É o fim do Google Reader (leitor de Feed)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quando abri meu painel do Google Reader para ler as atualizações dos Feeds de sites e Blogs que sigo, deparei-me com o aviso inesperado de que este serviço será encerrado até o meio do ano. Já estou acostumado a ler tudo o que gosto e preciso diretamente no leitor de Feeds, mas a Google não tem dó nem piedade de certos serviços. Mais um será encerrado este ano.

Para quem precisa ler e verificar a atualização de centenas de sites e Blogs diariamente, os leitores de Feed são uma grande ajuda. O mais popular deles é o Reader da Google, justamente por ser vinculado aos serviços e conta única da Google, especialmente para quem tem Blogger, Gmail, Google+ e FeedBurner.

A equipe desenvolvedora do Reader, anunciou pelo aviso no painel de leitura e no Blog oficial o fechamento definitivo desse serviço até o dia 1 de Julho/13.

Fim do Google Reader

Eles deram duas razões para o fim do Google Reader. Uma que o serviço tem perdido usuários e a outra que a Google está focando desenvolver poucos produtos.

É claro que um leitor de Feeds não deva ser mais algo tão popular, especialmente com os mais variados Apps para aparelhos móvies e Tablets, além de Twitter e Facebook que já nos mantêm bem atualizados com o que rola de novo. Mesmo assim, para quem precisa encontrar boas fontes de informações, o Feed/RSS ainda é a solução mais eficiente para não perder nada relevante.

Quem não quiser perder os dados do Reader, pode usar o novo Googel Takeout para salvar suas listas, migrando para um novo leitor. Aproveito aqui para indicar uma alternativa simples de leitor de Feed para quem usa o Chrome como navegador.

Google Reader

Uma solução simples é instalar um aplicativo, o Feedly para Chrome. Este App tem opções para Android e iOS, para quem gosta de soluções móveis.

Usando o Feedly você já importa os conteúdos do Google Reader automaticamente. Depois é só acostumar-se com o novo leitor e sua estrutura um pouco diferente.

.

29 Comentários

  1. Também levei um susto quando abri o Reader hoje. Acabei de instalar esse novo leitor pra já ir acostumando… que pena, gostava tanto do Google Reader.

    Responder

  2. Lastimável. Não existe um que chegue à altura do G Reader. Mas, enfim, bem que o Google poderia colocá-lo como uma opção de visualização no G+, mas parece que isso não irá ocorrer (ao menos não desta forma).

    Quanto ao Feedly, pelo que entendi, ele usa API do Reader, sendo bem provável que ele venha a sofrer solução de continuidade também. Melhor investigar mais sobre isso, para que não se tenha dois trabalhos.

    Grande abraço.

    Responder

  3. O Feedly para Chrome é até utilizável, mas a versão para Android mostra muitas fotos e não consegui ver as noticias em lista, não descobri como desativar as fotos… isto gasta muito dos MB que tenho no plano da TIM…. por isso não gostei dele.

    Responder

  4. Me diz uma coisa Marcos, por gentileza me tire uma dúvida que está me preocupando muito, com essa notícia do encerramento do Google Reader, o feedburner vai acabar também, ou o feedburner vai continuar normalmente?

    Desde já te agradeço!!

    Responder

  5. Olá, Marcos. Também fiquei pensando nessa questão da API. Ainda estou pesquisando outros leitores de feeds. Vi vários e é tudo decepcionante. O Feedly parece bonzinho, mas a busca deixa muito a desejar em relação ao Google Reader. Não há resultados com a palavra-chave no corpo dos artigos pesquisados. Esta era a ferrramenta que eu mais utilizava no leitor.

    Responder

  6. Pingback: Alternativa ao Google Reader: Leitor de Feed The Old Reader

  7. Pingback: Seu Blog vai perder todos os seu Leitores de Feed

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.