Criar conteúdo atraente para o Google ou para o público do seu blog? #AudioPost

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma equação complexa é conciliar técnicas de SEO, boa indexação no Google e conteúdo focado no público alvo de seu Blog. Uma coisa não anula a outra, sendo de extrema importância fazê-las funcionarem juntas para o sucesso de seu blog a longo prazo. A pergunta então é saber o que devemos priorizar: O Google ou o Público do Blog?

Para ouvir:

Um blog é feito de conteúdo. Repito isso sempre: seu blog tem que ter conteúdo de qualidade, relevante e útil para o seu público, original e constantemente atualizado. Há dezenas de artigos e vídeos meus aqui sobre isso e destaco:

Penso que o mais importante é o leitor de seu blog e seu foco tem que ser mantido nele sempre se você quer atrair mais visitas e fidelizar esse público (Feed, seguidores no Twitter etc).

multidao-blog-visitantes

A lógica é simples: quem lê blogs e os visita são pessoas e não robôs e algoritmos de mecanismos de busca. Além disso, se você faz um blog pensando apenas numa boa indexação (bom posicionamento) no Google, quando as pessoas acharem seu link, entrarem em seu blog, pode ser que não encontrem nada de útil ou realmente atraente que as faça ficar ali.

Mas não podemos esquecer que os buscadores representam para todos os blogs e sites, a fonte de origem da maioria das visitas recebidas diariamente. Aqui no [ Ferramentas Blog ], quase 60% das nossas visitas veem pelo Google.

Chegamos ao ponto. Usar as técnicas de SEO e pensar nas melhores formas de indexar bem o seu blog no Google, começa primeiro pensando nas pessoas que vão ler esse conteúdo. Veja o exemplo nesse artigo sobre a elaboração de títulos dos posts:

Por fim, é certo que os algoritmos que guiam os robôs das buscas, tentam imitar, simular, a intenção humana, oferecendo o que é mais relevante para o que alguém deseja. Assim é melhor que você sempre lembre das pessoas, da usabilidade de seu blog e da qualidade de seu conteúdo, antes de pensar em SEO.

Outros posts sobre qualidade e SEO para Blogs:

.

4 Comentários

  1. É indiscutível que as técnicas de SEO ajudam a, pelo menos, padronizar o blog, tornando-o mais "usável" para o blogueiro como para o leitor. Além do mais, um bom teor de vocabulário e o mínimo conhecimento do que se escreve é imprescindível.

    Parabéns pelo seu blog! Abçs!

    Responder

  2. Pingback: Guia visual de otimização de artigos para Blogs | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.