Ferramentas para Webmasters e Sitemap

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muito se fala de indexação nos mecanismos de busca, mas é importante usar as ferramentas certas para seu blog ser bem encontrado pelo Google. Uma dessas formas é o Ferramentas para Webmaster onde se adiciona o tão importante Sitemap de seu conteúdo. Quer ter seu blog encontrado e seu conteúdo indexado nas buscas, então aprenda a usar essa super dica para blog.

ERRATA: Já há uma NOVA versão desse serviço e recomendo que leia o novo tutorial do passo a passo: Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger.

Já tratamos aqui sobre indexação no Google em alguns artigos interessantes:

 

Agora veremos com fazer uso de um serviço avançado da Google: o Ferramentas para Webmastershttp://www.google.com/webmasters/tools/.

Para usar isso, basta ter uma conta do Google, a mesma que você usa no Blogger para criar seu blog. Ao entrar com seu login e senha, você será direcionado para uma janela onde deverá adicionar o endereço de seu blog, conforme a figura abaixo, e clique em “Adicionar site”:

webmaster02

Verificando o site.

Ao adicionar seu endereço, o próximo passo é verificar seu blog para que o mecanismo possa rastrear você e ter certeza de que você é o administrador dele. Agora você está no primeiro menu “Visão geral”.

Na janela de alerta que apareceu, clique no link “Verificar seu site”.

webmaster03

Aparecerá uma jenala onde mostrará que o status de verificação está definido como “Não confirmado” e abaixo um local para escolher a forma de verificação. Escolha a opção “Incluir meta tag” e aparecerá um código para ser colado no código-fonte do seu blog.

webmaster04

Copie esse código sem modificar nada e vá até o painel do Blogger, abrindo uma outra janela do navegador, para não fechar a janela onde você está configurando o Ferramentas para Webmasters. No painel do Blogger, vá em “Layout” ~> “Editar HTML” e procure pela linha do código “<body>”. ANTES disso cole a meta tag de verificação. Salve as modificações e volte para a janela do Webmasters para clicar em “Verificar”.

Adicionar Sitemap

De todo o trabalho até agora, o mais importante é adicionar um Sitemap para que o Google possa ter acesso a todos os links de conteúdo do seu blog. O sitemap é, como o nome indica, um mapa do conteúdo de seu blog. Assim, o Google poderá classificar seus links mais rapidamente e você mostra para ele a velocidade de atualizações que tem e isso agilizará a sua indexação.

Há dois casos para adicionar um sitemap corretamente do seu blog: 1) se você não está cadastrado em nenhum serviço de administração de Feed; 2) se você usa algum serviço de Feed (como o FeedBurner). Para cada caso existe um tipo de sitemap. Vejamos:

1) Sem serviço de Feed.

Clique no menu Sitemap e na parte que abrir, terá um local pra você digitar o endereço do seu sitemap padrão do Blogger. Digite:

atom.xml

E clique em “Enviar sitemap”. Pode levar até 48 horas para que os dados comecem a aparecer.

2) Com serviço de Feed.

Se o seu blog usa algum outro endereço de Feed que não seja o padrão do Blogger, sendo redirecionado para um administrador como o FeedBurner, então é preciso indicar isso no endereço que é adicionado. Ao invés de digitar apenas “atom.xml” será preciso determinar a quantidade de links que serão adicionados por mapa (o limite recomendado é de 100). Então adicione a seguinte linha:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

Aí está indicado que é um redirecionamento e o primeiro número, em azul, representa onde começa a contagem; já o segundo, é a quantidade de links a serem adicionados para esse mapa.

Se seu blog tem mais de 100 artigos publicados, então basta adicionar um segundo sitemap (pode ter quantos sitemaps forem necessários para o seu blog) e mudar os números da seguinte maneira:

atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100

Assim, a contagem, conforme o primeiro número, começará onde o primeiro sitemap parou e terá também mais 100 links. Se precisar de um terceiro, basta aumentar o número indicado em azul para “201” e/ou “301” e assim por diante.

