Dia 21: Acompanhe os dados estatísticos de seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Já falamos bastante da importância de um conteúdo para se criar um blog de qualidade e de como devemos nos comprometer com o que estamos fazendo. Todos que publicamos queremos ser lidos e o que muito blogueiro quer mesmo é muita, muita visita. Mas estatísticas e dados de seu blog não são apenas a quantidade de visitas por dia.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

O que muito blogueiro, não só iniciante, comente de pecado com relação ao blog é achar que a coisa mais importante é a quantidade de visitas que recebe por dia e quantos deixaram comentários. Esse engano e erro leva muita gente a desistir e desanimar de continuar publicando. Os dados estatísticos de um blog vão muito além do que a quantidade de visitas e o que mais conta é a sua capacidade de converter resultados.

 

O que é Conversão?

Aqui vamos entender "conversão" como a possibilidade de produzir um resultado esperado ou para o qual seu blog foi planejado. Por isso o primeiro artigo (Dia 1) dessa série de penitencias foi "Revendo os objetivos de seu blog". Um blog sem objetivos sempre vai ficar esperando milhares de visitas que nunca vão chegar.

 

Sem entender seus objetivos e sem se dedicar em estudar e pesquisar seu público alvo e seu nicho, não dá pra saber qual o potencial de visitas que o seu blog tem. Nem todos os temas e assuntos são de interesse de milhares de pessoas, o que faz variar o conceito de "muitas visitas".

 

grafico-barras-blog

 

Qual a quantidade boa de visitas para um blog?

Essa é uma pergunta impossível de responder e que sempre aparece alguém me perguntando: "Meu blog recebe XXX visitas por dia… isso é bom?" – NÃO SEI!!! Pode ser bom como pode ser ruim, depende se seu público.

 

Meu blog pessoal, o Lemos [ Idéias ], recebe em média 100 visitas/dia. Para o nicho dele (Opinião) e por eu não fazer praticamente nenhuma divulgação, esse é um número excelente e atende a minha expectativa, até porque procuro mesmo um público mais seleto. Mas sei que ele tem potencial para subir até umas 500 visitas/dia.

 

Isso eu descobri pesquisando, vendo outros blogs semelhantes e determinando meus objetivos. Para saber o que é mais importante para seu blog, como o seu público alvo se comporta, quais os artigos mais visitados e os temas mais procurados, bem como descobrir como as pessoas chegam até minhas páginas, é preciso fazer uso de serviços de rastreamento mais completos do que um simples contador de visitas para blogs.

 

  • Criar conta no Google Analytics = O Google Analytics é o mais completo e mais profissional. Tem uma rede completa de dados e rastreamentos para blogs e sites. Para seu blog durar muito tempo e produzir muitos resultados, você tem que usar isso.
  • Histats – Contador de visitas e Análises para seu Blog = Este é um serviço mais simples e objetivos. É um contador de visitas com um pouco mais de recursos e é bem útil para acompanhar visitas em tempo real.

 

Para aprofundar, recomendo que leia também:

.

4 Comentários

  1. Lemos a postagem e muito boa! E eu como blogueiro fico me perguntando bastante sobre isso até mesmo por que meu blog tem uma variação nos números de visitas (as vezes isso e frustrante) mais acredito que quando mais e mais visitas tive (diárias) e melhor!!!! Lembre-se que eu só uma das suas visitas diárias – kkkk – te a próxima postagem

    Responder

  2. Sou totalmente amadora. Montei um blog para contribuir com o ensino aprendizagem (ensino fundamental). Estou recebendo muitas visitas de professores da rede publica, no entanto, gostaria de saber a quantidade de pessoas que visitam o blog, acessam os artigos e faz dowload. Esses números devem ser contados mensalmente e anualmente. É possivel? preciso desta estatistica para uma tese.
    Tenho feito propaganda do meu blog em minhas palestras e materiais que produzo para o ensino.
    Por favor nme ajude.
    Elizete Arantes

    Responder

  3. @Prof. Elizete,
    Lendo com atenção texto acima, verá duas indicações de serviços bem completos para estatísticas de um site/blog.

    Responder

  4. Criei minha conta no Google Analytics, e apesar do meu blog não ter ainda um mês, já estou acompanhando detalhes importantes: taxa de rejeição, número de visitas diárias, tempo médio de usuários no blog e etc.

    Achei interessante saber que posso descobrir até mesmo em qual país meu blog foi acessado!^^

    Vou procurar ver as estatísticas mensalmente. Ver todos os dias é muito angustiante quando se percebe que os resultados ainda não são muito satisfatórios.

    Obrigado pelas dicas!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.