Disqus: Formulário de Comentários personalizado para Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O grande dilema de quem tem blog no Blogger é que o formulário de comentários padrão dos artigos é muito limitado e pobre de recursos e é inviável tentar qualquer tipo de personalização, já que o máximo que se consegue fazer é mudar cores e posição. No WordPress já é um pouco mais fácil, mesmo assim, para quem não entende muito de HTML pode ser um pesadelo. Então encontrei um serviço que vai ajudar você nisso e vai deixar o seu formulário mais atraente.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Não se trata de uma simples mudança no modelo, mas é a troca completa do formulário de comentários antigo de seu blog para um novo, mais moderno e prático e bem mais objetivo. Vou mostrar como instalar e usar tanto no Blogger quanto no WordPress.org.

Trata-se do Disqus – http://disqus.com/. É praticamente um serviço de administração de debates e comentários, onde se pode configurar respostas, as pessoas podem cadastrar um perfil e acompanharem as respostas que forem publicadas.Todos que deixam comentários em certos debates recebem atualizações e isso mantém o movimento. E com este serviço você pode até criar comunidades de debates sobre um determinado tema ou assunto, vai de sua criatividade e de sua capacidade de criar uma comunidade em torno de seu blog.

O uso mais objetivo é mesmo como formulário de comentários nos artigos do Blog.

Se você quiser ver funcionado e o resultado nos artigos do meu outro Blog: Lemos [ Idéias ]http://www.lemosideias.com/.

disqus-comentarios-blog

Como instalar em seu blog?

De forma bem simples e objetiva, basta entrar no link do site e fazer o seu cadastro. O site é em inglês mas é bem intuitivo. Para tanto, clique no botão “Get Started” como ilustra a imagem abaixo.

start-disqus-blog

E na página seguinte adicionar seus dados. Certifique-se de que digitou corretamente seu e-mail, pois é por ele que você receberá as notificações. Então na primeira página você vai criar uma conta, com seu e-mail um login e uma senha.

passo1-disqus

Clique no botão “Sign Up” e agora preencha os dados do seu blog onde será usado o novo formulário. Isso é importante ser específico, pois o código que será adicionado ao seu blog vai conter a URL de destino do blog onde será usado o formulário.

passo2-disqus

Clique em “Done”.

Agora é preciso muita atenção, pois para cada plataforma de blog tem um processo diferente de incorporação do código. Antes de clicar na sua plataforma, veja as instruções específicas que coloquei abaixo para cada caso, seja do WordPress ou do Blogger – cada um tem uma maneira distinta de fazer.

passo3-disqus

Para quem usa WordPress.

No caso do WordPress esse serviço só funciona se você usa host, ou seja, se seu blog está hospedado num servidor próprio. Para quem tem um blog no WordPress padrão esse modelo não se aplica. Leia mais sobre as diferenças no serviço do WordPress aqui:

Se você tem o WordPress completo, basta clicar no banner do WordPress e seguir as instruções para baixar e instalar o plugin. Bem objetivo e prático e começa a funcionar na mesma hora.

Para quem usa o Blogger – Blogspot.

Nesse caso você NÃO vai clicar no banner do Blogger, pois será preciso adicionar o código de uma outra maneira para aparecer apenas nos artigos desejados e fazer algumas mudanças no modelo do template.

Você vai clicar no link abaixo dos banners das plataformas, em que diz “Generic code” e na janela que abrir, selecione o primeiro código por inteiro e sem modificar nada nele, conforme a imagem.

passo4-disqus

Agora abra em outra janela o painel do Blogger, vá no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e marque “Expandir modelos de widgets” para poder ver o código-fonte completo de seu template.

Aí procure pela seguinte linha do código-fonte:

<b:include name='nextprev'/>

E imediatamente ACIMA dela cole o que vou mostrar aqui, exatamente como está:

<!-- Novo Comentario Inicio –>
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
Código “Generic Code” copiado da página do serviço……
</b:if>
<!-- Novo Comentario final -->

Onde está indicado de vermelho cole o código que você copiou, onde estava indicado “Generic Code”. Tudo isso será adicionado onde indiquei. Então salve o modelo.

Atualização: Ou procure por essa linha e cole o código imediatamente ABAIXO disso:

<div class='post-footer'>
Mas antes de ver o resultado em seu blog é preciso tirar o antigo formulário de comentários e para isso existem duas maneiras.

A primeira é ir no menu “Configurações” ~> “Comentários” e marcar a opção “Ocultar”. Isso não apaga os antigos comentários, mas tira o formulário padrão.

ocultar-comentarios-blogger

Ou você pode ir em cada um dos artigos já publicados e nos futuros e marcar a opção de que não terão comentários. Para detalhes de como fazer isso, leia:

Feito essas mudanças, vá ao seu blog e veja o resultado.

