou e nem se lembra mais como é se não fizer aquilo.

Dizem que atividade física exige ao menos 90 dias seguidos para que vire rotina e seu corpo “sinta falta” daqueles exercícios. Se você superar essa fase, tem mais chances de nunca mais parar. Com blogs é a mesma coisa. A maioria desiste em 90 dias. Se você já superou esse período, tem mais chances de nunca desistir.

Organize-se

Para que seu blog entre na sua rotina de forma natural é preciso um mínimo de organização. A que horas você se senta na frente do PC só para cuidar de seu blog. Não divida outras tarefas com o cuidado e criação de conteúdo para o Blog. Se pare horários para pesquisar, encontrar material e escrever como parte de sua rotina. Desligue a TV, pare o MSN e até feche o Facebook. tudo estará do mesmo jeito quando você voltar 2 horas depois.

Busque autoajuda

Não dá pra saber e fazer tudo sozinho, mas um blog eventualmente é um projeto individual e só você pode ajudar a si mesmo. Nessas horas recorra a blogueiros que tenham algo a ensinar, leia metablogs e até invista um pouco em conhecimento lendo e-books sobre desenvolvimento de Blogs.

Esse tipo de conhecimento ajudará você a identificar os melhores caminhos a seguir, sabendo se seu blog tem a estrutura necessária para sobreviver a longo prazo. Há técnicas que precisam ser apuradas e refinadas à medida que seu blog cresce.

  • Ebook: Blogar – O Processo de Criação de Blogs

Pare de verificar as estatísticas do Blog

Por fim, já falei isso algumas vezes aqui: pare de ficar se torturando olhando as estatísticas de visitas e/ou ganhos do blog. É bem provável que isso só vai piorar o seu desânimo. Sempre queremos mais e acreditamos que nosso blog merece ser lido por milhares de pessoas.

Use as estatísticas em favor do crescimento do seu blog, sem se preocupar com o número total de visitas, mas observando mais as palavras chave para checar indexação no Google, entender seu público alvo, diminuir a taxa de rejeição e aprimorar seu conteúdo. Aos poucos os números melhoram, mas você sempre vai achar que deveria ter mais visitas.

Imagens: Filme “A era do Gelo” | Blog Techzine

.

19 Comentários

  1. Percebi isso quando meu blog diminuiu as visitações! Eu respirei e quase não bloguei. Me organizei e comecei a postar novamente. O problema é que ficamos meio reféns. Tenho um blog [link suprimido] que é minha paixão , mas do que meu blog pessoal. Resolvi me dedicar a ele com postagens mais curtas e direcionadas, para atrair o público que eu quero.
    Os amantes dos anos 20 á 50 . Deixei de ficar olhando as visitas…deixo fluir!

    Responder

  2. Puxa Marcos, vc adivinhou meus pensamentos!
    Estava imaginando uma estratégia para manter o blog sempre atualizado e com bom conteúdo. O fato é que publico tutoriais para bloggers e tenho alternado ente goodies,tutoriais e eventualmente dicas sobre as novidades e bugs referentes ao blogger…obviamente seria dificil publicar um super tutorial por dia e sinto estar ficando sem “munição” rsrs

    Acho que me falta encontar uma nova tag (assunto) que não fuja ao foco do blog e me dê mais fôlego 🙂

    [ ]s

    Responder

  3. Valeu, foi boa!

    E a imagem na página principal realmente chamou atenção e deu alegria ao blog. A parte em que você diz que sempre se acha que poderia ter mais visitas foi importante. Revela o que se passa na cabeça de alguém que tem um blog de sucesso.

    Esse tipo de coisa os iniciantes (como eu) sempre querem saber.

    Responder

  4. “Desligue a TV, pare o MSN e até feche o Facebook. tudo estará do mesmo jeito quando você voltar 2 horas depois”.

    Nossa, eu tenho a maior dificuldade em me desligar de outras coisas, como TV. É quase um vício. Mas realmente é necessário se a gente quer se dedicar a ser um blogueiro constante e de bom conteúdo.

    E as vezes bate um desânimo mesmo… Porque vc escreve um post com algo; um pensamento, uma ideia, uma imagem que quer dividir e o resto do mundo parece que não está nem aí pro que vc fez …

    O mais difícil costuma ser conseguir trazer as pessoas pro próprio blog, fazer elas participarem porque, as vezes, vc se dá conta que não são suas ideias ou suas imagens que não interessam e sim onde vc está postando. Eu já comentei em blog onde o meu comentário teve 30 ‘curtiu’ e várias respostas, várias trocas de opiniões. Já quando discuti a mesma coisa no meu blog, o assunto ficou ali…praticamente um moribundo no cemitério dos posts ignorados rs

    Enfim…

    Responder

  5. Isso está a acontecer comigo! Ao fim de 6 messes de blog! E eu que pensava que não ia acontecer! Preciso ajuda! 😀

    Cada vez escrevo menos, mas tenho muitos bons assuntos mas não tenho vontade, e estou quase sempre a ver as estatísticas que você aconselha a
    não ver.

    Cumps

    Responder

  6. Essa questão de não devisar o foco quando estiver trabalhando no blog é super importante.

    Realmente é bom fechar o Facebook, MSN, Twitter ou qualquer outra rede social que possa desviar a sua atenção, eu diria também pra não deixar nenhum música de fundo, se bem que nesse caso é algo muito pessoal, tem gente que produz até melhor, mas acredito ser uma pequena minoria.

