Gadget Marcadores do Blogger – Novidades

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

marcadores Sempre tocamos no assunto de navegabilidade pelo conteúdo do blog como uma forma de melhorar o tempo de permanência de seus visitantes dentro de seu blog. Um dos recursos mais importantes são os Marcadores (Tags) que classificam os artigos em categorias distintas, reunindo os assuntos. Agora é possível fazer mais configurações no gadget de Marcadores padrão do Blogger. Era de se esperar novidades para alguns serviços do Blogger e elas começam a aparecer.

 

O Blogger completou 10 anos e agora está apresentando algumas melhorias para seu serviço. A primeira mudança foi a implementação de um novo Editor de posts, como descrevemos nesse artigo:

 

O que há de novo nos Marcadores.

Agora vemos implantado a opção de Marcadores em formato de nuvem de links, o que dá um visual diferente para as categorias e pode chamar a atenção para esses links, mas tem outras mudanças e melhorias de personalização também. Já até ensinamos a fazer um modelo de Nuvem de marcadores manualmente que tem um efeito bem interessante também:

 

E o modelo de nuvens que o Blogger criou vem da seguinte forma (as cores variam conforme o seu layout; o tamanho das letras será conforme a ocorrência do marcador):

 

label-marcadores-blogger

 

Como usar as novidades para Marcadores.

Da mesma forma que era feito antes, vá em “Layout” ~> “Elementos da página” e clique no link de “Adicionar um Gadget” como você já faz normalmente para qualquer outro elemento de página. Na janela que abrir escolha a opção “Marcadores”:

 

marcadores-blogger2

 

Na janela de configurações você já verá as novas opções para personalizar esse elemento de página como for mais conveniente para o layout de seu blog:

 

configurar-marcadores-blogger

 

Há três mudanças significativas nas novas configurações disponíveis.

1. É possível escolher quais marcadores serão exibidos, deixando invisíveis alguns e se podem criar várias listas diferentes de marcadores para cas situação. Antes isso era feito manualmente e tínhamos até um tutorial ensinando (“Organizando seus Marcadores”) que era um pouco difícil de aplicar;

 

2. Você pode exibir uma lista de links ou a nuvem de marcadores. É um pouco simples, mas já ficou bem interessante e se adapta bem melhor nos vários tipos de layouts existentes.

 

3. Sempre apreciam o número de artigos que integram aquele marcador e isso não era visualmente agradável em alguns tipos de templates. Era preciso retirar os números no código-fonte do Blog (“Retirar número dos Marcadores”) e muita gente tinha dificuldades. Agora é opcional.

 

Faça bom uso das mudanças e à medida que forem surgindo, vamos criar artigos ensinando a usar e como aplicar em seu blog de forma coerente. Lembre-se sempre de cuidar da navegabilidade de seu blog, pensando em seus visitantes e leitores.

 

Outros artigos interessantes.

 

Fonte: Partly Cloudy, chance of labels (Blogger Buzz).

.

5 Comentários

  1. Que legal, vamos esperar para ver quais as outras novidades. Eu particularmente não gosto muito das nuvens de tags.

    Responder

  2. Puxa, eu gostei muito da novidade. No meu novo template, os marcadores ocupavam muito espaço, mas não consegui adicionar a nuvem. E agora eu consegui.

    Se vc soubesse o quanto o seu blog já fez pelo meu, ficaria espantado.

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Gadget de Artigos Relacionados com imagens para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.