Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para que um blog faça sucesso é preciso alguns elementos fundamentais, onde o mais importante é a originalidade. Para seu blog se destacar dos milhares que existem e são criados todos os dias é essa originalidade que vai determinar a qualidade de seu conteúdo e seus visitantes vão considerar seus artigos interessantes e relevantes para o que estão buscando. Exatamente sobre isso é que preparei esse vídeo que segue abaixo. Assista, comente e aprofunde o tema.

Esse vídeo nasceu de um debate sobre plágio pelo Twitter com vários bloggers. Quem nos segue por lá (@FerramentasBlog) pôde aprofundar e aprender muito como é importante ter uma boa relação com outros blogueiros e como a credibilidade é um fator significativo para determinar bons resultados. Esse vídeo foi divulgado em primeira mão pelo Twitter, antes de ser publicado aqui no [ Ferramentas Blog ] e já se mostrou muito eficiente e útil, aprovado por muitos.

Elevando ainda mais o debate, partimos para tratar da importância de saber criar um conteúdo original para o seu blog e isso fazer a diferença na hora de ganhar mais visitas e fideliza os leitores.

Assista ao vídeo.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Quero agradecer ao Celso Lemes do Criar Blog, que publicou de forma espontânea o meu vídeo em seu blog. Mostra como as boas relações entre blogueiros pode ser frutuosa e dá uma ótima lição de como se deve usar o conteúdo de terceiros, citando e dando os devidos créditos. Recomendo o blog dele, especialmente para aqueles que vêem até aqui em busca de ajuda para o WordPress.

Artigos relacionados e importantes para aprofundar o tema do Vídeo:

Para mais vídeos, veja o nosso marcador: Vídeos.

Espero que esse material que estamos desenvolvendo possa ajudar mais ainda a você ter um blog de qualidade. Se quiser, pode entrar em contato e enviar a sua sugestão para os próximos vídeos. Vamos avaliar todas as propostas.

.

47 Comentários

  1. ¬¬º, Muito bem, é a velha história: Nada se cria Tudo se copia! Podemos colocar que tudo pode ser copiado, até mesmo os modelos de carros europeus são copiados pelas empresas chamadas aqui no Brasil de "Chinerai".

    É muito interessante como vc trata a copia, e é por isso que muitas pessoas se destacam porque só os melhores criam e desenvolvem projetos que ajudam as pessoas de um modo geral.
    Só para terminar, um dia estava pesquisando sobre ocidente e oriente e encontrei uma resposta no "Yahoo respostas", que nada mais é do que um site onde pessoas tiram dúvidas de outras pessoas ¬¬, ta ai o link:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071114014402AAUKh50.

    A melhor resposta escolhida foi simplesmente copiada da Wikipédia, a famosa enciclopédia livre, O link abaixo mostra à mesma resposta postada pelo internauta. Link:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Oriente

    Então é isso, acho que no espaço da internet é muito difícil disso não acontecer, afinal pesquisas e estudos sobre assuntos específicos são mais vistos e bem feitos em jornais e principalmente em revistas, ou seja, Jornalistas que muita das vezes são especializados em alguns assuntos.

    E a maioria são jornalistas como vc citou em seu comentário. Mas infelizmente somos “todos jornalistas”, segundo o Supremo Tribunal, mas nem todos tem o que alguns tem, Diploma.
    Abraços

    Responder

  2. Gostei muito do vídeo,com absolutamente certeza de extrema importância,para quem deseja ter um blog,de conteúdo,qualidade,com responsabilidade e personalidade.É muito mas fácil e rápido,puro e simplesmente copiar, os trabalhos e talento dos outros,mas saiba que dificilmente seu blog obterá êxito,e credibilidade,isto além de imoral e ilegal,poderá ter seu blog retirado da internet e ainda responder por processo na justiça,estão para quer correr este risco desnecessário. Por isso se você quer mesmo fazer um trabalho sério,procure estudar,pesquisar sobre o que deseja,para ser reconhecido e respeitado na web. Parebenizo ao FERRAMENTAS BLOG,pelo seu trabalho sério,original,e de muito conteúdo. Um forte abraço.[Alex bonato]

    Responder

  3. Marcos, até parece que você fez esse vídeo baseado no meu comentário, mesmo que não tenha sido, mas tomei esse vídeo como se fosse feito especificamente para mim, falou do blog de notícias (que pe o meu caso) como devemos fazer, muito bom isso.
    Gostei muito e parabéns, Sucessos e ..
    Obrigado!

