Devemos usar Pseudônimos no Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma tendência que vem crescendo é autores de blogs e freelancers usarem nomes “fakes”, pseudônimos para publicar na internet, interagir em fóruns e até atuar em redes sociais. Não é apenas uma busca por anonimato, mas integrar personagens, criar uma personalidade para atingir novos públicos e até conseguir mais trabalho. A dúvida que fica é: devemos mesmo usar pseudônimo para publicar em blogs e conquistar mais público na internet?

A internet favorece o anonimato, mas uma tendência que vem crescendo é a criação de Pseudônimos por parte de blogueiros e escritores freelancers. Um pseudônimo não é meramente um nome e foto fake, mas passa por toda a construção de um personagem, um indivíduo que aparentemente existe, mas serve apenas como “máscara” para um autor publicar de forma mais livre.

Isso é mais comum na indústria literária, onde autores famosos recorrem a outros nomes para produzir livros em outros nichos e para públicos diferentes do que habitualmente faria. Normalmente o Pseudônimo só é desconhecido do público em geral, mas é revelado para a editora ou o dono do jornal ou Blog onde atuará o personagem.

“Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudônimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança de uma letra ou outra, frequentemente porque o portador acha seu nome de batismo “difícil”. Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado pela lei quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome.”

(Wikipedia: verbete “Pseudônimo”)

Pode ser também apenas algo como um “nome artístico”, bem comum entre atores que criam um nome apenas para trabalho. O que está em jogo não é o anonimato, mas a possibilidade de ampliar suas atuação ou diversificar os trabalhos.

Por que usar um Pseudônimo?

Pode ser que alguns blogueiros escolham usar pseudônimos como uma forma de garantir mais liberdade de expressão, especialmente aqueles que possam trabalhar em empresas que recriminariam, evitando conflito de interesse e permitindo que toque em assuntos que pudessem prejudicá-lo.

O mais comum é o uso de Pseudônimos como marca, como que para ajudar na divulgação de sua imagem e facilitar que as pessoas memorizem. As vezes isso surge de um apelido ou mesmo a absorção do nome do Blog. Algo como uma forma de reforçar o nome de seu trabalho.

Constantemente vemos que blogueiros que tratam de assuntos como sexo, política ou cultura pop acabam preferindo serem conhecidos por Pseudônimos. São temas delicados, que geram algum tipo de preconceito ou pode acabar prejudicando o indivíduo na sua vida real ou mesmo em outros projetos na internet.

Mas, é claro, o anonimato ainda pode ser uma opção. Não para usar do anonimato para prejudicar os outros, mas apenas para gerar mais liberdade e variedade de atuações.

O fato é que o uso de Pseudônimos na blogosfera tem crescido e pode ser uma alternativa para os mais criativos que querem atuar de muitas formas, mas preferem não ter sua identidade verdadeira revelada para o grande público.

A pergunta que fica é: vale a pena investir em um pseudônimo para atuar como Blogueiro?

.

26 Comentários

  1. Desde de quando comecei a atuar no meio Blogger sempre usei meu nome real,apesar de uma fotos não serem,nada contra,mas é pq foto eu não saio bem! =)

    Então praticamente,sempre posto meu nome,informações pessoais,tudo relacionado a minha pessoa,acredito que grande parte dos blogueiros,estão começando a agir dessa maneira,e este post ficou excelente para abordar o assunto.

    Abraços,

    Magno (Usuário em Ascensão do Google/Blogger)

    Responder

  2. Eu não tenho nada contra as pessoas que desejam usar pseudônimos, mas a verdade é que muitos leitores ficam curiosos para conhecer melhor aquele blogueiro e isso acaba prejudicando a interação entre autor e leitor.
    Sempre exponho meu nome verdadeiro para meus leitores porque quero levar o meu blog de forma séria e o anonimato só vem a atrapalhar o meu reconhecimento.

    Parabéns por mais um bom tema

    Responder

  3. Usar nome falso ou história falsa um dia pode prejudicar o tal blogueiro de tal forma que nem com todo o arrependimento terá volta nas oportunidades que perdeu.

    Conheço uma pessoa que tem um blog voltado para informática, neste blgo a pessoa usa um nome fake e se coloca como uma pessoa formada em uma grande quantidade de cursos e faculdades rsrsrs.

    Um dia pediram para ele fazer uma palestra aqui em Belo Horizonte, fui buscá-lo pois eu era a única pessoa que ele conhecia, quando chegou aqui me confessou que não era nada daquilo que expressava nos Blogs, que era apenas um rapaz de 16 anos que lia alguma coisa na internet e fazia uma redação daquilo que entendeu.

    Conclusão? Não pode entrar no evento, pois foi solicitada a identidade e o nome que ele tinha dado não batia com o nome apresentado.

