Como usar Google Analytics no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Acompanhar as estatísticas de seu blog é fundamental para definir metas, avaliar resultados e traçar objetivos novos. Há diversos serviços gratuitos para se saber a quantidade de visitas recebidas e a origem de seus visitantes, entre outros tantos dados extremamente importantes para seu trabalho na blogosfera. O Google Analytics é, com toda certeza o melhor e mais completo para isso. Já mostramos como criar uma conta e como usar no Blogger, agora veja como usar em seu blog no WordPress.

Assista o vídeo tutorial:

Para criar uma conta no Google Analytics é rápido, simples e grátis, e não precisa conhecer nada de HTML ou coisa do tipo. O serviço é todo traduzido para o português e é super fácil de usar e ler os dados. Já tratamos disso nesse artigo:

Google Analyticshttp://www.google.com/analytics/

Ao se cadastrar e ativar o serviço você terá que adicionar o código de rastreamento dentro do código-fonte de seu blog. O Google Analytics só é compatível para quem usa o WordPress Avançado (para quem tem hospedagem própria). No final do cadastro será direcionado para uma página semelhante à imagem abaixo:

monitoramento-google-analytics

Você vai copiar esse trecho de código “script” e vai adicionar no código-fonte do seu blog no WordPress. Para isso abra em outra janela (sem fechar a do Analytics) o painel do WordPress e clique no menu “Aparência” ~> “Editor”, como na imagem:

aparencia-editor-wordpress

Você verá todas as partes do código que compõe seu layout (Tema). Agora procure duas partes que você pode escolher a que achar mais adequada. Na lista do lado direito da tela, denominada “Arquivos do tema”, encontre ou “Cabeçalho (header.php)” ou o “Rodapé (footer.php)”. Em qualquer um dos dois você terá de encontrar um trecho de código.

arquivos-tema-wordpress

Se você escolher o “Cabeçalho” então terá que procurar por:

<body>

E imediatamente ABAIXO disso cole o código de rastreamento do Google Analytics.

Mas se o caso da escolha for o “Rodapé”, então terá que procurar pela linha de fechamento:

</body>

E colar o código de rastreamento do Google Analytics ACIMA dessa linha.

Volte à janela do Analytics e clique no botão “Concluir” para ativar o rastreamento. Os dados podem demorar até 24 horas para começar a aparecer, mas só serão confiáveis as análises depois de pelo menos 30 dias. Tempo suficiente para recolher melhor os dados sobre as visitas de seu blog.

 

Artigos Relacionados.

.

25 Comentários

  1. Esse artigo é muito importante, mas gostaria de acrescentar mais algumas coisas.

    1) O google Analytics recomenda que o código seja incluído no rodapé por questões de desempenho.
    2) Há plugins para o Google Analytics mas eu não testei nenhum.
    3)Quando eu inclui o Google Analytics no meu blog, eu acrescentei um pouco de código PHP. Eu simplesmente checo se o usuário não esta logado antes de incluir o código do Google. Assim todas as minhas visitas são ignoradas, sem precisar usar cookies ou qualquer outro mecanismo.

    Responder

  2. @Leila,

    Obrigado pela sua participação.

    Eu queria indicar dois plugins para AdSense, mas vi muita gente reclarmar d conflito com outros.
    É sempre recomendável usar o padrão proposto pelo serviço.

    Sugeri que se coloque o código com opção abaixo do cabeçalho pq muita gente pode ter dificuldades de achar a linha no rodapé, pois alguns Temas geram códigos confusos e difícies de encontrar as partes.
    Mas funciona normalmente em qualquer posição.

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi, acredito que o wordpress tenha mudado recentemente. Acabei de conseguir verificar o blog pelo Analytics sem ter acesso ao código fonte do blog. Existe, acho que mudou agora, dentro de “ferramentas/ferramentas disponíveis” a parte de Webmaster Tools Verification, onde podemos adicionar a meta tag do analytics. Adorei isso. Fazia alguns dias que vinha pesquisando como fazer e todos os lugares que via, inclusive aqui, falam que não é possível monitorar com o analytics quem tem wordpress gratuito.

    Só queria contribuir, e atualizar (talvez).

    Responder

    • Mira, estava pesquisando isso hj pro meu blog no wordpress e acho que Webmasters Tool e Analytics não são a mesma coisa. Me corrijam se estiver errada.

      Responder

      • Realmente não são.
        O Analytics é um serviço de acompanhamento das visitas que o seu blog recebe.
        Já o Webmaster Tools é para acompanhar a indexação de seu blog/site junto ao Google.

        Bom… isso a grosso modo. São ferramentas bem mais completas e complexas que isso.

        Responder

  5. me digam uma coisa…
    quando o wordpress oferece que você compre o domínio (deixar de ser exemplo.wordpress.com para ser exemplo.com) isso me dará direito a customizar as páginas adicionando o código do Analytics ou eu preciso também comprar o Custom CSS?
    Alguém sabe uma alternativa?

    obrigada

    Responder

  6. Engraçado, o Google Analytics pede para que o código seja inserido antes do fechamento do head.

    Eu fiz assim e não antes dou dps de body, como recomendado no artigo, posso ter algum problema?

    Verifiquei agora e está funcionando.

    Grande abraço.

    Responder

  7. Bom dia,
    Uso apenas o wordpress.com e vi que o wordpress.org seria a versão instalável (no computador) do wordpress. No momento pretendo apenas inserir o google analytics e o google adsense. Como na versão do WP.org precisa de serviço de hospedagem, uma forma mais simples para mim seria comprar a ferramenta CSS do WP.com para inserir os códigos do Analytics e do Adsense? E está a opção de customizar o código fonte no WP.com?

    Obrigado.

    Responder

  8. Marcos,

    Só me esclarece por favor, só é possível instalar o Google Analytics na versão paga do wordpress certo? E para conseguir alterar o código fonte, também preciso adquirir a versão paga do Custom CSS? Uso a versão gratuita do wordpress e não consigo instalar o Google Analytics.

    Grata!

    Responder

  9. Pessoal, vejam se podem me ajudar, estou instalando o analytics no meu site, aí eu estou lá colando no wordpress e quando eu colo o código, diz assim:

    Você precisa ceder permissão de escrita para este arquivo para poder salvar suas alterações. Consulte o Codex para mais informação.

    O que faço?

    Responder

  10. Como consigo colocar o código do analytics no meu wordpress? tá aparecendo ”Você precisa ceder permissão de escrita para este arquivo para poder salvar suas alterações. Consulte o Codex para mais informação.”

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.