    Responder

  4. @Mikael Fernandes,

    Cara, seu comentário foi inspiração, rs! Seu comentário pedindo informações sobre como proceder com seu blog de notícias chegou bem no meio do debate q tivemos no Twitter e aproveitei a sua dúvida.

    Desculpa não ter avisado. É q depois nào achei o comentário para te comunicar que iria responder por vídeo.

    Que bom que ajudou de fato.

    Responder

  5. Eu keria lhe pedir só uma opinião de vc que entende mais, vc acha q eu errei em colocar meu nome no titulo de um blog de noticias?
    o título é assim :
    :: Mikael Fernandes :: Informação e Conhecimento
    ficou meio grande tb!

    Responder

  6. @Mikael,

    Penso q, se seu blog estiver muito no início ainda (menos de 2 ou 3 meses) e poucas visitas (menos de 100 por dia) vale a pena mudar para um nome mais direcionado para o seu nicho.
    A não ser que vc queira relacionar o seu nome para o seu trabalho.
    Tipo os blogs de jornalistas conhecidos.

    Vc teria que avaliar bem o seu nicho. E, claro, um nome mais curto é importante ou um nome fácil.

    Responder

  7. Um blog de notícias eu acho q é muito difícil, eu acho que eu vou mudar, vou sair da notícia, vou analisar a resposta desse comentário e vou ver..

    Responder

  8. Marcos, acompanho o Dicas Blogger praticamente quando o meu blog estava começando, então, sempre agradeço à Juliana este retorno que ela nos dá com o seu trabalho. O vídeo ficou muito bom: são atitudes tão simples de se ter e, mesmo assim, tem gente que prefere insistir no erro. Mas há, também, quem não queira cometer este deslize e vai em busca do seu espaço.

    Parabéns pelo vídeo.
    Um abraço.
    Marcelo.

    Responder

  9. Mto bom e bem explicado o video, pena que nem todos tem consiencia e senso critico para saber que cópia na internet é PLAGIO sim! tomara que isso mude na blogosfera e fica ai meu abraço.

    Responder

  10. Sim,concordo sobre o blog deve ter a nossa cara,eu ja sabia disso mais me esqueci rsrs,,vlw por me lembrar Marcos ;}

    Responder

  11. @Mikael,
    imagens seguem a mesma regra desde q tenha direitos autorais.
    Por isso é importante procurar imagens de uso livre e domínio público.

    Um aboa é procurar no Google imagens q tenta indexar apenas imagens livres. (se tiver dúvida é só pesquisar um pouco mais pra tentar rastrear a imagem.

    Responder

  12. Eu tenho um blog de notícia, adorei a dica sobre esse tipo de conteúdo, até porque eu não citava a fonte. Vou começar a fazer isso.

    Responder

  13. Marcos, eu tenho uma dúvida, se eu não copiar um conteúdo e transmitir as informações mesmo assim, de modo diferente do original, eu estaria plagiando? Notícias por exemplo. Sem citar um conteúdo que a fonte deu… Obrigada.

    Responder

  14. @Miya,

    O ideal é isso: mesmo baseado em outro conteúdo, vc dar a sua versão. Mas, se vc está tratando de algo que outro já tratou antes, cite onde vc leu primeiro, como uma referência para sus leitores saberem de onde veio a sua idéia.

