Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Uma das coisas mais importantes para um blog é a qualidade de seu conteúdo. Claro que boa parte do que está em um blog são textos, palavras chave e títulos. Mas poucos blogueiros percebem que a baixa qualidade de seus textos, erros gramaticais e erros de escrita podem afetar a sua indexação no Google. Não é um algoritmo específico, mas é parte importante da análise da experiência do usuário.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] sabe da minha insistência no uso correto da língua como fator determinante da qualidade de um blog. Mas o que poucos sabem é que isso pode afetar sua posição nos resultados do Google.

Ouvindo o vídeo que segue abaixo, com o Matt Cutts da Google, ele vem falar sobre se erros de escrita ou gramaticais podem afetar a boa indexação nos resultados orgânicos. A verdade é que isso não afeta diretamente, mas influencia na experiência do usuário e na usabilidade da página. Estes dois fatores são muito importantes para o Google, especialmente depois do Panda.

Por isso volta a insistir nesse tema sobre escrever e escrever com qualidade. O Google procura por palavras chave, conjuntos de palavras e estruturas textuais para montar a base de seu índice. Também observa o comportamento dos visitantes em cada link clicado para avaliar a qualidade da visita e experiência da pessoa. Se o seu blog tem um português pobre, tudo o que citei acima será prejudicado.

O vídeo está em inglês, mas basicamente trata sobre como, indiretamente, sua posição no Google poderá ser afetada pela baixa qualidade textual. Pequenos erros ocasionais são comuns, mas essa não pode ser uma constante em seu blog.

9 Comentários

  1. Concordo, porém, já percebestes que algumas tags inseridas em posts wordpress tem que ser inseridas erradas? Pois os visitantes pesquisam ela no Google da maneira errada.

    Por exemplo:

    Tags: promoçao 2011, promoção 2011 premios, promoçoes 2011, promoçoes 2011 abril, promoçoes 2011 agosto, promoçoes 2011 dezembro, promoçoes 2011 fevereiro, promoçoes 2011 gratis, promoçoes 2011 janeiro, promoçoes 2011 julho, promoçoes 2011 junho, promoçoes 2011 maio, promoçoes 2011 março, promoçoes 2011 na internet, promoçoes 2011 novembro, promoçoes 2011 outubro, promoçoes 2011.

    O povo costumar pesquisar sem acentos, ai faz a gente mesmo a escrever pro usuário. Pelo menos nas tags.

    Responder

  2. Sem dúvida, erros de português podem e devem ser penalizados. Assim, fazemos com que o Brasil entre outros países tornem-se países educados e sem mas ” idiotas ” que falam como se fossem loucos:

    ” manolo o negoco éh froda! ”

    Responder

  3. Português não é fácil não. Fica complicado para muitos abrirem um blog e se depararem com a realidade de que um público quer compreender o conteúdo. Portanto, não basta apenas escrever correto, você deve também ser coerente e se fazer compreender.

    Responder

  4. Pingback: Técnicas de SEO são perigosas para o seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  5. Olá Marcos,

    Já tinha ouvido falar nisso, mas tenho muita dúvida com relação aos erros de português presentes na seção de comentários. Já li em alguns blogs que se os leitores em um determinado nicho escrevem muito mal, é melhor fechar os comentários ou corrigir o português dos já existentes para evitar penalidades, mas aí vejo sites figurando entre os primeiros colocados para palavras chave competitivas com erros grosseiros nos comentários.

    Meu site foi severamente afetado pela última atualização do Google (penguin), caiu da 5º para 159º, o que me cheira penalidade.

    Não tenho nem tempo de fazer link building ou de super otimizar meus posts, então já risquei isso da lista de “hipóteses”. A única coisa que não me sai da cabeça é essa questão dos comentários. Alguns posts tem mais de 500 comentários (impossível de corrigir manualmente) e praticamente todos estão em português horrível! Meus leitores parecem que nem frequentaram a escola primária! Isso sem contar nos inúmeros comentários com all caps, sem pontuação e até linguagem de baixo escalão.

    O problema é que eu recebo uma quantidade enorme de tráfego vinda de do conteúdo desses comentários, então fico sem saber se é melhor retirá-los do site e fechar para novos comentários ou se a penalidade pode ter ocorrido por outro motivo…

    O que você acha?

    Responder

    • Carol,

      O Penguin penalizou sites e blogs com suspeita de SPAM e outras questões semelhantes. Os erros de escrita não causam penalização nenhuma, apenas podem afetar do ponto de vista da indexação para conjuntos de palavras chave e para determinar a qualidade de um conteúdo.
      Nesse caso não há perda de posições tão severas quanto as que você relatou. Não há punição. Além disso, os comentários não são levados em conta nisso. O Google diferencia o conteúdo do Blog dos comentários.

      Se você perdeu posições, pode analisar seu blog bem, pois há outros problemas.

      Responder

  6. Pingback: Matando seu Blog com 7 erros de português - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.