Criar conteúdo exclusivo para assinantes do Feed

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

acesso-restrito-blog-feed Eu sempre volto ao assunto de Feeds/RSS e newsletter para reafirmar minha posição de que essa é a melhor forma para se fidelizar seus leitores e crescer em número de visitas. Como esses leitores fazem questão de receber seu conteúdo e ler o que você produz, nada mais justo que produzir conteúdo exclusivo para eles e incentivar outros a assinarem seus artigos. Vou mostrar aqui como criar conteúdo exclusivo para assinantes do Feed de seu blog no Blogger, que fica invisível para quem apenas lê seus posts na página do blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

 

Esse trecho já é uma forma de demonstrar o que vamos ensinar nesse tutorial. Ele só está visível para quem estiver lendo num leitor de Feeds ou estiver recebendo isso por nossa Newsletter. Sempre reforço que esse tipo de fidelização pode trazer grandes retornos para o seu blog e você pode conquistar mais assinantes de seu blog se oferecer algo que seja exclusivo.

Por isso mesmo vou tentar ao máximo produzir textos mais amplos e conteúdo mais avançado para aqueles que lêem o [ Ferramentas Blog ] por nosso Feed e recebem nossas atualizações. E, em breve, terei uma surpresa, uma pequena promoção que vai rolar primeiro aqui, em seu leitor de Feeds.

 

feed-icone Se você não assina nosso Feed e não recebe nossas atualizações nem por Newsletter, já perdeu parte da informação. Abaixo do primeiro parágrafo da introdução, há um trecho que só nossos leitores de Feeds conseguiram ver. Quer assinar nosso Feed e ver a informação completa?

Precisa saber mais sobre como usar um leitor de Feeds?

 

Como criar conteúdo exclusivo para Feeds.

É possível criar um conteúdo exclusivo com um simples código, uma tag no CSS do código-fonte do Template do Blog. Acontece que quando o texto é enviado para o leitor de Feed ou para o e-mail do assinante de newsletter, a indicação dos comandos e configurações do CSS não ficam ativos, não vão junto com o texto. Assim o trecho escondido fica visível. Veja como fazer isso.

 

Aprendi isso no Vagabundia (em espanhol) e que é um dos melhores metablogs que conheço. Veja o artigo completo aqui:

 

Inserindo os códigos.

Passo 1.

Vá ao painel do Blogger em sua conta e clique no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e procure pela seguinte linha no código-fonte de seu blog: ]]></b:skin>

Imediatamente ACIMA disso, cole:

 

.extra {
  display:none;
}

 

Feito isso, salve o modelo. Nada vai mudar na estrutura de seu blog, por isso não precisa se preocupar com nada e quando abrir sua página tudo estará como antes. Mas agora é preciso ir aos posts, pois é lá que selecionamos o que vai ser escondido ao não.

 

Passo 2.

Agora, sempre que for digitar um texto para seu blog, digite também o que será escondido, o que será conteúdo exclusivo, da seguinte forma, usando os seguintes trechos de código:

 

<div class="extra">
…Texto que deverá ser exclusivo para assinantes…
</div>

 

Tudo o que você digitar em seu artigo e que ficar entre essas duas linhas, só aparecerá pra quem assina seu Feed ou assina sua newsletter.

 

Como fazer isso?

Escreva normalmente o seu post, seja no editor padrão do painel do Blogger ou seja no Windows Live Writer. Quando acabar de digitar e editar sua postagem, incluindo a parte que deseja que seja exclusiva para os assinantes de Feed (a parte que ficará escondida), vá à aba do editor de textos que mostra o código HTML da postagem, como já ensinei no artigo “Entendendo o Editor de Posts padrão do Blog”. É aí que você vai adicionar o que foi indicado no Passo 2.

 

Um outro detalhe importante é que isso não some com o texto de sua página. Se alguém abrir o código-fonte poderá ver o texto escondido. É apenas uma forma de adicionar informações e direcioná-las para um público mais específico. Então não use esse recurso como forma de trocar informações sigilosas.

