Escrevendo artigos eficientes e gerar mais visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

teclado Depois de começar a ser bem indexado nos mecanismos de busca ou seja, seu conteúdo começar a aparecer bem posicionado para alguns tipos de palavras-chave e alguns resultados para certos temas, é bom começar a pensar como escrever de forma mais eficiente o seu conteúdo e, com isso ganhar mais visitas e ser indexado mais rápido.

 

Não existe uma fórmula exata que garanta que seus artigos serão sempre bem posicionados nas buscas para as palavras-chave que você escolher. São centenas os fatores que determinam a posição de um artigo na lista de resultados orgânicos. Também é bom que fique claro: nenhuma técnica de SEO é 100% garantida de ter um resultado positivo, mesmo que somada a outras tantas.

 

No artigo anterior a esse – Redes Sociais e mais visitas – onde tratamos da importância de divulgar seus artigos e conteúdo nas Redes Sociais para gerar mais visitas para seu blog no início, deixamos claro a importância de escrever um conteúdo de qualidade e que seja relevante para os seus visitantes.

De nada adianta receber muitas visitas se aqueles que chegam em seu blog não gostam do que encontram ou nem mesmo encontram o que precisavam de fato. Eles nunca mais voltam e você ficará sempre iludido com números irreais. Por isso é tão importante saber usar as ferramentas de análises de visitas, como o Google Analytics. – Leia aqui sobre:

Esta dica para blog é muito importante para que você saiba mais sobre o comportamento de seus visitantes e possa determinar quais os conteúdos são mais visitados, quais as palavras-chave mais relevantes e o tempo de permanência de seus visitantes em seu blog.

 

Como escrever artigos relevantes?

Você já escreve corriqueiramente em seu blog. Já publica com constância e seu blog já está atraindo boas visitas e seus leitores consideram seu conteúdo relevante. Então, agora é preciso dar um passo à frente e escrever de forma que os mecanismos de busca possam entender essa relevância de forma mais rápida e eficiente e que atraia mais visitas vindas dos resultados orgânicos.



headlines O título dos artigos.

Esse é o ponto mais importante de seus artigos: o título. É por isso que esta será a última coisa que você vai pensar. Você sabe o que quer escrever e o conteúdo do artigo que quer, mas o título só virá depois que tudo estiver pronto. Aprendemos isso das aulas de redação do tempo de escola. Isso se deve ao fato de que o título deve conter a idéia geral do texto e remeter o leitor ao conteúdo objetivamente.

Ao ler o seu título, o leitor deverá sentir-se atraído para o conteúdo e, ao terminar de ler, deverá sentir que encontrou o que estava anunciado.

 

Outra coisa importante: o título de seu artigo é o endereço, a URL da página em que ele o artigo está contido. Veja o exemplo:

 

Google PageRank – classificação dos sites

https://ferramentasblog.com/2008/10/google-pagerank-classificao-dos-sites.html

 

Perceba que o título é exatamente o endereço da página. O Blogger faz isso automaticamente e não temos controle absoluto sobre a forma como são criadas as URLs de nossas páginas. Mas se sabemos que o editor de textos do Blogger vai gerar um endereço baseado no título do meu artigo, então posso escrever um título que seja compatível com a URL que será criada.

O Título e a URL da página são as primeiras coisas que os robôs das buscas analisam ao encontrar um conteúdo a ser indexado. E, se as palavras digitadas por um usuário no Google forem correspondentes logo de cara ao título e à URL, terá boa chance desse artigo aparecer bem classificado nos resultados.

 

Recomendamos que leia:

 

As Palavras-Chave dentro dos artigos.

Outro passo fundamental é que as palavras-chave mais importantes para aquele conteúdo se repitam, sem exageros, ao longo do texto. Uma fórmula eficiente para determinar se uma certa palavra foi escrita na quantidade certa é você mesmo reler o artigo e ver se não há repetições que atrapalham a leitura ou tornem o texto ruim ou pobre. Vale pedir alguém que leia por você também e dizer o que achou.

 

google-suggestion Em termos numéricos fala-se de tudo na internet. Chega-se a dizer que a quantidade de repetições não pode ser superior a 15% e inferior a 2%. Cada um tem uma solução mais certa que outra e tem seus argumentos.

A minha lógica é mais simples – ao menos pra mim. Escrevo o texto todo e vejo quais palavras devo dar mais destaque e que têm mais a ver com o conteúdo.

Os robôs percorrem os textos para encontrarem tais palavras e determinar se elas condizem, se têm ligação com as outras palavras do conteúdo e de outros artigos do blog/site e isso determinará se aquele artigo é relevante para aparecer nos resultados para certas palavras.

 

Recomendamos que leia:

 

O mais importante é sempre o leitor.

Mas, para terminar esse artigo, quero lembrar: escreva pensando nas pessoas e não nos robôs. Não são as máquinas que fazem valer o nosso trabalho, nem são elas que deixam comentários ou interagem conosco. Quando escrever um artigo para o seu blog, pense se as pessoas vão gostar e se vão ter suas questões respondidas ou se ficarão satisfeitas.