Artigos relacionados:

Fonte: Woork.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

45 Comentários

  1. Alguém do Blog Bordados de Mim, entrou em contato perguntando se esse formulário abre algum Pop-Up.

    Não. Se vc olhar no blog que citei como exemplo verá que o formulário de comentários está no final do artigo e não abre nenhum pop-up.

    Responder

  2. Olá Marcos.

    Fiz tudo como vc disse e acusou esse erro:

    "Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: The string "–" is not permitted within comments."

    Abraço

    Responder

  3. @Pedro Cabral,

    esse erro acontece quando se coloca o código em algum lugar errado.
    Se você seguiu o tutorial como deve, então esse erro não aconteceria. Certifique-se de que colocou o código no lugar indicado por mim.

    Adicionei uma outra opção de local para o código para que você tenha certeza de que fez a coisa certa.

    Responder

    • O meu só funcionou quando coloquei apenas o código universal do Disqus, sem aquele que você sugeriu que colocássemos entre ele.
      Ficava dando erro.

      Responder

  4. Ah muito temnpo venho testando o Disqus, e tentando achar um modo de exportar os comentários!

    Tenho ele em um outro Blog, caso queriam ver: Blog do ANdersonZ1

    São apenas testes, mas dá para ver que funciona muito bem!, e ainda pode ser customizado ao seu gosto!

    Bom, se que eu já estou migrando para o WP…


    AndersonZ1.

    Responder

  5. AH, e sobre o erro acima, dá primeira vez que instalei, deu muitos problemas, mas consegui, depois que o retirei para customizá-lo, tive que instalar manualmente! ¬¬


    AndersonZ1.

    Responder

  6. Marcos, sua dica são ótimas.
    Eu vou testar este formulário no PensandoBits (meu segundo blog).

    Mas tenho uma queixa a fazer: não sei se você prefere assim, mas sou leitor de seus feeds por e-mail e as fontes dos textos lá são muito pequenas. No ínicio, achei que era meu navegador, mas não é. Se você prefere mantê-las assim, tudo bem, mas infelizmente vou ter que cancelar, pois não posso vir sempre aqui em seu blog e só o leio pelos feeds.

    Óbvio que só estou dizendo isto porque, antes, você fez um post excelente sobre a importância dos feeds para nós, blogueiros.

    Abraços

    Responder

  7. @J. Neto,

    eu não sabia que a fonte fica pequena, vou providenciar a mudança, mas recomendo que assine o Feed por algum Reader que eh mais pratico.

    Mas obrigado pela dica!

    Responder

  8. @Robson Alves,

    Não… o e-mail é apenas para a pessoa receber as atualizações e respostas aos comentários caso ela queira.

    Responder

  9. HUuuumm.. legal esse formulário para os mais diversos tipos de blogs. O Blogger por exemplo é bem carente neste sentido. Não consegui fazer da maneira como esta sendo dita no post, mais fiz de outra maneira e estou usando ele.

    Responder

  10. Olá, boa noite!

    Achei ótimo o artigo, porém a dica só funcionou no item "Atualização", onde se coloca o código abaixo do "div class='post-footer'".

    Mas, o que percebi, é que a página principal do blog ficou mais devagar para carregar tudo, ou seja, só carregava o texto principal, e depois a coluna da direita. Acabei retirando o Disqus.

    Abraço,
    Iúri.

    Responder

  11. Tenho usado Disqus a algum tempo, gostaria de saber se tem algum jeito de fazer aquele widget mostrando quantos comentários foram feitos com ele? tipo um feed de comentários do Disqus? ate aonde procurei não o encontrei.

    Responder

  12. Olá Marcos,o tutorial é muito bom,acredito que a melhor forma é a automatica,fiz neste blog aqui e deu tudo certo,você faz o download do tema,o DisqUs upa e adiciona o codigo automaticamente(tentei fazer manualmente e não deu certo),depois você copia o novo código,vai em EDITAR HTML e cola lá no lugar do codigo que está lá,quanto a escolha das postagens que você quer que apareçam o novo sistema,é possivel escolher isto antes de adicionar o código.aahh quando for fazer referencia a mim faça como @digaong(meu perfil do twitter).Flws

    Responder

  13. Olá marcos já tem um bom tempo que você publicou esta postagem mais me deu uma duvida se eu colocar o disqus as tags do blogger iram funcionar tipo as de contar os numeros de comentarios?

    Responder

  14. @Matheus G.
    Não é garantido. Apesar da compatibilidade total dos dois serviços, não dá pra garantir que os contadores funcionem.