    Muitos aí sabem de quem estou falando, por acaso o blog dele “faliu”

    Responder

  4. Dependendo do foco do blog, acho que deve ser o nome real, mesmo que reduzido. Agora, blog de humor, por exemplo, se preocupar com o nome real ou fake, pra quê?! 😛

    Responder

  5. Nada contra as pessoas que usam nomes “Fakes” na internet, mas acho que seria mais legal se cada um mostrasse sua verdadeira face na internet e não ficar se escondendo. Quando uma certa pessoa cria um nome fake na internet com o propósito de xingar ou denegrir a imagem de alguém, este assunto atinge proporções altíssimas.

    Responder

  6. Olha, eu tenho um blog com mais de 100 mil visitas únicas ao dia. No meu caso, preferi ocultar meu nome e excluir a chance das pessoas saberem quem eu sou, ou onde moro. Fiz isto porque quando o blog estava crescendo tive muitos problemas, pessoas que se dizem leitoras do blog começaram a invadir minha rede pessoal, e até mesmo queriam tratar de assuntos e dúvidas relativas ao conteúdo do blog a todo tempo.
    Logicamente isto vai de cada blogueiro, mas eu me senti incomodado pelo fato que eu trato o blog somente como um passatempo e não como profissão, então acho importante separar as coisas para você não se irritar depois.

    Responder

    • Mesmo caso que eu.
      Seu blog fica mais conhecido e as pessoas já se acham íntimas, suas amigas, começam a te stakear no FB, no orkut, mandar email com assuntos pessoais, etc. Uma coisa é o conteúdo do meu blog (que não trata de assuntos pessoais), outra é minha vida e opiniões pessoais. O uso do pseudônimo ajudou-me as pessoas não me acharem tão facilmente nas redes sociais e assim eu evito ser stalkeada e pessoas se achanado íntimas de mim. ^^

      Responder

  7. usar pseudónimo pode ter um objetivo claro e transparente como por exemplo o facto de o autor de um determinado artigo não se sentir bem expondo o seu nome, assim como pode ter uma finalidade mais negativa pois todos nós sabemos que muitos são os que por detrás de um nome falso escondem as piores intenções….
    nome verdadeiro ou pseudónimo o que conta é a seriedade da pessoa que o usa….

    Responder

  8. Olhando por um outro ponto de vista, usar nome fake AS VEZES pode ser um sinal de covardia.

    É muito fácil lançar um Blog, falar mal de todo mundo e não por “a cara” pra bater.

    Eu acho legal usar o nome original, desta forma o seu Blog fica mais humanizado.

    Responder

  9. é algo super normal…e não significa que procure anonimato…sendo assim, deixo a pergunta….o ator Nicolas Cage, que na verdade se chama Nicholas Kim Coppola, procurou o anonimato?

    Responder

  10. Olá, ótimo post!
    Acho que depende do nicho em que o blog está inserido.
    No meu caso, tenho um blog que trata de tantra, tarô e sexualidade.
    Uso minha foto verdadeira e meu nome verdadeiro.
    Acho que mostrando a cara tenho mais credibilidade e autoridade
    para escrever sobre esses temas tão delicados e ainda, infelizmente,
    cercado de preconceitos.
    Abraço!

    Responder

  11. Depende muito do assunto do blog. Se você que falar mal do governo ou de certas pessoas e não quer lucrar com o seu blog, tudo ok.

    Mas se você pretende um dia lucrar, acho muito errado. Dou o exemplo como o adm do Não Intendo. Ngm sabe quem é o cara. No casdo do Não Salvo, já é diferente e lucra muito mais.

    Responder

  12. Eu particularmente acho importante usar o nome real, tanto é que assino meus artigos com nome e foto real, mas comento em todos os blogs com o nome do blog…por que normalmente a pessoa pensa: iah..quem eh esse cara q ta falando ae q eh mestre dos sites…deixa eu ver o site desse corno..huehueue

    O leitor entra lá e muitas vezes pode acabar gostando :o)

    Mas acho importante assinar e mostrar a cara nos artigos, até pra nao cair no caso citado ali em cima…te chamam pra algum evento e voce nem pode ir, pq estava enganando todo mundo…conheço blogueiro q mudou de nome no blog , pra nao ser processado pois o blog é de satiras/humor e volta e meia alguem fica “ofendidinho”

    Responder

  13. Opa, uma duvida seria ilegal criar historia e personagens fictícios para mini sites para fins comerciais por exemplo…promover um produto, mas fazendo uma analise verdadeira dele.

    Responder

  14. Então marcos Lemos eu acredito que vale apena sim desde que seja em um nicho mais delicado onde se expor demais pode acabar prejudicando a vida pessoal da pessoa e desde que também ela não faça uso disso para denegrir a imagem dos outros.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.