Como rastrear a indexação do seu Blog no Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Você tem ideia de quantos links do seu Blog o Google consegue rastrear? Ou ainda, quantos links apontando para o seu blog, vindos de outros sites e blogs, o Google identificou? Esses dados são importantes para você saber o quanto seu blog aparece no Google, como ele está indexado. Isso aumenta as chances de receber mais visitas, qualifica seu PagRank e ajuda no desenvolvimento do seu Link Building. Vou mostrar aqui duas maneiras bem fáceis de rastrear esses dados.

Todo blogueiro quer aparecer no Google e receber muitas visitas vindas dos resultados orgânicos. Mas você sabe encontrar tudo o que o Google tem do seu blog? O que veremos aqui é como encontrar e listar tudo o que o Google sabe do seu blog.

Com seu blog está indexado no Google?

A primeira coisa é saber se seu blog está listado nos resultados do Google, mas também é preciso saber o que está listado. O Google pode rastrear tudo o que existe dentro do seu blog, mas nem tudo aparece nos resultados. É possível saber só que está dentro do seu blog que aparece no Google e como isso aparece lá.

Para isso, entre no Google normalmente – http://www.google.com.br – como se fosse fazer uma busca comum e digite o endereço do seu blog, acompanhado da marcação “site:”, como no exemplo abaixo usando o endereço do meu blog:

site:https://ferramentasblog.com

E isso ficaria assim nos resultados do Google:

O que aparecerá como resultado é apenas os links e conteúdos de dentro do seu blog, tudo o que o Google já achou dentro do seu blog e está listado no índice deles, podendo também ser encontrado por que navegar.

O mais interessante é que aparece a quantidade de resultados. No meu exemplo, note que o Google rastreia aproximadamente 1670 resultados para o meu endereço. Isso inclui todos os subdomínios, pastas e links internos.

Essa mesma técnica pode ser usada para você encontrar conteúdo específico e palavras chave exatas dentro do conteúdo do seu blog. Isso é ótimo para você determinar a quantidade de lugares em seu blog que uma determinada palavra que seja importante para o seu nicho, aparece em seus posts.

Você pode fazer esse tipo de busca específica procurando assim, por exemplo:

palavra site:http://www.SEU_Blog.com.br

No exemplo da imagem acima eu procurei por todos os conteúdos onde uso a palavra “blogar”. Isso aparece em 335 resultados que o Google consegue encontrar dentro do meu blog exclusivamente.

Quantos links apontam para o seu Blog?

Mais importante do que o que o Google acha dentro do seu blog é saber quantos links vindos de outros sites e blogs apontam para o seu e o Google consegue ver. Cada link que o Google encontra apontando para o seu blog é considerado como um voto. Isso ajuda a determinar a qualidade do seu conteúdo e, especialmente, a popularidade de sua página.

É possível saber quantos links apontando para o seu blog que o Google enxerga e considera como um voto favorável. Para isso basta você fazer uma busca usando o endereço do seu blog acompanhado de “link:”, como no exemplo abaixo:

link:https://ferramentasblog.com/

Assim aparecerá apenas a quantidade de links com “follow”, que passam algum tipo de relevância para o seu blog. É uma ótima forma de saber quem está linkando o seu blog, citando seu conteúdo.

Mas não se assuste com o número pequeno. Aqui só são contabilizados os links específicos, daquele endereço exato. Existem os links de suas páginas internas, links indiretos e até links encurtados. Todos esses são contabilizados de alguma forma pelo algoritmo do Google.

Para saber realmente qual é a lista completa você precisa entrar na sua conta do Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters). É lá que adicionamos o sitemap do Blog e podemos saber todo o que o Google encontra no nosso blog de forma bem completa, em gráficos e dados precisos:

Lá você pode ver a lista exata de todos os links que apontam para seu blog de alguma forma, definir sua origem e a realção de proporção das palavras chave mais importantes para seu blog.

Com esses recursos apresentados aqui você terá mais controle sobre como o seu blog aparece nos resultados orgânicos do Google. É indispensável saber usar esses dados para melhorar a qualidade do seu blog e desenvolver estratégias para gerar mais links.

.

17 Comentários

  1. Bom post! Utilizo todos esses termos que foi aqui referido no Blog, mas normalmente utilizo a ferramenta Webmasters Tools para saber exactamente aquilo que quero saber e ainda muito mais!

    Abraços

    Responder

  2. Olá marcos, depois que fiz a “indexação” dica aqui do ferramantas blog, meu conteúdo está aparecendo em destaque nos buscadores, agora vejo que e possivel ver além do que imaginava.

    OBS: Matéria de 1° parabéns !

    Responder

  3. Marcos,
    certamente você esclareceu várias dúvidas na cabeça dos blogueiros que visitam seu blog, parabéns por conseguir escrever artigos para blogueiros avançados, mas sem se esquecer dos novatos.
    Sucesso.

    Responder

    • Rodrigo,
      Normalmente, sim.
      Mas pode acontecer de aparecer também “nofollow”. Isso porque a própria Google explica que, mesmo usando o atributo “nofollow” isso não torna o link “invisível” para o algoritmo.

      Responder

  4. Olá, Marcos!
    Muito bom seu post, mas eu queria saber se tem como eu saber em que posição e em que pagina eu estou com uma certa palavra chave não sei se essa pergunta e relevante para seus leitores mais para mim acho que essa informação pode ajudar no caso de saber como anda a otimização que eu tenho feito é isso ai um abraço

    Atenciosamente,
    Alexandre Nogueira

    Responder

  5. Eu passei a usar outro plugin de SEO, o WordPress SEO, do Yoast, e ele dá a opção de criar de sitemaps diferentemente do outro plugin que eu usava para essa função.

    Com o intuito de reduzir o número de plugins, optei pelo uso dessa função, e a consequência foi que o número de links para minhas postagens caiu bastante, de modo que tive redução significativa no número de visitas, em meu blog Unipress.

    Por outro lado, como fato positivo, houve uma importante melhoria na taxa de rejeição, que está agora em taxa inferior a dois dígitos, fato que vem se mantendo há quase dois meses.

    Espero que gradativamente, a audiência comece a crescer novamente.

    Responder

  6. Estou com um problema, criei um blog a mais ou menos 2 meses e não consigo encontra-lo nas pesquisas do google. Já fiz toda aquela parte de enviar a url, verificar prioridade e enviar sitemap para o google e até agora nada, se puder ajudar agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.