Como remover vírus do Facebook

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Todos os dias vemos imagens, vídeos e textos serem divulgados no Facebook, marcando pessoas e espalhando informações sem que o usuário saiba. Sim, existe vírus sendo espalhado pelo Facebook que pode comprometer a segurança de seus dados e publicar conteúdo constrangedor na sua timeline ou até coisa pior: expor sua privacidade. Como excluir, remover em definitivo os vírus do Facebook?

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Existem diversos tipos de vírus para Facebook e as ações são as mais variadas. Alguns vírus servem para roubar informações de privacidade da sua conta, com fotos e mensagens inbox. O mais comum são os vírus para espionar tudo o que você faz. Mas também existem alguns que servem para multiplicar publicações que querem vender produtos milagrosos ou forçar as pessoas a entrarem em sites apelativos e instalar arquivos maliciosos nos computadores das pessoas para roubar outros tipos de informações.

Leia também:

Um vírus de Facebook bem comum é este que está na imagem abaixo, onde parece que seu amigo marcou o seu nome nos comentários ou na foto. Com isso muita gente é enganada, acredita que foi o amigo quem indicou o conteúdo e clica. Quando clica no conteúdo, o vírus de Facebook é instalado e você se torna mais uma vítima espalhando vírus.

Vírus de Facebook

A pior parte é que você pode nem saber que está infectado com um vírus de Facebook, pois as publicações não aparecem na sua própria timeline.

Como excluir vírus do Facebook

Todos os vírus que contaminam seu Facebook são aplicativos instalados na sua conta, parecidos com os aplicativos de jogos ou recursos que nos conectam a serviços de terceiros, como os aplicativos integrados entre Facebook e seu celular.

Para remover definitivamente um vírus do seu Facebook ou verificar se sua conta não está infectada, basta excluir os aplicativos que parecem estranhos ou que você não deu permissão.

1. A primeira coisa a fazer é entrar na sua conta do Facebook e clicar no menu que fica no canto superior direito, procurando pela opção “Configurações”, como mostra a imagem abaixo:

Menu Configurações do Facebook

2. Ao clicar em “Configurações” você será levado à página que permite escolher a opção “Aplicativos”, onde tem toda a lista de tudo o que você permitiu ser instalado na sua conta do Facebook.

Essa lista vai variar de acordo com o seu uso, então a imagem abaixo é apenas um exemplo. Os aplicativos que vão aparecer na sua conta podem ser diferentes:

Aplicativos do Facebook

3. Depois de clicar em “Aplicativos”, na barra lateral esquerda, procure por qualquer tipo de aplicativo estranho que você não tenha autorizado ser instalado, bem como todos o que você não usa mais.

Para isso basta clicar no “x” que fica ao lado do link “Editar”, junto ao nome e ícone do aplicativo.

Aproveite para fazer uma limpeza em sua lista de permissões para aplicativos. Se você clicar em “Mostrar todos os aplicativos”, poderá ver a lista completa. Com certeza você encontrará muitas coisa que podem ser eliminadas de sua conta do Facebook e são potenciais riscos para sua segurança.

Quando você clicar no “x”, vai aparecer uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer excluir o aplicativo:

Remover aplicativos do Facebook

Marque a opção que permite excluir também as atividades. Isso irá apagar tudo o que foi publicado em sua timeline sem sua permissão, caso você tenha sido infectado por algum vírus de Facebook que faz esse tipo de coisa e pode colocar em risco os seus amigos também.

Pronto.

Agora seu Facebook está livre de vírus e coisas indesejadas.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

10 Comentários

  1. Excelente este artigo, já está salvo nos favoritos, este artigo irei espalhar pelo próprio Facebook (Caso seja permitido por você) creio que irá ajudar diversas pessoas que estão tendo dificuldades para eliminar essa praga virtual, que incomoda bastante! Fiquem todos com Deus, paz e sucessos!

    Responder

  2. Eu tb irei compartilhar, todo mundo precisa ver. Só não sei bem como sei se um aplicativo é confiável ou não, por exemplo deixei na minha pg, o Youtube, o pinterest, flicker, o Pic monkey e outros. E tb não me recordo de tê-los adicionado. Obrigada por esse artigo maravilhoso…

    Responder

  3. Marcos, eu antes clicava em denunciar spam ou até pedia para desmarcar meu nome. Mas fiz isso tantas vezes que acho que compliquei minha vida. Agora no meu face quando coloco o link do meu blog principal, aparece uma cx de códigos e mesmo eu colocando código aparece qdo a gente clica no link do meu blog, uma página dizendo que é lixo eletrônico e isso só acontece no face. Estou chateada com isso, porque preciso divulgar meus trabalhos de artesanato no blog, na fan page acontece o mesmo. Pensei em mudar a url do meu blog, mas não sei se daria certo. Tb vi que se eu mudar, perco os comentários do G+ que está vinculado com meu blog. Perder os comentários é o de menos, mas perco meu perfil do G+ também? O que faço para que isso não aconteça? Que tipo de perdas posso ter com a mudança de url? Recebo esses vírus in box tb. Mas acho que foi de tanto denunciar que o face entendeu errado, só pode…Por favor me ajude, estou muito chateada com tudo isso. Já compartilhei o seu link e tem muita gente compartilhando tb, precisamos e rápido acabar com esses vírus…Obrigada

    Responder

    • Inês,

      este não é o assunto do artigo.
      Se a sua URL foi marcada como SPAM pelo Facebook, não há muito o que fazer. Você pode registrar um domínio e mudar o endereço do Blog. É uma solução. Mas precisa descobrir porque o Facebook marcou como SPAM para não se repetir.
      Infelizmente não tenho como te ajudar.

      Responder

      • Obrigada Marcos. Eu comentei aqui, justamente, pq isso tá acontecendo depois que esses vírus invadiram o facebook e como esse assunto é sobre os vírus, acho que isso que tá me acontecendo é uma consequência, pior é que tá acontecendo com meu canal do youtube tb, acho que denunciei tanto que entenderam que meu blog e meu canal eram vírus. Mas agradeço sua resposta

        Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.