Entendendo o WordPress e seu serviço diferenciado

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wordpress_icons O WordPress é um serviço de blog muito completo e amplo, que pode atender a várias demandas e públicos, com todos os níveis de conhecimento em internet. Por isso é fundamental saber em qual perfil de usuário você se encaixa antes de começar a usar os serviços do WordPress para não passar apuros desnecessários e não perder tempo. Montar um blog pode ser uma tarefa complicada e a parte fácil tem que ser o serviço de blogagem (acho que inventei essa palavra agora) que você escolher. Então, veja como usar o WordPress.

Este é um artigo introdutório, fundamental para se começar a usar o WordPress – entenda o serviço para saber escolher.

A primeira coisa a saber é reconhecer qual o seu nível, qual tipo de usuário de internet você é e quais os seus objetivos com o blog que quer criar. O WordPress pode atender todo e qualquer tipo de demanda e reponde a todo tipo de necessidade e exigência que se possa querer para um blog ou site. Desde grandes empresas e governos até usuários domésticos querendo compartilhar receitas de bolo, todos podem usar o WordPress e sua plataforma para publicar todo tipo de coisa – vídeos, podcasts, arquivos e textos – seja o que for o WordPress é muito mais que um serviço de Weblog.

Sites principais do WordPress: http://pt-br.wordpress.com/ ou http://pt.wordpress.org/

Isso mesmo, o WordPress tem dois sites e esse é o motivo deste artigo ter dividido os tipos de usuários em dois grupos, pois cada um enquadra-se num tipo de serviço oferecido, nesta ordem.

Para iniciantes e usuários médios.

http://pt-br.wordpress.com/

Você pode criar uma conta no WordPress de forma rápida, simples e direta para publicar um blog. Faça-se isso em poucos minutos, pronto para receber seus primeiros artigos e conteúdo, tudo de forma gratuita e sem grandes complicações. Para aqueles que têm um conhecimento limitado sobre programação em HTML e outras linguagens para internet.

Se você quer criar um blog mais voltado para ser um passa-tempo ou um complemento de suas atividades, uma forma de divulgar seu trabalho, sem um objetivo muito profissional e não quer gastar nenhum dinheiro (ou gastar pouco) com isso, a melhor coisa a se fazer é criar uma conta padrão e usar os serviços nativos.

A vantagem de uma conta padrão no WordPress é o fato de se poder evitar os gastos com hospedagem e compra de domínio. Você podem aprofundar sobre sua atuação na internet sem precisar muito comprometimento e ainda assim, registrar um domínio como uma forma barata de mostrar mais seriedade no que está fazendo.

O custo do registro de um domínio é baixo, variando entre R$5,00 e R$35,00 dependendo de onde você contratar o serviço. E se mais tarde perceber um potencial maior, basta migrar para os serviços mais avançados que são oferecidos. Você terá tempo para aprender e avaliar.

Já tratei disso aqui: Blogar é uma tarefa complicada e que requer paciência, com muita dedicação e o retorno é só a longo prazo. Se quiser entender como isso funciona e saber mais como é o mundo da blogosfera em que deseja entrar, recomendo que leia com muita atenção:

Por isso não basta querer ser um blog grande e de sucesso, pois isso não acontece da noite para o dia. Primeiro é preciso aprender a usar o seu serviço de blog de forma satisfatória, pois é a sua ferramentas de trabalho. Bem como é muito importante criar conteúdo de qualidade e relevante para seu nicho escolhido, seu público alvo – tudo isso leva tempo.

wordpress-janela

Profissionais, Empresas e usuários avançados.

http://pt.wordpress.org/

Já para aqueles que precisam de uma plataforma completa para criar e publicar de forma eficiente e séria, o WordPress é o lugar certo. Nesse caso a criação da conta no serviço passa necessariamente pela contratação de hospedagem (Host), o registro de um domínio e até a compra de um layout personalizado e, se você não tem conhecimentos de HTML (não é um usuário avançado) ou é uma empresa, por exemplo, pode até ter que contratar um Web Designer para cuidar de seu site/blog.

O WordPress vai além de uma plataforma para blogs. Existem muitas empresas e até governos que usam desse serviço para manter seus sites corporativos, prestarem serviços e até lojas de vendas on-line montam sua estrutura com o WordPress.

Nesse caso é preciso, como já disse, disponibilidade para gastos iniciais e alguns gastos fixos mensais, o que varia muito. É preciso saber quanto se está disposto a gastar e reconhecer que nem sempre se tem o retorno desse “investimento” se se tem objetivos de ganhos pela internet.

Para esse tipo de serviço do WordPress, o cadastro é feito de outra forma e será preciso saber usar programas de FTP e entender um pouco mais do funcionamento de alguns serviços. Nada impossível de aprender, mas que tomará mais tempo e exigirá mais dedicação e objetivos bem claros, um projeto bem definido.