 

Mais ainda, queria que as pessoas gostem de seu conteúdo e percorram outros artigos, passando mais tempo dentro de seu blog, lendo mais e mais. Não escreva pensando apenas em um único conteúdo, mas na soma de todo o seu trabalho.

Das coisas que mais me deixam satisfeito é receber comentários onde as pessoas relatam terem passado muito tempo em meu blog e que o visitam diariamente para ler mais e aprender mais. Isso mostra que o [ Ferramentas Blog ] não só atrai muitas visitas, mas fideliza seus visitantes.

.

21 Comentários

  1. Belo conteúdo! como voce comentou ali, eu sou um fidelizado =D!

    Eu tinha um blog que em dois meses cresceu muito, 7.500 visitas, entre 300 visitas por dia, mas excluí ele, estava tomando muito o meu tempo… hehehe
    Belo trabalho o seu, continue com a qualidade dos conteúdos!

    Responder

  2. Muito bom mesmo seu texto, aos poucos busca aqui e em outras fontes artigos que me ajude a blogar melhor, estou vendo os resultados todos dos dias nas minhas estatísticas, muito bom, recomendo e seu blog é um dos que lei tdos os dias, parabéns
    Douglas Costa

    Responder

  3. Há! Muito bom artigo, realmente esclarecedor e de grande valia. O fim então, sem comentário…

    De fato vamos escrever pensando nas pessoas e não nos robôs. Parabéns cara, suas dicas são dez…

    Um dia serei que nem você…Hehe, abraços.

    Responder

  4. Marcos, foi um dos primeiros artigos que eu vi que se entereçou em garantir as vistitas de um blog, em vez de chamar as visitas!!!
    Cada vez mais você está conseguindo se superar…
    Parabéns!!!

    Responder

  5. Paulo,

    gosto de ter o meus leitores fidelizados. É assim que posso medir o grau de qualidade de meus textos, pois aqueles que visitam e leem sempre você reclamar se o meu serviço começar a ficar ruim.

    Obrigado!

    Responder

  6. Oi,
    Só posso dizer que: Se o Ferramentas Blog não existisse, não sei o que seria de meu blog.
    Como sempre lemótimasidéias
    Valeu!

    Responder

  7. Ótimo post, muito esclarecedor.
    Ainda estou tentando achar o caminho certo.
    Como não posso ensinar técnicas e coisas ligadas à Blogosfera em meu blog, pois não tenho tanto conhecimento assim, espero fidelizar meus leitores pela forma que escrevo.
    Espero que dê certo.

    Um abraço…

    Responder

  8. Eu gostei muito mesmo do teu blog, tanto que o adicionei na lista de favoritos. Sempre páro aqui pra ler, e aprender mais, e tentar melhorar aos pouquinhos o meu blog.

    Parabéns!

    Responder

  9. Um título eficiente realmente é o principio de tudo, mas como vc mesmo explica, o conteúdo deve ser bom, senão seu blog será apenas uma passagem na web e não uma sala de estar….
    abcs e parabéns pelo blog

    Responder

  10. Parabéns amigo,aprendi mais com você hoje aqui(já estou a pelo 2 horas lendo seus artigos)do que em anos fazendo pesquisas sobre blogs. Você é muito profissional,objetivo,direto.Adorei e já indiquei seu trabalho para vários amigos.
    Parabéns!

    Responder

  11. OLha amigo sua matéria foi muito boa. Gostei de saber que a forma com que escrevemos pode fidelizar o leitor. Também quanto ao título das matérias. Você foi muito pertinente nesse sentido, obrigado!

    Responder

  12. Olá, cada vez mais fico impressionada com seus textos, são de extrema relevância para quem quer levar um blog a sério, manter-lo atualizado e rentável, eu estou impressionadíssima,parabéns.
    Um grande abraço
    Fé e paz

    Responder

  13. Ótima materia, abordou o assunto com clareza e objetividade. Tive o prazer de conhecer seu blog hoje e sem sombra de dúvida acabou de fidelizar um leitor.

    Responder

  14. Pingback: Tutoriais e Dicas – criar Blog [ Intermediários ] | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Importância do uso de Feeds para seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: As partes mais importantes de um post para o conteúdo do seu Blog se destacar | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pingback: Por que seu Blog não aparece nos resultados do Google? | [ Ferramentas Blog ]

  19. Sou um cara da geração X que decidiu entrar de vez nessa nova era de comunicações, e pretendo usar todas as ferramentas disponíveis para alavancar meus projetos. Escrevo aqui agradecendo pelas inúmeras dicas e textos bem elaborados e didáticos, que estão permitindo um rápido progresso no meu trabalho. Estou há horas sem conseguir sair daqui, e tentando aplicar o aprendizado no meu blog e, futuramente, no site. Pop´s abraços, continue com esse trabalho e essa linguagem.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.