    A questão é que blogueiros mais jovens tem mais dificuldade do que os mais velhos. Quem já nasceu inserido nesse ambiente, já respira internet 24 horas por dia e o MNS, Facebook etc. tem que estar on mesmo que não esteja usando.

    Já a geração como a minha que começou a lidar com internet nos seus primórdios e na época não tinha nada disso, conseguiu acompanhar essa evolução, pelo menos os que trabalham na área, mas não tem essa necessidade quase que vital de estar online o tempo todo em todas as redes sociais que participa.

    Responder

  7. Ótimo artigo e dicas, eu li o Ebook Blogar e que me ajudou muito. Eu aconselho a todos os blogueiros amadores ou profissionais, vou colocar algumas das dicas que você colocou em prática, principalmente a do piloto automático que anda meio enferrujada… rsrs!

    Responder

  8. Marcos,

    As ilustrações do post estão “um barato” (tirei a expressão do fundo do baú) 🙂

    Fico triste quando encontro um blog com matérias interessantes e vejo que ele está desatualizado, abandonado. Mas entendo que manter o pique é algo muito difícil.

    Elaborar um post, mesmo pequeno, demanda um tempão, o que acaba interferindo na vida profissional e até pessoal. Deve ser por isto que muitos acabam se sentindo desestimulados.

    Com relação às estatísticas, esse é um hábito que não tem jeito mesmo.

    Acho que todos têm a mania de consultar os números, os comentários, as visitas. E agora com esse botão “curtir” o vício ficou ainda maior.

    É praticamente impossível resistir à tentação de saber se houve aumento ou não nos contadores do facebook e do twitter.

    Excelente o post. Obrigado.

    Responder

  9. Excelente artigo, quando refere as estatísticas isso é bem real.
    Outra obstáculo, acho que pode ser as expetativas criadas nomeadamente nos ganhos esperados, verso obtidos.
    Gostei da imagem do esquilo, da idade do gelo.

    Responder

  10. Caraca Marcos! Muito Obrigado! Eu realmente aprendi algo aqui!
    Pra mim é difícil me desligar de outras coisas. Sempre quando vou postar no blog estou verificando o Facebook ou vendo outros blogs enquando faço uploads de imagens.

    Também tenho muita dificuldade de reservar um horário para me dedicar somente ao blog! Mas tenho tentando arranjar um espaço.

    Responder

  11. Realmente, o mais difícil não é começar o blog, mas sim mantê-lo com o propósito de atualizá-lo todos os dias (ou quase todos os dias), de achar assuntos interessantes para postar e de não ficar agoniada com as estatísticas bastante pequenas de visitação. Mesmo assim, é preciso ignorar algumas questões para ter um blog que, hoje, também tem características diferentes daquelas de quando o sistema foi criado. Acho que é uma boa maneira de ter um compromisso, basta conseguir se comprometer de fato.

    Responder

  12. Ótimas dicas Marcos (como sempre)!
    Estou com o tempo livre muito reduzido no momento e o ideal é mesmo fechar tudo e sentar para escrever o post.
    Ultimamente tem sido meio assim…
    Tarefa: escrever post.
    Loga, olha comentários (que comentário fofo… vou visitar…), blog legal (Nossa… olha esse post!!! Vou pinterestar), loga no Pinterest via Facebook ( Quanta coisa linda!!! Que mensagem bacana!!! Vou visitar, curtir, responder)… 2 horas depois: “Hora de dormir. Eu loguei para que mesmo?”
    rsrsr
    Abraços, Pat

    Responder

  13. Marcos,
    Ótimas dicas, parabéns. Você tem toda razão a respeito dessa coisa de estatísticas, outra coisa é o contador de visitas; eu estava ficando paranoica com isso, parei com tudo, quase não olho mais as estatísticas e excluí o contador de visitas e pessoas on line, parei de sofrer, agora deixo fluir… sem estresse. Obrigada! Abraços

    Responder

  14. Ótimo post! No meu caso, sempre usei as estatísticas como impulsionador, sempre coloquei metas curtas e possíveis para mim e uma meta maior, para médio / longo prazo. Graças a Deus já são 4 anos e mês a mês estou atingindo as metas.
    Quanto ao automático digo que realmente é isso, nesses 4 anos nunca fiquei um dia sem postar e não sei viver mais sem postar!

    Responder

  15. Sempre olho a estatísticas do blog, mas não fico triste como muitos, pois para mim blogar é como um lazer, um passa-tempo.

    Responder

  16. eu ja cheguei a passar por isso, desanimando o tempo todo, mas isso foi no inicio. no inicio eu so tinha 700 e pouco de visitas, mas ai eu comecei mudar o nome do blog, o endereço, o layout, fiz mais parcerias, procurei mais assuntos, agora tenho 10.000 visitas, 20 seguidores, e sempre fasso metas, eu ja tenho meu blog a mais de quatro meses(fiz ele em 28 de novembro de 2011 *—*)

    Responder

  17. Cara você leu os meus pensamentos. Estou passando por essa situação, já até pensei em abandonar o blog e abrir mão de tudo. Mais por incrível que pareça não consigo me desgrudar, pois como você disse se tornou algo do meu dia, e quando estou de mau humor, recorro o meu blog. Já em relação as estatísticas, é outro fato agravante, pois a medida que vai diminuindo as visitas, mais desanimado ficamos. Mais aos poucos percebo que só tenho a perder com essa minha preocupação. Vamos torce que essa fase passe logo, afinal o meu blog já esta no ar a mais de 100 dias, isso prova que estou no caminho certo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.