    Responder

  15. Marcos eu teste o Disqus e ele esta com novas funcionalidades algumas como:o disqus agora na instalação vc pode mandar o arquivo XML do template que ele faz a instalação automaticamente ai é so copiar o codigo do template e pronto.O disqus também acrescentou a opção de manter os comentários sincronizados com o do blogger ou seja as tags contadoras continuariam a funcionar. Também em uns dos comentários acima pedia um feed do dos comentarios no disqus eu encontrei os gadgets dos últimos comentários,Top comentadores e tambem dos segmentos populares encontrados em Tools> Extra widgets, simple não? agora estou gostando do Disqus, prefiro ele do que o do blogger que abre janelas, tem de recaregar a pagina etc…

    Responder

  16. Marcos, eu adaptei o Disqus no meu blog. Estava usando o IntenseDebate mas houveram reclamações com relação a quantidade de caracteres que o formulário comporta (há limitação dependendo do navegador que se usa). Contudo, na minha home deixaram de aparecer o link para os comentários (p. ex. “Deixe seu comentário” se 0 comentários). Usei sua maneira de instalação (via generic code) e até o momento é o único contra que encontrei em relação ao Disqus. Você sabe como resolver esse pequeno problema?

    Responder

    • Quando você cria a sua conta no serviço, é possível fazer algumas personalizações de cores e formatos.

      Responder

  17. É mais simples colocar via símbolo do blogger, pois fazendo como diz aqui no FB (grande blog diga-se de passagem), dá erro ao guardar as definições de html… ou sou eu que faço algo mal…
    P.S-Podes dizer-me qual o sistema de comentários que usas aqui no FB por favor?
    Desde já obrigado

    Responder

    • Revi os procedimentos e códigos para o Blogger e está tudo em ordem. Pode ser que na hora de adicionar os códigos você tenha copiado algo errado ou apagado/trocado alguma coisa de forma indevida, por isso deu erro.

      Responder

      • Obrigado por teres o trabalho de rever.
        Continuo a não conseguir, mas amanhã continuarei a tentar.
        Pois estou farto do sistema de comentários padrão do blogger.
        Mais uma vez obrigado.

        Responder

  18. Eu coloquei no meu e ficou show, só achei estranho o fato de não aparecer os botões para fazer login. Isso significa que, quando alguém foi fazer algum comentário ao adicionar o mesmo, aí sim aparece as opções que o usuário quer fazer login para fazer comentários.

    Alguém aí saber fazer os botões para fazer login?

    Responder

    • Sim. Acho que quando você criou sua conta no DISQUS, não tinha a opção chamada “Display login buttons with comment box”. Ative essa opção e escolha as formas de logins desejadas (Yahoo!, Facebook, Twitter e OpenID).
      Essa opção está na parte SETUP. Acesse em:
      .disqus.com/admin/setup/

      OBSERVAÇÃO:
      “Narcissus theme only” Esses botões só estarão disponíveis se não modificar o tema padrão.

      Responder

  19. Pingback: Adicione uma área de Comentários em seu Site com o Disqus Comments | Criar Sites

  20. Muito abrigado não queria sair do blogger de jeito nenhum pois não domino muito bem php e como o blogger tem seus defeitos um e esses de responder comentários consegui contornar mais um ponto no blogger. 🙂

    Responder

  21. Tentei das duas formas e o erro:

    Erro ao analisar XML, linha 1337, coluna 5: The string “–” is not permitted within comments. PERMANECE!!!

    Não sei mais o que fazer! Eu fiz e refiz umas 23823923 vezes!

    Responder

  22. Olá Marcos!

    Poxa, desde que eu comprei domínio próprio para meu blog estou tendo diversos probelmas no blog.

    Agora é com o sistema de comentários do disqus. Os comentários sumiram! Configurei para ele redirecionar os comentários para o novo blog. Isso funcionou por um tempo, mas agora sumiram de vez. Só apareceram os comentários feitos após a compra do domínio próprio.

    Já fiz o redirecionamento de novo e nada.
    Já fiz backup dos comentários, deletei o cadastro que eu tinha, fiz outro e importei os comentários e nada.
    Já instalei o IntenseDebate, mas depois descobri que não tinha como importar os comentários. Aí voltei para o disqus.

    O que mais posso fazer? Estou no desespero já, meus comentários estão zerados.

    Responder

  23. voce postou tambem um widget para contar comentários, postgens e etc.
    ele não funciona com o Disqus, tem outro codigo que exibe o total de comentários do Disqus com o mesmo widget?

    aguardo respostas.

    Responder

  24. Marcos, eu quero colocar no meu blogger um formulário de deixar os comentários igual a esse seu aqui. É possível? Você tem algum código dele? Muito obrigada desde já.
    🙂

    Responder

    • Katia,
      Esse formulário para comentários que estou usando é padrão de quem usa o WordPress.org e não basta copiar e colar o código. O Blogger precisa mesmo de sistemas como o Disqus para ficar parecido.

      Responder

  25. Oi! Gostaria de saber se existe alguma forma de exportar os comentários feitos pelo disqus para os comentários do próprio blogger, pois desejo voltar aos comentários do blogger e não usar mais diqus (que anda dando muito problema) e não gostaria de perder os comentários.. Existe esse possibilidade?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.