Customizar, modificar e criar Templates para Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

customizacao Quem chega à plataforma Blogger, encontra sua principal vantagem, a meu ver, que é a grande quantidade de layouts/templates disponíveis gratuitamente na internet e a relativa facilidade que se tem de modificar seus códigos e adaptar os modelos, segundo o que se precisa para cada caso, para cada tipo de blog. Vou relacionar aqui as possibilidades de melhorias que se podem fazer nos templates e que podem servir de primeiros passos para quem quer aprender a criar seu próprio modelo de template.

O que são Templates.


É o nome dado aos modelos de layout e temas que se pode implantar em qualquer blog na plataforma Blogger da Google. São arquivos do tipo XML (mesclando HTML e CSS basicamente), que forma toda a estrutura visual e funcional do blog. Você pode encontrar centenas de milhares de modelos gratuitamente na internet (veja uma pequena lista a seguir), que podem ir em arquivos compactados do tipo .ZIP. Podem ser trocados facilmente e sem prejuízo, sem perdas de nenhum dado ou conteúdo do blog, pois ao se trocar o layout, muda apenas a estrutura visual e suas funções de navegabilidade.

Onde encontrar Templates gratuitos

Os primeiros passos.

O Template mais básico do Blogger é o Minima – uma padrão do serviço que é a primeira opção disponível para uso. Nele estão as bases para se usar outros recursos e já tem tudo o que se precisa para usar o que há disponível. Também é o mais fácil de modificar e, por isso mesmo é usado como modelo e base para a maioria dos templates.

template-medidas-elementos template-medidas-tela

A primeira coisa é reconhecer no código-fonte do layout as partes e as medidas de um template. Vá ao menu “Layout” ~> “Editar HTML” e marque a opção “Expandir modelos de widgets” para ver todo o código.

O que há de mais fácil e prático para se modificar são as medidas de cada parte, bem como mudar as cores e fontes, tanto do fundo, quanto do texto. E outra coisa simples e importante de se saber fazer é como mudar o cabeçalho para se colocar imagens ou mudar o texto padrão.

Sem este conhecimento mais básico, qualquer outra tentativa de criar ou modificar um template será praticamente impossível. E uma coisa que não se deve esquecer nunca é de fazer um backup de tudo antes de mexer em qualquer coisa do código-fonte ou mesmo ter um blog só para testes diversos, sem risco de perder nada em seu blog principal.

Modificações básicas e fundamentais.

Mas o que muitos não percebem é que até os pequenos detalhes podem fazer a diferença na navegabilidade de seu blog e dão um ar mais profissional. Saber escolher bem a quantidade de postagens da página inicial e o tamanho delas, com os resumos de postagem, são um bom exemplo disso. Mostra organização e facilita a vida de quem chega, para encontrar o que procura e vê o máximo de conteúdo escolhendo o que mais lhe agradar.

E outra coisa simples é saber dar o devido destaque aos títulos e partes do texto que você quer chamar a atenção do leitor.

Na área do texto, há uma outra modificação simples de se fazer que é mudar o tamanho da caixa de comentários de seu blog e adicionar a foto/avatar de quem comenta. É importante dar esse destaque para estimular as pessoas que visitam sua blog para deixarem comentários e opiniões sobre o que leram.

Melhorando essa área do roda-pé dos artigos, também é muito importante adicionar uma lista de artigos relacionados, para que o visitante continue interessado em seu conteúdo, lendo mais do que você escreveu sobre o mesmo tema. Há agora um gadget padrão do Blogger, bem simples de implantar e que usa inclusive imagens.

QuebraCabecas

Modificações avançadas.

Como você viu acima, é possível modificar as medidas das partes de um template e a parte que há mais destaque é a barra lateral, conhecida como “Sidebar” e é onde são adicionados os elementos de página (gadgets). Normalmente ela fica do lado direito, como é o padrão do Minima, mas você pode mudar o lado em passos bem simples:

Entender como funcionam e se posicionam as barras laterais de um layout vão ajudar a fazer modificações mais profundas e avançadas e, mesmo que você não queira criar um template próprio, poderá melhorar os que encontrar gratuitamente e personalizar ao ponto de praticamente criar algo novo.

E, pensando na navegabilidade de seu blog, adicionar menus e links que apontam para os principais conteúdos de seu blog, vai facilitar a vida de quem chega até sua página. O mais comum é o menu horizontal, no topo da página. A maioria dos templates hoje tem seus modelos próprios e é extremamente útil, principalmente para aproveitar bem os espaços, divulgar Feeds/Newsletter, formulário de contatos entre outros detalhes.

Acredito que com esses passos é possível aprender a usar o que há de mais fundamental na customização e modificação de templates e é o primeiro passo para quem quer saber como criar seus próprios modelos. Recomendo que estudo sobre HTML e CSS, que é a base de toda criação para qualquer coisa na internet.

.

6 Comentários

  1. Boa noite!
    Sobre o Blogger e muito bom para iniciantes comecei um pequeno blog em WordPress, mas não tive muita sorte pois achei meio complicado só o blogger temos o poder de manipular toda a estrutura!

    Uma opinião gostaria que o amigo coloca-se um botão para ficar mais facil a divulgação de seus posts no Twitter!

    Responder

  2. Boa tarde, seu blog é o maximo, todas dicas para melhorar o meu foram conseguidas por aqui. até salvei nos favoritos. continue nos ajudando por favor. Alterei template, inclui sidebar, mexi nas medidas das postagens, enfim, uma serie de coisas. valeu mesmo

    Responder

  3. Nooossa, tenho um blog de layouts mas ainda não aprendi a mexer na estrutura de um template. A partir de agora vou treinar bastante isso.
    Obrigada

    Responder

  4. Eu simplesmente sou apaixonada por este site…é realmente incrível e tudo que procuro em outros somente acho aqui…Parabéns pelo ótimo desempenho na minha opinião é o melhor site de ferramentas para blog…

    Responder

  5. Vejo vários sites que começam pelo blog e mudam para o WordPress, eu tentei mudar meu blog para lá e não consegui mexer, sei lá é muito complicado, nem mexer no template eu consegui…
    Eu já acostumei com o blogger.

    Responder

  6. Cara, que bacana..
    quero trabalhar com venda de templates/layouts e seuas dicas são muito boas!
    Virei leitora assídua! abçs

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.