Sei que classifiquei o uso do WordPress de forma um tanto quanto limitada, dividindo em apenas dois grupos de tipos de usuários. Mesmo assim já é possível entender como é este serviço. Recomendo que faça testes, criando um blog temporário para ver e usar o WordPress, tentando aprender o máximo dos recursos disponíveis e só depois, só depois definir o que deseja fazer.

Acompanhe as atualizações diárias do [ Ferramentas Blog ] assinando nosso Feed gratuitamente para saber cada vez mais sobre o WordPress, o Blogger (outra plataforma de Blogs) e o mundo da Blogosfera. Este é apenas o primeiro artigo sobre o WordPress de muitos que virão e que vai ajudar você a ter um blog de qualidade.

.

17 Comentários

  1. @Helen Fernanda,

    Isso é verdade!
    Para quem está começando é o melhor caminho, já que aprender a usar o WordPress leva tempo.
    Quem quer usar o WordPress com eficiência terá que ter determinação e tempo.

    Responder

  2. O gasto anual com registro de domínio é baixo, se alguém acha que seu blog tem potencial, vale a pena. De qualquer forma, o custo mensal de hospedagem é baixo.

    O WordPress gratuito é bem fraco. Você tem que pagar para mudar o CSS! O Blogger é de graça e as possibilidades de customização são grandes.

    Eu uso o Blogger para blogs pessoais, só para convidados, e o WordPress para o meu blog profissional (ainda em gestação).

    Responder

    • Leila, tenho um blog no blogger e estou na dúvida se migro para o WordPress. Quero começar a colocar anúncios de parceiros para ver se começo a monetarização o blog. O que você sugere? É melhor eu fazer o registro do domínio?

      Responder

  3. Oi! boa Tarde. Sou novo no ramo de blog e estou com um blog na ar o "enfermagem em foco"sei que tenho muito ainda a aprender e a crescer e para isso tenho lido muito e as minha dificuldades são muitas também. A minha vontade e interresse não é em promeiro lugar gtanhar dinheiro e sim fazer o meu blog ficar conhecido e divulgar com qualidade a minha profissão. Quero muito ter um blog mais profissional e gostaria de saber se o wordPress pode ser melhor do que o bloguer nesse sentido. Gostaria de uma ajuda nesse sentido.
    Agradeço desde já…

    Alessandro Barros

    Responder

  4. @Alessandro (Enfermagem),

    Você terá que avaliar e saber qual o seu nível de conhecimento.
    Normalmente o Blogger é mais fácil de usar e aprender e é possível ter blogs muito profissionais. Eu mesmo uso o Blogger.

    Para ter um blog de um nível mais alto será preciso aprender muito para usar o WordPress e levará mais tempo.

    Responder

  5. @Marcos Lemos, WordPress (o profissional) é muito mais fácil que o Blogger e não exige tanta dedicação e tempo assim.

    Mas minha opinião é viciada, porque às vezes eu tenho que trabalhar com Joomla e perto dele WordPress é mesmo mamão com mel.

    Responder

  6. Eu uso o blogger a uns 2 anos, e sempre me perguntei qual dessas plataforma se indexa melhor no google, blogger ou WP? Ou são a mesma coisa? quais delas tem mais facilidade em ter muitas visitas, lhe pergunto isso pq vejo tantos blog da WP ai com muitíssimas visitas.Eu uso o blogger e queria uma dica vale a pena eu tranferir para o WP sera que minhas visitas aumentarão, sei que é muita pergunta mas uso o blogger ha esse tempo e nunca cheguei nem em 500 visitas. Vlw ai gostei muito do seu blog, ja add no favoritos.XD. Sucesso!!!

    Responder

  7. Pingback: 5 Temas para Wordpress – Themes | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Migrando Blog do Live Spaces para o WordPress.com | [ Ferramentas Blog ]

    • @Rodrigo,
      Não… cada um tem a sua conta independente. Você até pode usar o mesmo email para se cadastrar, mas são praticamente serviços diferentes.

      Responder

  9. usava o blogger, então mudei logo para o wordpress, gostei muito, a não ser pelos widgets que coloco, as vezes ele corta os widgets e dá erro, mas fora isso tá ok.

    Responder

  10. Muitos blogueiros famosos só migraram pra o WP.org depois de já terem uma certa ”fama” com o blog em um tipo de publicador menos profissional como o WP.com ou o blogger.
    Acho melhor assim. Como gasta um certo dinheiro para mante-lo, é preciso ter certeza se todo o gasto e trabalho irá valer a pena. Principalmente para mim que mantenho um blog de fama moderada na internet (que é do blogger). Caso meu blog cresça, eu migro 🙂

    Responder

  11. Pingback: Como Escolher ou Trocar ou Corrigir a URL do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.