    Responder

  15. ACHO QUE DEVEMOS TER LIBERDADE PARA POSTAR O QUE QUISERMOS, NÃO GOSTEI DE SEU COMENTÁRIO MUITAS PESSOAS NÃO TEM NOSSÃO DE CRIAR UM BLOG VOCE COPIANDO NÃO DEIXA DE INFORMAR …. NÃO CONSIDERO PLAGIO NÃO.. CITO TODA AS FONTES…

    Responder

  16. @ JJD

    Todos podem postar o que quiser, mas não se deve apropriar-se da idéia e do trabalho alheio. Mesmo citando a fonte, não devemos copiar e colar o que foi feito por outro.

    Você pode citar uma parte (pequena), comentar e dar sua opinião, somar informações, agregar valor, recomendar que se visite o site original e se leia a íntegra.
    Mas nào copie tudo e cole tudo em seu blog como se fosse um trabalho seu. Se seu blog é a cópia de outros, então seu trabalho não vale nada.

    Responder

  17. Muito bom o video. Parece simples, mas realmente é complicado seguir na risca a originalidade, já que tem tantos outros blogs que falam do mesmo assunto, então o jeito é expondo suas idéias do jeito que você faz.

    Tá de parabéns o seu blog, Marcos. Continue assim.

    Abraço.

    Responder

  18. @Flávio Leandro,

    Seu comentário só foi aprovado e publicado para mostrar às pessoas que gente ignorante merece ser exibida e depois desprezada.

    Gente, eu tenho vitiligo. Isso tá evidente em meus vídeos, nunca escondi nem tenho vergonha. Não sabe o que é? http://migre.me/bMt7 – link da definição.

    Mas, fica a dica: despenso comentários assim.

    Responder

  19. Marcos,
    Muito bom o vídeo!
    Parabéns! Está espontâneo, natural, estilo aula de um excelente professor.
    Além do mais, o vídeo ficou tão bom que torna vc mais carismático! Afinal, palavras são frias!
    Um abraço,
    Adriana

    Responder

  20. Nossa. Teu vídeo foi muito importante p/ mim. Gostei muito. Realmente mudou o rumo do meu Blog, que tem uma semana de vida. rs. Já aprendi muitas coisas aqui, e das 8 postagens que tem no meu Blog, QUATRO são copiadas. Mas daus eu copiei de cara de pau (: E quando eu vi que isso era crime, eu fiquei com medo e não vou mais fazer isso não. :X kkkkk.
    Abraços, cara. Que Deus te abençoe.

    Responder

  21. Parabéns Marcos!!
    Como sempre sério e honesto em tudo; fazendo a diferença na blogosfera.
    A dica que você mandou é muita válida para o meu caso e ainda não tinha colocado em prática, mas logo farei: "Esteja onde seu público está".
    Sempre que posso, passo por aqui.
    Obrigado e Parbéns.

    Responder

  22. Estou amando meus blogs, pois como educadora, historiadora, psicopedagoga e agente socioambiental, me ajuda e muito a divulgar minhas ideias minha pratica diaria. Posto minhas experiências de minha vida pessoal, profissional, meus estudos científicos. Se quiser esteja convidado, o meu especial é (conscienciasmil.blogspot.com),coloco assuntos gerais, que já faz aniversário de um ano, outro científico que abordo assuntos científicos na area de educação(rpmumanovavisao.blogspot.com)e outro que faço coletivamente com meus colegas de trabalho(donahenedina1.blogspot.com) Amo Ser blogueira, mas sei que preciso aprender muito ainda para ser uma ótima profissional nesta area. Graças ao blog me livrei da depressão e angustias de não conseguir me expressar, mas agora não tenho mais esse problema. E realmente o que você afirma sobre ser original e ser você mesmo, é a alma para ter um bom blog. Gostaria de ser realmente uma profissional e conhecer melhor este mundo do blog.
    Parabéns S U C E S S O !!!