A indexação dos sitemaps pode levar até uma semana e muitos dados só aparecerão depois de 30 dias, até acumularem dados suficientes.

.

40 Comentários

  1. Marcos, faz uns 5 dias estava a procura de explicações sobre o Sitemap, eu não sabia o que era e o que colocar no ferramentas.
    Esse post veio na hora certa e me ajudou muito

    Responder

  2. Oi, obrigado mais uma vez, não estava conseguindo enviar um sitemap e com sua ajuda resolvi meu problema
    valeu mesmo!

    Responder

  3. The Tiger,

    Infelizmente nesse caso não tenho como ajudar muito, só entendo de Blogs mesmo.

    Mesmo assim, o que sei é que vc precisará criar um Sitemap em formato XML e adicionar esse arquivo no seu Host. Mas como criar isso, nem sei!

    Responder

  4. Maravilha meu amigo! Ótima explicação, sempre tive dificuldade com relação ao Sitemap, o google ensina como fazer isso com sites, mas não explica corretamente como proceder em caso de blogs, em especial os hospedados no Blogger. Uso o FeedBurner, mas sempre coloquei “atom.xml” no espaço para Sitemap, e fica com o Status de “Erro”. Adotei o seu conselho e vamos ver se agora da certo. Meus blog tem 222 postagens, mas determinei links de 1 a 500 já pra ficar garantido.

    Valeu Amigo!

    Responder

  5. BotojaWeb,

    Seria importante vc dividir em dois sitemaps o seu blog.
    Não é recomendado colocar mais de 100 links pra cada. Refaça essa parte!

    Responder

  6. Eu vi a recomendação de 100 links por sitemap, e foi assim que fiz. Fiz 5 sitemaps com 100 links cada:

    atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

    atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100

    atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100

    atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100

    atom.xml?redirect=false&start-index=401&max-results=100

    Inseri esses 5 aí a cima, acha que dará algum erro?

    Responder

  7. seu blog realmente eh perfeeeeito cara!!!
    esta me ajudando demais com a construçao do meu blog….
    continue esse trabalho maravilhoso!!!!

    Responder

  8. Prezado Marcos,

    Com este sitemap:

    atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

    Retornou erro e avisos, então tentei assim:

    rss.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

    Foi aceito sem erros, vai dar certo?

    Grato,

    Fabio Velasco

    Responder

  9. Fábio,

    acredito que funcione sim.
    Mas observe que, se vc não usa um redirecionador de Feed, como descrito acima, basta escrever “atom.xml”.

    Responder

  10. Desde o dia 1º de Junho o Google está exibindo erros com este sitemap. Em todos os sites que possuem esse sistema de sitemap aparece o aviso: "Tag XML inválida
    Esta tag não foi reconhecida. Corrija-a e reenvie."

    Tem ideia de como corrigir isso?

    Responder

  11. Amigo,

    esta é a forma como uso e não tenho nenhum problema aqui. Inclusive estou usando em três blogs diferentes e em todos está perfeito.

    Veja se não está modificano nada.

    Responder

  12. Lá em cima comentei que passei a usar e estava tudo certo sem nenhum problema, uso isso em todos os meus sites e nunca tive problemas, mas desde o dia 1º de Junho, do nada, começou a aparecer esse erro. Descobri isso hj ao olhar na página do adsense pra ver se tinha alguma url bloqueada e vi que pela primeira vez havia uma com erro no robot.txt. Fui então nas ferramentas do google e na parte de sitemap havia escrito AVISO junto com uma exclamação, detalhando apareceu a mensagem: "Tag XML inválida
    Esta tag não foi reconhecida. Corrija-a e reenvie." E a mensagem exibe que isso ocorre desde o dia 1 de Junho. Isso apareceu do nada, não modifiquei nada lá. Fico me perguntando se é alguma coisa do google.

    Isso só ocorreu comigo?

    Responder

  13. No fórum de ajuda do google Sitemaps, descobri que isso ocorreu com todos ou pelo menos com a maioria dos usuários do blogger. Porém não é motivo de preocupação pois o Blogger dispensa sitemap. Não há necessidade de criar um sitemap para blogs e sites do blogger.