(Esse trecho também só aparece para os leitores do Feed)

 

Mais artigos sobre Feeds para Blogs:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

25 Comentários

  1. Muito bom, já tinha procurado algo sobre isto e pensei que não fosse possível! Recentemente fui alvo de um plagiador que publicava os feeds do meu blog, o problema já foi resolvido, mas este tutorial teria dado jeito.

    Abs

    Responder

  2. Gsotei disso! Já estou com algumas ideias na cabeça pra utilizar isso bem. Valeu pela dica!

    Marco Damaceno

    Responder

  3. Ótima dica, sem duvidas uma boa maneira para trazer mais assinantes de feeds para o blog é disponibilizando um conteúdo extra. Até Hordones.

    Responder

  4. Não e de hoje que eu procurava este recurso.já tinha ouvido falar mas nunca encontrei, obrigado Marcos só aqui no seu blog eu encontrei.

    Responder

  5. Muito bom, você arrebentou desta vez, fez um post com uma execelente dica usando um linguagem simples e objetiva sem aquelas frescuras dos que sabem tudo …

    Responder

  6. @SemNome.net

    Pode haver esse risco, mas penso que o problema seria usar isso para enganar o sistema de buscas. No caso, se for usado para oferecer o conteúdo descrito e que isso fique claro no texto, nào acho q tenha problemas.

    Mas tb não se pode abusar.

    Responder

  7. Uma dúvida…

    Se tem esse código pra fazer aparecer só no feed, então pode-se dizer que existe o que faz um post não aparecer nele. Seria uma solução para páginas estáticas que não queremos que apareçam no feed.

    Existe?

    Marco Damaceno

    Responder

  8. @Marco Damaceno,

    Eu pesquisei sobre isso e ainda não encontrei nada. Nào q seja feito por um código.
    O que muitos costumam fazer é mudar a data do artigo fixo para um período mais antigo. Assim ele só aparecerá no Feed uma vez. Mas nunca testei nada desse tipo. Se descobrir algo, publico aqui e te aviso.

    Responder

  9. @Vanda Ferreira,

    Essa dúvida surgiu quando criei o tutorial. A questão é que isso precisa estar claro no conteúdo e não seja usado de forma exagerada.
    Evitando os abusos e para destacar certos conteúdo e atrair mais assinantes, não há problemas.

    Responder

  10. Obrigada Marcos, no post eu informei aos leitores que tudo que enviarei será relacionado com o post, uma imagem a mais, um texto especial (que tenha a ver com a postagem).
    Nunca tive problemas com o google porque sempre sigo as regras do Blogger.
    Sua dica é excelente! Vou mantê-la no Blog. Abração

    Responder

  11. Como já disse, esse hack será muito interessante para poder oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes de feed. De quebra, terei um bom retorno, ainda que não seja financeiro…rs. Valeu, Marcos.

    P.s.: gostaria muito que fosse possível criar modelos de postagens no WLW…

    Responder

  12. Interessante! Esse extra pode ser plagiado, se roubam os feeds do blog? No caso, vou testar, meu Gothicbox tem posts plagiados…. Parabéns pelo post!

    Responder

  13. Pingback: Entendendo os dados estatísticos de Assinantes de Feed do seu Blog e a variação dos números | [ Ferramentas Blog ]

  14. Estava procurando algo parecido e cheguei ao seu post. Antes de mais nada, agradeço pela excelente dica porém, fiquei com uma pequena dúvida ou pode até ser uma sugestão sua: No caso de implementar esse código, aparece algum tipo de aviso no post tipo: Conteúdo exclusivo para leitores de Feeds. Ou simplesmente o post termina normalmente ( sem o conteúdo exclusivo sendo mostrado)?
    Você sugere que tenha algum tipo de aviso ou deixo normal?

    abraços

    Responder

  15. Bom dia Marcos.

    Conhece alguma solução que faça o contrário? Gostaria de esconder uma categoria específica nos feeds. Por exemplo:

    Posts na categoria “curiosidades” não seriam exibidos nos feeds. Nem título e nem conteúdo. Consegui achar uma solução para esconder uma categoria específica na Home, mas nos feeds está difícil. Ví que para WordPress existem plugins que fazem o trabalho. Só que sou usuário do Blogger.

    Abraços e parabéns pelo post.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.