    Responder

  23. Olá, Marcos lemos… encontrei seu blog pesquisando sobre um hack para blogger do qual nem me lembro mais…
    Criei meu primeiro blog a muito tempo mas sempre tive dificuldade quando a originalidade,e por este motivo eu nunca consegui postar mais de 5 posts. Sempre apagava tudo e ao final sempre acabava excluindo meu blog.
    Por fim acho que finalmente descobri sobre o que gosto de postar e dei inicio a um novo blog com posts totalmente feitos por mim, e como você diz no vídeo, com minha metodologia… Espero um dia fazer um "sucessinho" no mundo da blogosfera…
    Seu blog já esta em meus favoritos.
    E como muitos de seus leitores dizem

    S U C E S S O

    Responder

  24. Gostei muito do vídeo. Também tenho um blog e fico muito chateada quando vejo minhas fotos e conteúdo espalhados por aí sem os créditos. Tem mesmo muita gente que acha que não é preciso citar a fonte.

    Responder

  25. Ótimo video mesmo!
    O meu próprio blog que é bem pequeno e não é nada famoso, é vítima de plágio, ainda bem que eu descobri o site do Copyscape, eu estava perdendo tráfego e não sabia!

    Responder

  26. Pingback: Como Blogar de forma Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  27. Pingback: Como denunciar plagio de blogs no Blogger? | [ Ferramentas Blog ]

  28. Pingback: O que é um kibador (kibar)? O velho debate sobre plágio | [ Ferramentas Blog ]

  29. Muito orientador este video
    Tenho me esforçado para não copiar artigos de outros blogs
    na integra como vc falou e ja vejo os resultados
    no número de acessos
    Realmente qdo a gente procura diferenciar no texto pesquisar
    o blog se torna bem mais visitado e atraente
    Valeu msm pelas otimas dicas
    Abraço

    Responder

  30. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros « Programa de Afiliados

  31. PS: Eu devia ter visto esse vídeo antes, é muito bom.

    Pesquisando, entrei aqui agora, nem sei o que o dono do blog faz(formação, enfim), mas foi tão esclarecedor quanto o que eu aprendo no meu curso de comunicação, e é isso mesmo, o assunto do momento é o plágio, numa época em que se tem tudo nas mãos, prontinho, a preguiça de pensar está dominando o cérebro das pessoas. Mas quem quer ter blog tem que fazer o esforço. Num mundo onde quase tudo existe e tudo pode ser copiado, REINVENTAR, SURPREENDER e ORIGINALIDADE são as palavras chave. Alem da organização e da acessibilidade do blog, claro, é tudo um conjunto.

    Estou montando o meu agora (ainda estou na parte da taxonomia), e acho que esse blog aqui será bem útil pra eu complementar as minhas informações sobre o assunto.
    Parabéns e obrigada.

    Responder

  32. Marcos, tenho aprendido demais com voce, seguindo o seu e-book dos 40 dias para salvar o blog. Tenho aprendido demais, apesar de ainda estar bem longe de acabar de ler o livro. Já tracei objetivos, temas, comprei meu domínio e agora estou aqui vendo sobre originalidade. Recentemente eu pus o seu artigo sobre persistencia no blog, lá no meu. Não copiei e colei, discorri do assunto baseado no que voce disse, dei minhas opiniões, coloquei seu vídeo e links para cá, e tracei o seu comparativo com o meu. Enquanto voce compara o vendedor de salgados, eu comparo com uma formiguinha, tanto que pus o titulo do blog de “blogueiros formigas”. Agradeço muito por compartilhar o seu aprendizado. Grande abraço e feliz natal!

    Responder

  33. Boca seca hein jogador, faltou um copo de água pro amigo!

    Brincadeira a parte, obrigado pelas suas orientações Marcos, e parabéns pelo puxão de orelha em quem deixa de ser criativo e original para levar créditos por outra pessoa. Isso é muito feio.

    Estou acompanhando seu blog e desejo todo o sucesso para o ferramentasblog!

    abraço do DON

    Responder

  34. Pingback: 10 Dicas para criar artigos interessantes no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  35. Boa tarde Marcos tenho um site de vídeo incorporado do youtube não faço nenhuma mudança nos videos tem alguma possibilidade de eu ser punida .desde ja muito obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.