    Responder

  14. Já vi muita gente dizer q para o Blogger não precisa criar Sitemap.
    Criar não precisa mesmo, mas é importante usar isso para agilizar a indexaçãono Google.

    Responder

  15. amigo venho aqui agradecer por sua contribuição para com todos que aqui vem pegar muitos tutorias.seu tuto me ajudaram muito em todos os termos quando o assunto foi blog,seo emuitas outras dicas bem legais ok vwl é obrigado fui

    Responder

  16. Ótimo trabalho, Marcos! Parabéns! Seu blog é muito bom. Tem sempre dicas relevantes e, principalmente, bem descritas.

    😀

    Responder

  17. Infelizmente desde o inicio do mes que parece haver um erro na plataforma do blogger que não esta indexando sitemaps , esse papo de que não precisa indexar é lenda pelo menos para quem utiliza dominio proprio+ blogger nao enviar sitemap é suicidio comprovado se nao fosse nao estaria acontendo o que problema de perder 90% das visitas a mais de 3 anos na mesma batida em apenas 1 noite

    Quem utiliza ferramentas como analitics ta vendo o que ta acontecendo

    Responder

  18. Marcos,
    Utilizo a configuração postada por você desde mar/2009. Nunca tive problemas. Desde o início do mês que a situação virou: erro para todo lado no Ferramentas para Webmaster. Tá sabendo de alguma coisa? Fica até como sugestão de post, uma vez que reparei um número considerável de interessados em resolver o problema!

    Responder

  19. Estou estudando possíveis soluções e pesquisando esse erro e outros.

    A Google ainda não se pronunciou sobre o assunto.

    Responder

  20. Olá amigo, estou tendo uma problema para fazer o confirmação do meu blog no Google Webmasters, fiz tudo como descrito no tutorial: copei a meta tag fornecida no google webmasters, colei no codigo html de meu blog antes da tag body e na hora de salvar apareceu o seguinte erro:
    "Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: The element type "meta" must be terminated by the matching end-tag ". Pode me ajudar a resolver esse problema. Agradeço desde já.

    Responder

  21. Ricardo,

    Basta colocar no final da meta tag de confirmação uma barra "/", ficando assin o final:

    />

    Assim vai parar o erro.

    Responder

  22. sera que o blogger adiciona meu site, alguem pode me explicar melhor como funciona:
    EU VI NO SITE DE FERRAMENTAS PARA WEBMASTERS, QUE O GOOGLE COBRA TAXAS, sobre google bot se nao me engano. eu entendo de blog, nao de programação.

    Responder

  23. Amigo,
    A Google não cobra taxa de nenhum tipo por esse e outros serviços relacionados. Pode usar sem problemas.

    Responder

  24. Marcos,
    estou colocando este post em prática em meu blog. Estou iniciando o processo agora. Só tenho uma dúvida.
    Tenho 120 artigos em meu blog atualmente, logo farei 2 linhas conforme explicado, a primeira até 100 e a segunda até 201, minha dúvida é: depois que eu ultrapassar o número de 201 postagens terei de retornar e fazer a 3 linha ou o sistema faz automaticamente??

    Obrigada!

    Responder

  25. @Pâmi garcia,
    Infelizmente o procedimento é sempre manual.
    você terá de retornar ao serviço para inserir as novas linhas.

    Responder

  26. Pingback: Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  27. Pingback: Contador de visitas para Blog – Contador de visitas grátis para Blogger ou Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  28. Pingback: Como migrar do Blogger para o WordPress.org: Tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

  29. Pingback: Analisando o comportamento dos leitores | [ Ferramentas Blog ]

  30. Bom dia meu caro amigo ferramentasblog. Antes de fazer minha pergunta, vou aproveitar para parabelizar vc pois sua linguagem e expressão facilita muito nossas vidas.

    Tenho uma duvida referente a verificação. meu blog foi verificado com o seguinte metodo.
    (Enviar um arquivo HTML para o seu servidor)Já foi verificado com este método.,

    mesmo assim devo mudar para verificar com meta tag no editor de html?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.