Escrever artigos sensacionalistas no Blog faz mais sucesso

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não estou dizendo nenhuma novidade, mas é bom parar para pensar essa prática para o seu blog como forma de atrair mais visitas de curiosos, motivar debates e até fidelizar melhor o seu público. De toda forma é preciso ter muito cuidado também para usar esse tipo de método de produção de conteúdo para não causar descrédito para o seu Blog e não acabar virando algo negativo para sua imagem.

É muito comum vermos esse tipo de atitude, a produção de conteúdo sensacionalista na imprensa escreta (jornais e revistas) como uma forma de vender mais. O tabloides ingleses são os maiores representantes desse modelo, ao mesmo tempo que serve de exemplo para o que não devemos fazer.

Quando queremos atrair a atenção dos nossos leitores na internet, o título do artigo (headline) é a primeira forma. Um título bem escrito pode gerar mais cliques e até multiplicar os RTs e curtidas nas redes sociais. E também é comum que todo o “exagero” fique apenas no título mesmo, onde o conteúdo é bem sério e sóbrio.

Chamar atenção a todo custo?

O objetivo do sensacionalismo é mesmo chamar a atenção, provocar a curiosidade atraindo mais leitores, mais cliques para tornar aquele conteúdo um “viral”. Melhor ainda se forma para dar destaque para alguma questão importante e que as pessoas não ignorem algo muito relevante que, com outro título, não seria lido.

Fiz isso com um artigo meu aqui do Blog para chamar a atenção das pessoas para a importância do uso correto da língua nos blogs em geral:

Poderia simplesmente chamar de “O uso da normal culta da língua na Blogosfera”, mas acho que pouco gente leria e não teria provocado mais de 90 comentários sobre o assunto.

Outro clássico é o que ensino como plagiar outros blogs, dando a entender que vou tratar de plágio como algo legal e certo. Com um título tão “agressivo” e uma estrutura de texto provocativa, sempre gera muitos cliques, comentários e opiniões divergentes.

Não é possível fazer isso sempre, em todos os artigos que vamos publicar. Existem assuntos que sempre vão exigir títulos sérios e que digam realmente do que trata o conteúdo. Também não podemos esquecer das questões de SEO e do Google, pois é importante que seu conteúdo tenha um título coerente com o conteúdo para aparecer bem posicionado no Google.

Se o seu caso não é um blog de humor, então vai querer ser levado a sério sempre. Se exagerar nessa prática, as pessoas vão começar a desconfiar de que você faz isso só para chamar a atenção e o efeito “surpresa” e “inusitado” vai acabar se perdendo.

Alvo: Redes Sociais

Pode ser interessante ter como alvo desse tipo de texto as redes sociais, onde a velocidade da troca de informações faz perder um link em meio a milhares de outras coisas. Além disso, é possível quem em seu Blog o artigo tenha um título “comportado” e, na hora de enviar o link para o Twitter, por exemplo, você troque o título para algo mais chamativo e inusitado.

O Facebook favorece muito o uso do sensacionalismo por permitir que divulguemos texto, links e imagens ao mesmo tempo. As imagens no Facebook têm um grande poder de conversão quando são bem usadas. Todos conhecemos centenas de exemplos de coisas que compartilhamos e curtimos só por uma imagem bem bolada e criativa, clicamos em links que vêem junto à informação e comentamos aquilo.

Fiz isso com uma imagem para divulgar o Blog e o resultado foi surpreendente:

Mais de 170 curtidas, 29 comentários e 325 compartilhamentos, tendo um alcance de quase 9.000 pessoas. A imagem nem tem nada de mais, apenas dizeres fortes sobre um assunto que afeta praticamente qualquer blogueiro sério.

Os limites para esse uso de sensacionalismo vão depender de cada um e de cada nicho de Blog. Pode não ser uma prática comum para todos, mas seus resultados são ótimos quando bem usados. Pode até desagradar algumas pessoas, mas no geral, boa parte entende o que foi feito e como foi feito.

.

9 Comentários

  1. Perfeito. Eu como ilustrador lido muito principalmente com a questão da cópia de imagens do blog. Geralmente quem copia é bem preguiçoso para produzir seu próprio conteúdo mas não tem preguiça de remover a assinatura e o endereço do blog. Situação triste.

    Sobre os títulos chamativos estou tentando usar em redes sociais e um pouco no blog pois ele é de humor e às vezes aborda assuntos polêmicos.

    Responder

  2. Parabéns pelo artigo Marcos Lemos, os artigos sensacionalistas usados com moderação realmente trazem boas visitas. Aproveitando a deixa, parabéns pelos artigos citados, eu já os li e como sempre trazem conhecimento.
    Até logo.

    Responder

  3. Concordo com vários pontos, principalmente este

    “De toda forma é preciso ter muito cuidado também para usar esse tipo de método de produção de conteúdo para não causar descrédito para o seu Blog e não acabar virando algo negativo para sua imagem”

    Tenho muito cuidado ao escrever este tipo de artigo, tendo feito apenas algumas poucas vezes. Entre elas, escrevi um título cujo conteúdo era extremamente sensacionalista de forma que sempre esta entre os mais acessados do blog.

    Acontece que a taxa de rejeição tmb é bastante alta, pois muitos leitores se sentem enganados, mesmo que o conteúdo seja compatível com o título.

    Responder

  4. Marcos, boa noite!
    Gostei muito do seu artigo! Realmente, o título chama muito a atenção.

    Geralmente quando algo me interessa, é simplesmente pelo tílulo que vou até ele!

    Como sempre, seus pósters são extremamente importantes para os blogueiros que querem aprender mais!

    Abraços e muito sucesso!

    Responder

  5. Olá pessoal, é fato que imagens e textos estão a disposição para ser copiadas, mas o que poucos sabem é que isso conta aara mecanismos de buscas. A preguiça é tanta na hora de escrever que o colar copiar se torna frenético. Quanto a imagens, pensei nisso e me inscrevi num curso para webmaster e webdesigner, o que me dá propriedades para criar minhas imagens, então em breve o blog será completamente personalizado, exige trabalho mas vale a pena. Quanto ao sensacionalismo, é possível usá-lo para positivar o blog, porr exemplo, o internauta entra achando que é uma fofoca e sai de lá com conteúdo positivo e inteligente, ou seja, mais aprendizado.

    Grande abraço. Sucesso no Clube.

    Francisco Vargas

    Responder

  6. Pingback: O [ Ferramentas Blog ] chegou ao fim (?) - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: 7 lições que o BBB pode ensinar ao seu Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Compramos o Dicas Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.